SARGENTO DO EXÉRCITO VENCE ULTRAMARATONA DE 24 HORAS

Atleta juiz-forano vence ultramaratona de 24 horas correndo 221km
Vanderson, vencedor da prova, batendo recordepessoal  (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)

Wallace Mattos

Juiz de Fora tem o primeiro campeão brasileiro oficial de ultramaratona de 24 horas do país. No último fim de semana, foi disputada no Centro de Educação Física da Marinha do Brasil (Cefam), no Rio de Janeiro, a quarta edição da Ultramaratona Rio 24h – Fuzileiros Navais que, este ano, pela primeira vez, teve a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), valendo como Campeonato Nacional da modalidade. E o juiz-forano Vanderson Luiz de Souza, 37 anos, sargento do Exército, não se intimidou com a presença de competidores mais experientes, faturando a competição.
Segundo o local, somente nas horas finais foi possível alcançar a liderança da prova que teve largada às 9h do sábado e terminou às 9h do domingo. “Foi emocionante conquistar esse primeiro brasileiro. A disputa foi muito acirrada, já que todas as feras da modalidade estavam lá. Só consegui pegar a ponta com pouco mais de 21 horas de corrida. Então, fiquei firme e consegui me distanciar do segundo colocado”, relembra Souza.
Durante as 24 horas de prova, os competidores percorriam um circuito com 1.500m, que tinha, além de uma volta em uma pista de atletismo oficial – de 400m -, mais 1.100m de caminhos asfaltados pelo Cefam. Vanderson venceu a prova completando um total de 147 voltas no percurso, fazendo 221,235km, descansando um total de somente 28min40s durante a competição. Ele foi cinco voltas melhor que o segundo colocado – percorrendo 7,535km a mais -, o paulista Vanderley Pereira. A terceira colocação ficou com o também paulista Urbano Cracco Júnior, que completou 138 voltas, com 207,390km percorridos.
TRIBUNA DE MINAS
Nota do editor:
O 3º Sargento Vanderson Luiz de Souza pertence ao Quadro Especial e serve no 4º GAC, de Juiz de Fora (MG).
Colaborou: Marco Antônio

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo