Escolha uma Página

Ricardo Montedo
A semana que passou marcou um momento atípico na trajetória do blog, em decorrência da notícia da morte do Sargento Eduardo Simão de Matos, aluno da EASA (Cruz Alta-RS), morto no dia 16, quando não resistiu aos tiros recebidos no dia anterior ,na saída de um bailão da cidade, após uma discussão com o autor dos disparos, de 18 anos de idade.
Pela ausência de outras informações sobre o fato, as três postagens  meramente informativas (SARGENTO É BALEADO NA SAÍDA DE BAILÃO NO RSMORRE O SARGENTO DO EXÉRCITO BALEADO EM SAÍDA DE BAILÃO EM CRUZ ALTA e SUSPEITO DA MORTE DO SARGENTO SE APRESENTA À POLÍCIA EM CRUZ ALTA) tiveram grande repercussão, devido à comoção entre os amigos do militar, principalmente na pequena Recreio(MG).
Recebi quase duzentos comentários, boa parte externando a dor pela perda e a revolta com o acontecido. As mensagens escritas em termos educados, em consonância com os princípios que norteiam este blog, foram publicadas.
Entretanto, recusei ou apaguei outras dezenas de comentários, recheados de termos ofensivos, ameaças de vingança e baixarias de toda ordem.
Na esteira do fato, iniciou-se uma polêmica em relação à rejeição que a população da cidade teria em relação aos sargentos alunos da EASA, os quais estariam sendo discriminados, assunto sobre o qual tenho juízo formado, mas tratarei em outro texto.
Como sou o responsável pelas opiniões emitidas neste espaço, inclusive pelas dos leitores, anônimas na imensa maioria, fechei a área de comentários das três postagens, esperando com isso evitar maiores transtornos.
Contudo, continuei recebendo comentários sobre o assunto em outras postagens, inclusive atribuindo-me a responsabilidade de ter deixado que o Brasil conhecesse uma imagem que não corresponde à realidade de Cruz Alta, como se este bloguezinho perdido num canto da web tivesse tal poder!
Não é demais lembrar que este espaço é de propriedade e responsabilidade deste escriba, que não tem obrigação com quem quer seja para escrever isso ou aquilo, posicionar-se desta ou daquela forma. Este blog é pautado pelos meus valores, dos quais não abro mão. Simples assim.
Portanto, quem estiver interessado em polêmicas nos moldes da que narrei acima, crie seu espaço virtual (é de graça!) e assuma a responsabilidade! Não tente fazer isso aqui, valendo-se do anonimato.
Aliás, ao contrário de milhares de espaços anônimos existentes na rede, este blog tem nome, sobrenome e endereço, pois não fujo das responsabilidades que me cabem por emitir opinião, mas não posso, não quero e não vou assumi-las por idéias e posições que não sejam as minhas. Não estou aqui para fazer média com ninguém e nem dar abrigo a deletérias correntes de opinião, a guisa de uma pretensa isenção politicamente correta!
Não sou isento! Tenho lado! O lado dos ditames da minha consciência e valores morais, que sempre foram e continuarão sendo meu farol. Estes, por sua vez, são balizados pelo respeito devido a quem pensa diferente de mim. Acolho aqui as divergências até o limite do tolerável, dentro desses parâmetros. Sem uma vírgula a mais ou a menos. E ponto final.
Skip to content