Eles estão acostumados aos aplausos e ao reconhecimento do público a cada demonstração nos céus. Nesta segunda-feira, dia 14, a homenagem ocorreu em um ambiente diferente, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Parlamentares realizaram uma sessão especial para enaltecer o trabalho do Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, que completou em maio 58 anos de história e já soma mais de 3350 demonstrações.
A deputada federal Luciana Costa (SP), autora da proposição para a solenidade, considera que a unidade aérea é, além de divulgador da carreira militar, uma forma excepcional do Estado brasileiro se fazer presente de norte ao sul do País. “Já assisti a diversas demonstrações. Sempre fico muito emocionada. Não tem quem não fique”, disse.
Pilotos da Esquadrilha da Fumaça estiveram presentes à solenidade e ficaram tocados com a postura de reconhecimento no Congresso. “É uma missão muito especial para nossa equipe divulgar a Força Aérea Brasileira e colaborar com a integração nacional. O carinho do público é o coroamento do nosso trabalho. Hoje, ao receber a atenção do Congresso Nacional, foi um dia muito importante”, disse o Comandante da unidade, Tenente-Coronel José Aguinaldo de Moura. A Esquadrilha da Fumaça demonstra nesta semana em Lavras da Mangabeira (CE) e depois em Conceição do Mato Dentro (MG). Em média, são 100 apresentações anuais em todo o País e também no exterior, como embaixador brasileiro nos céus.
CECOMSAER