SUPOSTO MILITAR DO EXÉRCITO É PRESO POR DESACATO EM BETIM (MG)

DANIEL SILVEIRA
[email protected]
Um militar do exército foi detido no fim da noite dessa quarta-feira em Betim, na Grande Belo Horizonte, acusado por policiais militares de ter desacatado à autoridade. Além de desacatar os policiais verbalmente, o militar teria tentado agredí-los fisicamente.
De acordo com a Polícia Militar (PM), os policias faziam patrulhamento de rotina pelas ruas do bairro Betim Industrial quando notaram a movimentação de suspeitos em um local que seria conhecido como ponto de venda de drogas.
Quando os policiais anunciaram a abordagem, o militar do exército teria advertido a eles que não permitiria ser revistado, alegando que era oficial do exército. Os policiais insistiram na abordagem e o militar resistiu.
Segundo a PM, o militar tentou agredir fisicamente os policias e foi contido após entrarem em luta corporal. Ele foi levado para a Delegacia Regional de Betim onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência. A PM não revelou se o militar do exército portava algum material ilícito.

2 respostas

  1. Apartir do momento que o militar se identifica, caso seja mais antigo deverá ser sim revistado por um militar mais antigo que ela, hierarquia e disciplina são os pilares que sustentam qualquer instituição. Militar da ativa

  2. Não é de hoje que ocorre esses “desentendimentos” entre Policiais Militares (PMs) e Militares do Exército.

    Fato é que, se não pelo princípio da Hierarquia e Disciplina (que regem as Forças Armadas e Polícias Militares) por questão de ética profissional ou mesmo por bom senso, ou pelo bom desempenho da atividade policial, uma vez que o militar se identifica apresentando a sua carteira funcional, há que ser respeitado pela autoridade policial.

    Há uma enorme diferença entre uma abordagem rotineira de elementos “suspeitos” com o desempenho da atividade policial quando está acontecendo um ilícito, v.g, um assalto (nessas ocasiões o policial pode perfeitamente, em nome da eficiência da atividade policial repressora do ilícito postergar a identificação do militar para um segundo momento).

    Todavia, o que se tem visto, s.m.j, é uma “rixa” desmedida e sem fundamento entre os militares, seja por inveja, ou resquícios sabe-se de que… ou de onde…

    Vilmar Quizzeppi
    Advogado Criminalista
    Especialista em Direito Militar
    [email protected]
    http://www.viaconjur.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo