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FAB inicia avaliação de veículo aéreo não-tripulado na Base Aérea de Santa Maria

Do interior de um abrigo (shelter) especialmente montado para operações militares na Base Aérea de Santa Maria (RS), pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a escrever, neste ano, mais um importante capítulo na história da instituição. Controlado por intermédio de sofisticados computadores e sistemas de enlace de dados, essas aeronaves realizarão diversificadas missões em áreas para isso reservadas. O treinamento faz parte do projeto de veículos aéreos não-tripulados (VANT), iniciado em dezembro do ano passado com a criação de um grupo de trabalho para estudar a implantação desse sistema na FAB. O equipamento em avaliação é o Hermes 450, fabricado pela empresa israelensa Elbit Systems, e que envolve a participação de sua subsidiária no Brasil, a empresa Aeroeletrônica, com sede em Porto Alegre. O VANT mede seis metros de comprimento e 10 metros de envergadura (da ponta de uma asa a outra). Voa a 110 km/h, pode atingir cerca de 5 mil metros de altitude e pode permanecer por mais de 15 horas em voo. O equipamento chegou ao país em 9 de dezembro do ano passado e, ao longo do mês de janeiro, militares da FAB iniciaram o seu treinamento com o apoio de especialistas israelenses. A FAB espera concluir a etapa de avaliação até o final do ano. Nesse período, também participarão do Grupo de Trabalho representantes do Exército e da Marinha.
Voo de apresentação oficial No próximo dia 10 de maio, ocorrerá na Base Aérea de Santa Maria, o voo inaugural e de apresentação oficial do VANT e será apresentado ao Comandante da Aeronáutica e as outras autoridades.
SAIBA MAIS: O Hermes 450 é um VANT de alto desempenho multi-missão que opera em qualquer condição climática, noite/dia, sem a necessidade de alocar tropas em áreas de risco. Pode permanecer em voo totalmente carregado por mais de 15 horas realizando missões de reconhecimento, vigilância e designação de alvos.

FICHA TÉCNICA
Comprimento:
6 m
Envergadura:
10 m
Velocidade de Cruzeiro:
110 km/h
Peso de decolagem:
450 kg
Carga útil
150 kg
Autonomia:
20 ou 30 horas
Teto Operacional:
5.000 m

Fonte: CECOMSAER

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