HAITI: BRASIL MANDA AJUDA E AVALIA ENVIO DE MAIS TROPAS

A ajuda brasileira às vítimas do terremoto da última terça-feira no Haiti já começa a ser enviada a Porto Príncipe nesta quarta-feira.
O primeiro avião da Força Aérea Brasileira carregado com suprimentos para as vítimas do terremoto deve decolar na noite desta quarta do Rio de Janeiro com destino a Porto Príncipe, informou a FAB por meio de uma nota.
De acordo com a Força Aérea, a aeronave estará carregada com 13 toneladas de suprimentos – incluindo água e alimentos – e deve chegar à capital haitiana na manhã de quinta-feira.
Um outro avião da FAB deve deixar o Rio de Janeiro nesta quinta, em horário ainda não definido. Além de suprimentos, a aeronave também levará ao Haiti profissionais da Defesa Civil do Rio de Janeiro e cães farejadores.
A Força Aérea afirmou estar disponibilizando ainda mais seis aviões de transporte que podem ser usados no auxílio às vítimas.
Ajuda
Além dos aviões, o Brasil também deve enviar ao país uma ajuda no valor de US$ 15 milhões. Mas, segundo o Ministério das Relações Exteriores, ainda não está decidido como exatamente o dinheiro será usado.
Nesta quarta-feira, o Comando do Exército informou que o Ministério da Defesa está estudando mandar mais soldados para reforçar as tropas brasileiras já atuando na Missão de Paz da ONU no Haiti (Minustah, na sigla em francês).
Segundo o general Carlos Alberto Neiva Barcellos, chefe de Comunicação do Exército, um dos maiores obstáculos agora é o excesso de escombros pelas ruas de Porto Príncipe, que estão inviabilizando o deslocamento de veículos.
Em massa
O general Neiva disse ainda que a população civil haitiana tem se deslocado “em massa” em direção à base do Comando do Batalhão brasileiro, que foi menos atingida pelos abalos.
Segundo ele, essas pessoas estão procurando socorro e auxílio no resgate dos feridos.
A maior parte dos 1.266 militares brasileiros que atuam no Haiti estava na base na hora do tremor.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, embarcou nesta quarta-feira para o Haiti em um avião da FAB, acompanhado pelos comandantes da Marinha e do Exército, do secretário executivo da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Rogério Sottili, e do senador Flávio Arns (PSDB-PR), de acordo com a Agência Brasil.
O Comando do Exército informou também que o rodízio das tropas brasileiras que acontece a cada seis meses foi suspenso temporariamente, sem previsão de quando será retomado.
Na terça-feira, antes do terremoto, um avião com 130 militares que iriam render outros que atuavam no Haiti teve de retornar a Brasília, pois não encontrou condições de pouso no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo