Escolha uma Página
A Venezuela doa 3 Mirage 50 ao Equador
Clavis Prophetarum
Três aviões Mirage 50 foram doados pela Venezuela ao Equador e já chegaram à Base Aérea equatoriana de Taura. Estes são os primeiros de seis aparelhos que serão entregues pela Venezuela a este seu aliado bolivariano. Os aviões serão acompanhados por mísseis ainda não especificados e estão em boas condições, com excepção dos seus radares que terão que ser substituídos ou profundamente reparados.
Simultaneamente, a empresa sul africana Denel está em negociações com o Equador para lhe fornecer 12 aviões ex-sul africanos Cheetah C/D, que decorrem neste momento em torno de questões de financiamento.
Este reforço de meios visa dotar o país de uma força aérea que seja capaz de enfrentar os conflitos em que o Equador tem estado envolvido nas últimas décadas, desde o Peru – com quem as suas forças se enfrentarem na selva amazónica – à Colômbia, que em data muito mais recente esteve em estado de “pré-guerra” devido ao apoio que o Equador concede à guerrilha das FARC, situação em que a Venezuela alinhou ao seu lado e em consequência da qual estes aviões foram agora doados.
Fonte: Air Forces Monthly, dezembro de 2009
Skip to content