Escolha uma Página
França está confiante na venda dos Rafale para o Brasil, diz ministra
Marina Terra
 A ministra francesa das Relações Exteriores, Michèle Alliot-Marie, disse nesta quinta-feira (09/12), em entrevista a uma rádio francesa, que continua considerando possível a venda dos caças Rafale para o Brasil. Ontem, o porta-voz do governo, François Baroin, já havia afirmado que a França está confiante.
O anúncio do vencedor da licitação para a compra dos caças deveria ser feito antes do fim deste ano, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já afirmou que vai deixar a decisão para a presidente eleita, Dilma Rousseff.
Nesse ano [nota do blog: ano passado, no 7 de Setembro], Lula chegou a anunciar ao lado do presidente francês, Nicolas Sarkozy, a aquisição dos Rafale, mas voltou atrás, após a FAB (Força Aérea Brasileira) criticar o anúncio e dizer que a análise dos concorrentes ainda não havia sido concluída. O francês Rafale concorre com o F/A-18 Super Hornet, da norte-americana, Boeing e com o Gripen NG, da sueca Saab.
De acordo com documento vazado pelo site Wikileaks, o governo brasileiro tem preferência pela compra dos Rafale. O jornal francês Le Monde mostrou despacho mostrando que o Brasil quer adquirir a tecnologia para fabricá-los em seu solo para exportação a outros países sul-americanos até 2030.
Skip to content