5º BEC: HÁ 44 ANOS, A CHEGADA EM PORTO VELHO

“NÃO VIVEMOS EM VÃO!”
(Lema do 5º Batalhão de Engenharia e Construção, de Porto Velho, Rondônia, o lendário 5º BEC)

Em 21 de fevereiro último, comemorou-se 44 anos da chegada do 5º BEC à Porto Velho, depois de uma épica jornada que começou no Rio de Janeiro. Só quem morou em Rondônia pode aquilatar a importância dessa unidade militar na formação daquele estado da Amazônia Brasileira.

“Ah! Meu amigo, se me visses, qual Ulisses moderno, abrindo dois mil quilômetros de estrada, de Cuiabá a Rio Branco, numa Odisséia real, para que descobrisses um novo Brasil, certamente não falarias assim.”

Trecho de meu artigo, SOLDADO!, publicado neste blog.

O jornal Alto Madeira publicou reportagem especial sobre a memorável jornada. Vale a pena conferir.

O País deve muito à Engenharia do Exército. A saga do 5º BEC é uma dentre tantas que merecem ser resguardadas pela memória nacional. BRASIL!

6 respostas

  1. é com muito orgulho que vejo nestas entre linhas o nome e a foto do meu pai, hoje infelizmente ele ja nao esta aqui entre nós, mas o feito dele e tambem o companherismo de minha mae e de tantas outras familias militares , tornaram estes caminhos de um Brasil tao imenso e tão desconhecido um pouco mais curtos. É QUINTO QUE VAI SEM TEMOR, SEM PARAR !!!!! LUIZ GONZAGA FILHO

    1. Trabalhei, até Junho de 1.976, com seu pai (na mesma sala) o Sargento Gonzaga, na 1ª Cia do 1º BFV, (o Ferrinho, milionário das ferrovias) em Passo Fundo, RS, ele sargenteante, eu, civil, encarregado do pessoal civil que trabalhava na EF 491.
      Rua do Matadouro, snº, em frente ao CTG LALAU MIRANDA.
      Quase, todos os finais de tarde ele me convidava para irmos ao Bar do Lima, na Avenida Brasil, eu tomava Pepsi, seu pai tomava outra coisa, como dizia “para firmar o pulso” ele tinha pego alguma doença que suas mão tremiam.
      Ele tinha um opala de cor laranja, tinha a maior consideração pelo sargento Gonzaga, homem correto e muito humano.

      Saudades eternas.

  2. Emocionante!!!! Ver que realmente a história de esforço e dedicação destes homens não foi em vão. Tenho orgulho de ti meu pai!!!! Luiz Gonzaga Lima Silveira.
    "E rugem motores, no solo a rasgar, enormes tratores, removem terras sem parar.E a Pátria agradecida vai a todo este trabalho enaltecer…
    É o 5.º vai, sem temor, sem para HURRA!!!!!"

  3. lendo a reportagem me orgulha muito desses verdadeiros desbravadores,desbravadores esses que tenho o orgulho de conta que em 1968 meu pai e tios tambem fiseram parte dessa historia.no entato tenho o orgulho de conta como filho de um PIONEIRO desta familia.um forte abraço a todos.

  4. Meu pai, MOISÉS BENTOLILLA, e até sua morte em 1987, trabalhou no laboratório de análises clínicas do 5º BEC, desempenhando suas atividades com o maior orgulho. Saudação especial à essa Unidade do Exército, a quem o Estado de Rondônia muito deve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo