JUCÁ RECEBE REPRESENTANTES DA ANESE
O líder do governo no senado, Romero Jucá ( PMDB/RR ), recebeu nesta quarta ( 10 ), o presidente da Associação Nacional de Ex-Soldados Especializados – ANESE, Luiz Carlos Oliveira, acompanhado de militares de Roraima e de outros estados. A reunião aconteceu no gabinete do senador Jucá em Brasília e contou com a participação do senador Flexa Ribeiro ( PSDB/PA ) e da Dep. Elcione Barbalho ( PMDB/PA ).
Os militares querem a reintegração de cerca de 12 mil pessoas aos quadros da Aeronáutica; para tanto, precisam que o governo encontre uma solução jurídica para o caso.
Em 2002, os militares que prestaram concurso para soldado da Aeronáutica, foram demitidos com argumento de ter sido contratos apenas temporariamente. “ Em nenhum momento o edital do concurso que prestamos para soldado determinava que seríamos servidores temporários e sim permanentes”, disse Luiz Carlos Oliveira, presidente da ANESE.
O líder do governo, Romero Jucá, comprometeu-se com a categoria em conseguir o mais breve possível uma reunião com o comando da Aeronáutica para tratar do assunto.
Os militares querem a reintegração de cerca de 12 mil pessoas aos quadros da Aeronáutica; para tanto, precisam que o governo encontre uma solução jurídica para o caso.
Em 2002, os militares que prestaram concurso para soldado da Aeronáutica, foram demitidos com argumento de ter sido contratos apenas temporariamente. “ Em nenhum momento o edital do concurso que prestamos para soldado determinava que seríamos servidores temporários e sim permanentes”, disse Luiz Carlos Oliveira, presidente da ANESE.
O líder do governo, Romero Jucá, comprometeu-se com a categoria em conseguir o mais breve possível uma reunião com o comando da Aeronáutica para tratar do assunto.
2 respostas
Eu tenho uma pergunta e uma denuncia que a FAB nao responde. Como a Força Aerea Brasileira pode cobrar taxa de inscriçao e faz provas a nivel nacional (ou seja concurso publico) para dizer depois que estavamos servindo novamente o alistamento que é obrigatorio? Agora o serviço militar inicial tem que pagar taxa de inscriçao, provas a nivel nacional para vagas disitintas e limitadas? A Força Aerea Brasileira mudou o nome para concurso publico inicial???
São Aprox 12.000 pais de familia em todo o Brasil que foram indevidamente desligados de suas atividades por atos indevidos do Comando da Aeronautica. Pesso por todos estes que por favor pelo menos veja o PDS 399/2010 Do Sr Sen Flexa Ribeiro pois muintos em todos os estados (RJ, SP, MT, MG, GO, MS, AM, RS e ETC…) estao desempregados e no passado empenharam dinheiro em estudos e deixaram outros empregos para seguir um sonho. Agora descobrimos ainda que perante o Ministerio do trabalho ainda estamos ativos e trabalhando, entao quem recebe nossos salarios ja que estamos constando como ativos?
VENHO HUMILDEMENTE PEDIR EM NOME DO MEU FILHO E ESPOSA O SEU APOIO NA APROVAÇAO DO PDS 399/2010 E PDL 2131/2009 AFIN DE PODE SER MOTIVO DE ORGULHO PARA ELE E MEUS PAIS, POIS ESTOU SEGURO QUE PODEMOS LUTAR PELOS TRABALHADORES QUE QUEREM SIM TRABALHAR NAQUILO QUE SONHARAM.
Veja abaixo todas as especialidade dos soldados que foram dispençados e o desperdicio de dinheiro publico:
BCO – Básico em Comunicações (transmitindo e recebendo mensagens …)
BET – Básico em Eletrônica (disponibilizando equipamentos eletrônicos …)
BMA – Básico em Mecânica de Aeronaves (supervisionando desempenho de aeronaves …)
BMB – Básico em Material Bélico (disponibilizando itens bélicos em vôo e em terra …)
BSP – Básico em Suprimento (controlando e provendo o suprimento …)
SAD – Serviços de Administração (gerenciando tarefas administrativas …)
SAI – Serviços de Informações Aeronáuticas (provendo informações aeronáuticas …)
SDE – Serviços de Desenho (executando desenhos de plantas e projetos …)
SEF – Serviços de Enfermagem (preservando a saúde e a vida …)
SEL – Serviços de Eletricidade (mantendo as redes elétricas …)
SEM – Serviços de Eletromecânica (mantendo e conduzindo viaturas …)
SGS – Serviços de Guarda e Segurança (zelando pela segurança das Organizações Militares …)
SOB – Serviços de Obras (supervisionando obras e instalações prediais …)
BTO – Serviços de Auxiliar Odontológico (efetuando moldes e auxiliando nos serviços odontológicos …)
Como podem desligar todo este efetivo que tem direitos por prestarem concurso publico, passarem em todos os testes, ter a FAB gastos com o treinamento militar dispençar sem nenhum motivo todos? Não poderiam ser entao depois de todo o gasto com este pessoal serem aproveitados em outras esferas da segurança publica dos municipios, estados ou mesmo federal? O povo brasileiro sabe do disperdicio do dinheiro publico que fora empenhado nestes homens para depois serem colocados para rua? Os certificados de especialização destes homens não servem nas empresas e outras entidades pois dizem que este documento federal nao tem validade.
Ex-soldados especializados da Aeronáutica lutam por justiça e reconhecimento de seus direitos.
Injustamente dispensados pela Aeronáutica após seis anos de valorosos serviços, cerca de 12 mil ex-soldados especializados lutam por dignidade, respeito e reconhecimento de seu valor por parte do Estado brasileiro. E denunciam ao mundo a propaganda enganosa de que foram vítimas.
Entre os anos de 1994 e 2001, milhares de vagas nos cargos de soldado especializado foram ofertados na Aeronáutica. Naquela época, os editais de convocação oferecidos exigiam, entre outras condições, que os candidatos deveriam ser reservistas, ou seja, que deveriam estar em dia e quites com o serviço militar inicial. Exigiam que se comprovasse tal condição antes mesmo de prestar os concursos.
Milhares de candidatos, após aprovação nos concursos, ingressaram na Aeronáutica e ali permaneceram por seis anos até serem surpreendidos com seus licenciamentos (demissões), sob alegação de que estariam “prestando o Serviço Militar Inicial”.Vale lembrar que o Art. 44 do próprio regulamento da Lei do Serviço Militar condena o alistamento por 02 (duas) vezes, ao dizer que o “o brasileiro que se alistar duas vezes incorrerá na multa prevista no número 1 do Art. 177”.
Como qualquer brasileiro, queremos que nossa Constituição seja respeitada e não ignorada pelas elites da Aeronáutica, que fizeram pouco caso das esperanças de milhares de jovens que prestaram concurso de boa-fé e, após bons serviços prestados ao povo brasileiro, foram tratados como lixo e licenciados (demitidos) sob uma “justificativa” inadmissível: a de que estavam prestando (sem que fossem alertados) novamente o serviço militar inicial !
Hoje somos vitoriosos e Deus não dorme. Por anos de luta, conseguimos um PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 2131, DE 2009, de autoria do Deputado Federal Marcelo Itagiba / PSDB- RJ, na câmara dos deputados federais e um PROJETO DE DECRETO DO SENADO 399/2010, de Autoria do Senador Flexa Ribeiro / PSDB – PA, ambos, pedindo o cancelamento do decreto ILEGAL da Força Aérea Brasileira que nos demitiu injustamente, e que na época, nos trouxe um incalculável prejuízo e danos à nossa honra e dignidade, afetando todos os nossos familiares.
Pedimos seu apoio e compreensão para essa luta, que é contra a injustiça cometida contra trabalhadores que, honestamente, fizeram concurso para servir à (não obrigatoriamente) pátria como soldados profissionais de nossas forças armadas, que são fundamentais para a soberania nacional.
Finalmente solicitamos a você que recebeu este panfleto, que Deus toque em seu coração e nos ajude com um pequeno gesto em ligar gratuitamente para a Câmara dos deputados e para o Senado Federal e dizer que é a favor dos projetos citados e que eles possam ser votados o mais rápido possível.
Nossa família em todo o Brasil será grata eternamente por este nobre gesto de amor para com o próximo.
Cordialmente, Associação Nacional dos Ex-Soldados Especializados