BOLSONARO PISA NA BOLA EM DECLARAÇÃO À TV, É CHAMADO DE “ADOLF HITLER”BRASILEIRO E PODE SER CASSADO

Comentário deixa mandato de deputado em risco
Jair Bolsonaro causa polêmica ao falar sobre negros e gays em entrevista na TV. Parlamentares pedem abertura de processo


CRISTINE GERK
Uma entrevista pode custar ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) sua longa — e controversa — carreira política. O presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, o também deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), disse que vai pedir hoje para que seja instaurada uma Comissão de Ética para avaliar as declarações dadas por Bolsonaro em resposta a uma pergunta da cantora Preta Gil, que teriam caracterizado, segundo ele, quebra de decoro parlamentar.
Luiz Alberto também pretende pedir processo no Supremo Tribunal Federal para enquadrar Bolsonaro por crime de racismo.
Jair Bolsonaro foi convidado na segunda-feira à noite para o quadro ‘O povo quer saber’, do programa CQC, da TV Bandeirantes, em que personalidades respondem perguntas de famosos e anônimos. O deputado foi questionado por Preta Gil sobre o que ele faria caso seu filho se apaixonasse por uma negra, ao que ele respondeu: “Preta, eu não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro este risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambientes, como lamentavelmente é o teu”.
O deputado alegou ontem, em nota oficial, que “a resposta dada deve-se a errado entendimento da pergunta — percebida, equivocadamente, como questionamento a eventual namoro de meu filho com um gay”. Bolsonaro reiterou ainda que não é apologista do homossexualismo, “por entender que tal prática não seja motivo de orgulho”.
Assista ao vídeo:


A filha do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil comentou em seu perfil no Twitter que acionou seu advogado para processar o político. “Irei até o fim contra esse deputado racista, homofóbico, nojento, conto com o apoio de vocês. Não farei só por mim, mas sim por todos os Brasileiros e Brasileiras que se sentiram ofendidos pelo tal, e caso ganhe, o dinheiro será usado no combate a intolerância racial, sexual e social” , escreveu.
O advogado da cantora, Ricardo Brajterman, afirmou que, na Justiça criminal, vai entrar com uma representação no Ministério Público por crime de intolerância racial e homofobia. Na esfera cível, ingressará com uma ação para reparação por danos morais. Para completar, o advogado encaminhará com uma notificação junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O advogado contou que Preta Gil chorou ao assistir à entrevista do parlamentar.

OAB também vai pedir processo na Câmara
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio, Wadih Damous, também anunciou que vai enviar hoje ofício ao corregedor da Câmara dos Deputados para abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar contra Bolsonaro.
“O Congresso não merece ter em suas fileiras parlamentares que manifestam ódio a negros e gays”, enfatizou Damous.
De acordo com o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB, Marcelo Dias, se Bolsonaro for enquadrado no crime de injúria qualificada, pode pegar pena de até dois anos de detenção. “Ele vai manchar a biografia dele, mas provavelmente vai só pagar uma multa ou cestas básicas, cujo valor depende do juiz”, explicou Dias.
Segundo ele, a família Bolsonaro já é conhecida da comunidade negra por contestar na Justiça todas as ações em prol da comunidade negra: “O filho dele entrou com ação para derrubar a lei das cotas, o pai apoia tudo contra comunidades quilombolas. O comportamento dele é racista de longa data”, frisou.

União de deputados contra racismo
As declarações de Bolsonaro mobilizaram deputados federais de vários partidos. “Vamos (vários deputados) ao Conselho de Ética da Casa, Procuradoria Geral da República e Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Humana”, escreveu no Twitter a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Manuela d’ávila (PCdoB-RS).
Ivan Valente (Psol-SP) postou no seu perfil do site que representantes do PCdoB, PDT, PT e toda a bancada do Psol assinaram representação contra Bolsonaro por crime de racismo. A expressão ‘forabolsonaro’ entrou na lista dos termos mais utilizados no Twitter.

Indignação
PRETA GIL
cantora, em seu perfil no Twitter
“Que homem é esse? Como pode ter coragem de falar atrocidades na televisão! Como ele dorme? O que me choca ainda mais é que existem pessoas que defendem ele e acham que eu quero ganhar dinheiro processando ele ou aparecer na mídia. Pelo amor de Deus, eu não preciso disso, sou uma mulher que tenho o direito de me defender e me sinto na obrigação de fazê-lo”.

Repercussão na internet
MARCELO TAS apresentador do programa CQC, da Bandeirantes
“Ele fez associação da raça negra com promiscuidade e isso é absolutamente inadmissível, principalmente vindo de um deputado”

JEAN WYLLYS deputado federal pelo Psol, escritor e ex-BBB
“Peço aos cidadãos que se sentiram ofendidos com o episódio envolvendo o Bolsonaro que enviem suas manifestações para [email protected]

BRIZOLA NETO deputado federal pelo PDT, em seu perfil no Twitter
“Bolsonaro, como deputado, não está acima das leis. E, graças a Deus, uma das leis é a que faz do racismo um crime inafiançável”

LUCIANO HUCK apresentador de programas da TV Globo
“Feliz um país que tem alguém como você como cidadã. Lamento por aqueles que votaram neste infeliz que está onde não deveria estar”

ZÉLIA DUNCAN cantora de Música Popular Brasileira,em seu Twitter
“Bolsonaro admite ser homofóbico,mas nega ser racista, pois racismo no Brasil é crime, homofobia não.Quem está enojado como eu levanta a mão!”

FLÁVIO BOLSONARO, deputado estadual, filho de Jair
“Ele entendeu errado. Jair Bolsonaro não é racista nem homofóbico, é apenas contrário às cotas raciais e à apologia ao homossexualismo”
O DIA ON LINE

4 respostas

  1. Bolsonaro não se cercou dos devidos cuidados… é muito fácil montar um programa pra derrubar alguém… espalha-se uma notícia, veridica ou não, mas que faz um baita estrago… talvez o excesso de autoconfiança fez com que ele entrasse de PATO… tenho minhas opiniões também, NUNCA RACISTAS… duvido que Bolsonaro seja racista como querem fazer crer. Preta Gil também pode ter sido enganada e agora quer se aproveitar do fato. Infelizmente, o jogo de interesses está bem claro…

  2. Apesar de não ser fã do Bolsonaro, justiça seja feita, pois no momento em que eu assisti a referida declaração feita à Preta Gil, subentende-se que ele entendeu a pergunta como uma falta de respeito e afronta a sua família ao achar que a mesma queria saber a sua opinião no caso do seu filho vier a se apaixonar por um gay, sittuação que para ele trata-se de uma promiscuidade.Não foi caso de racismo nem homofobia, pois alguém não concordar com a prática do homosexualismo é uma questão de opinião e não de intolerância.

  3. uma minoria quer enfiar grela a baixo da sociedade uma coisa que vai contra a propria natureza humana. que é o relacionamento amoroso entre pessoas do mesmo sexo, Deus fez macho e fêmea, e unirão e tornar se hão uma só carne, deixará o homem pai e mãe e apegar-se-à sua mulher. e ainda disse multiplicai e enchei a terra.

  4. Eu gosto muito de ouvir a opinião de um radical, que diz:
    -Minha filha só vai namorar se for pra casar. Ai ela engravida de um estranho e o pai engole as palavras.
    A vida é feita de escolhas. Você não precisa assumir o que você senti, mas não pode proibir ninguém de ser o que é, pois pagará se tentar. Então, seja feliz e deixe o mundo ser do jeito que Deus o fez!
    Quando Deus cria cada homem e cada mulher, ele sabe exatamente o que esses filhos serão na terra.
    Ou você acredita que Deus esta errado ou acredita que Ele não prevê o futuro?
    Na verdade a maioria das pessoas não estão preparados para esse mundo que sempre foi assim desde a Grécia antiga, desde o velho testamento.
    O pior , é que são essas pessoas de mente limitada e preconceituosa que estão no poder nos representando lá em cima. Se a grande maioria dos brasileiros são pobres e negros, quem esse sujeito racista esta representando além dos próprios interesses?
    Quem é ele pra dizer como outra pessoa deve proceder!
    Como este mundo esta invertido, onde o ódio é igual ao desejo. Se você não gosta de gay, então não olhe para o espelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo