Escolha uma Página
Era uma vez um menino que gostava muito de praticar esportes e que resolveu seguir a carreira militar. Hoje ele serve num grupamento chamado Tropa da Paz. Mas qual seria mesmo o seu nome? A decisão será da população, em votação apenas pela internet (www.rio2011.mil.br) , a partir deste domingo. O menino é o novo personagem criado pelo cartunista Maurício de Souza para ser a mascote dos V Jogos Mundiais Militares, que serão realizados no Rio de 16 e 24 de julho de 2011, conforme mostra reportagem de Luiz Ernesto Magalhães, publicada na edição do GLOBO deste domingo.
Os votos podem ser dados num dos três nomes previamente selecionados, e que só serão divulgados neste domingo. Antes de votar, o participante poderá assistir a um rápido desenho animado no site que conta a história do personagem.
A mascote também irá estrelar a campanha de marketing dos Jogos Mundiais Militares. A ideia é estampar o personagem em produtos que ainda serão licenciados. O contrato assinado entre o Brasil e o Conselho Internacional de Esporte Militar (CISM) proíbe apenas que o personagem seja associado a produtos como tabaco, bebidas ou armas.
Os votos serão aceitos até 30 de setembro.
Os Jogos Militares serão o primeiro grande megaevento esportivo que a cidade sediará desde os Jogos Pan-Americanos de 2007. Ao todo, o Rio receberá cerca de seis mil atletas de mais de cem países. O evento também servirá para acumular experiências que serão repassadas paras as equipes responsáveis por organizar as Olimpíadas de 2016.
Em muitos detalhes, a estrutura dos Jogos Militares lembra as Olimpíadas civis. Os atletas ficam alojados em vilas olímpicas (que estão sendo construídas pelas Forças Armadas) e competem em muitas modalidades idênticas, a serem disputadas em instalações que serão usadas também nos Jogos de 2016, como o Complexo Esportivo de Deodoro e o Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão). 
Skip to content