Escolha uma Página

Força Militar: Indenização para ex-soldado

POR MARCO AURÉLIO REIS

Rio – Está bem perto de criar jurisprudência sentença que vai alterar o treinamento militar nos quartéis do Brasil, fixando limites extra-muros para o adestramento de soldados e alunos dos cursos de cabos, sargentos e oficiais. Chegará a Brasília processo com duas decisões favoráveis nas duas instâncias do Tribunal Federal do Rio e Espírito Santo. Ele condena a União a pagar R$ 15 mil de indenização para ex-soldado morador do bairro carioca do Grajaú ferido com tiro de festim há quatro anos durante acampamento no Forte Imbuí, em Niterói. Advogado do rapaz, Otávio Ferreira estuda levar o processo para Brasília para elevar a indenização para R$ 30 mil, como foi fixado em 1ª instância.
“Nunca tinha visto um caso desses de arbitrariedade. O tiro extrapolou o treinamento militar”, contou o advogado à Coluna, reconhecendo que a sentença imporá limites às manobras militares de treinamento, conhecidas como acampamentos.
“Não queria servir. Jogava bola como federado de futebol de salão do Grajaú Country Club”, conta o ex-soldado Alex Ferreira de Souza, 23 anos, hoje motorista particular e funcionário de ponto de táxi. “Na instrução (militar), o sargento me mandou deitar com o rosto mergulhado na lama e que fizesse bolhas de ar. Foi nessa hora que tomei o tiro”, completa. Alex conta que o sargento era temporário, mas havia um tenente de carreira respondendo pela pista de treinamento. “Tive que terminar a instrução mesmo ferido. Só 20 minutos depois chamaram o capitão (médico) para me atender”, completa.
O DIA  ON LINE

Comento:
Qando o assunto depôe contras as Forças Armadas, “qualquer asinha de grilo já dá uma sopa!” Uma imbecilidade cometida por um militar despreparado pode gerar outra imbecilidade,  ou seja, jurisprudência regulando a atividade militar nos acampamentos.
Como se já não existissem legislação e instrumentos de controle suficientes! O que não faz a busca por notoriedade. E conseguí-la nas costas dos milicos está cada vez mais fácil.



Skip to content