Escolha uma Página

Ministro Dias Toffoli recebe turma de oficiais das Forças Armadas e explica atribuições do STF

Uma turma do Curso de Altos Estudos Militares, composta por 135 oficiais das Forças Armadas do Brasil, visitou na manhã desta terça-feira o Supremo Tribunal Federal e foi recebida pelo ministro Dias Toffoli. O ministro proferiu palestra para explicar aos coronéis do Exército e da Aeronáutica e capitães de mar e guerra da Marinha a estrutura, o funcionamento e as atribuições da Suprema Corte.
A visita faz parte da grade curricular do curso equivalente a um pós-doutorado em política e estratégia promovido pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército e da Aeronáutica, além da Escola de Guerra Naval, todas com sede no Rio de Janeiro.
Segundo o ministro Dias Toffoli é importante apresentar aos militares do curso as funções desempenhadas pela Suprema Corte e as inovações trazidas pela Emenda Constitucional 45/2004 [Reforma do Judiciário], para o aperfeiçoamento da segurança jurídica no estado democrático de direito.
Entre essas inovações o ministro citou as súmulas vinculantes e o instituto da repercussão geral em recursos extraordinários, como forma de tornar mais célere e abrangente o julgamento de processos na Suprema Corte.
Além de conhecer o Supremo Tribunal Federal a turma de oficiais também fará visitas ao Congresso Nacional e órgãos do Poder Executivo, como os Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores (Itamaraty).
Skip to content