Escolha uma Página
O reconhecimento público de um comandante ao valor de sua tropa é fato cada vez mais raro no Exército de hoje. No mais das vezes, prevalece o antigo e desonesto chavão: “não fizeram mais do que a obrigação!”. 
Por isso, chama a atenção o vídeo postado no Youtube pelo Major de Infantaria Roberto Pereira Angrizani, Comandante da 1ª Companhia de Infantaria (Paulo Afonso-BA). Após agradecer aos diversos setores da sociedade pelo auxílio prestado à atuação do Exército na cidade, durante a greve da PM baiana, ele se dirige assim aos seus soldados:
“À minha tropa, 1ª Companhia de Infantaria, aos 170 homens que foram empregados nessa operação, praticamente, sábado, domingo e segunda, nos três primeiros dias, ininterruptos, 72 horas com pessoal na rua. Durante os dias seguintes, 100 homens se revezando 24 horas nas ruas, pondo em risco sua segurança em prol da segurança da população, pondo em risco suas vidas, em prol do cumprimento da missão. [Apesar] da dificuldade de material, de viaturas, da dificuldade toda que a 1ª Companhia de Infantaria tem, com seu efetivo reduzido, mesmo assim, vocês foram incansáveis. 
Parabéns pela conduta! Parabéns pelo trato que tiveram com a população, pela educação, pelo cumprimento da missão. Vocês são os verdadeiros heróis da 1ª Companhia de Infantaria.”

Confira o vídeo. A fala que transcrevi acima inicia-se aos 4m e 40s.


Parabéns, Major! O senhor fez jus a ser chamado de Comandante, assim, com ‘C’ maiúsculo.

Skip to content