Avião boliviano interceptado pela FAB desobedece ordem e foge

super tucanos Porto Velho

A aeronave boliviana foi detectada por radares em Rondônia. Após ser interceptado pela FAB, o avião fugiu de volta para a Bolívia
José Augusto Limão
Um avião de pequeno porte proveniente da Bolívia foi interceptado nesta quarta-feira (26/6) nas proximidades de Porto Velho, Rondônia. Ao ser abordado, o piloto não obedeceu às ordens das autoridades brasileiras e fugiu. A operação foi realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), em conjunto com a Polícia Federal (PF).

A aeronave foi detectada por radares da FAB em Rondônia, após ações de inteligência da PF. Dois caças A-29 Super Tucano, da defesa aérea, foram acionados para realizar a interceptação, que ocorreu na manhã desta quarta.

A invasão do avião boliviano em território brasileiro foi tratada como ilícita. Ao ser abordado, o piloto não foi colaborativo ao desobedecer todas as orientações feitas pela defesa aeroespacial brasileira. O piloto fugiu até ingressar no espaço aéreo da Bolívia, onde as ações brasileiras foram interrompidas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

O modelo da aeronave interceptada é o Cessna 401A, com capacidade para cerca de 3 a 4 passageiros.

As ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com objetivo de coibir entradas ilegais no Brasil.

METRÓPOLES

Respostas de 4

  1. Braço fraco, mãos que açoitam …
    Sucatei Suas Forças Armadas, tire delas o suprimento, o treinamento, mine sua moral colocando a frente comandantes medíocres. Faça isso sistematicamente e verá o que acontece. Tropa fraca, desmoralizada, sem comando. E por mais que eles façam, você não acreditará mais em nada.

  2. Essa é a típica reportagem que tem a finalidade de prestigiar o papagaio do Pirata. Acho eu que A POLICIA NÃO TEM SISTEMA DE RADAR E PLANO DE VOO DE AERONAVES E NEM FAZ O CONTROLE AEREO DO BRASIL. “A aeronave foi detectada por radares da FAB em Rondônia, após ações de inteligência da PF. sABEMOS QUE ELES NÃO FAZEM O CONTROLE DAS FRONTEIRAS TERRESTRE COMO VÃO FAZER DA FRONTEIRA AÉREA.

    1. Ahahahah! Exato. Eu não sabia que a tal pf faz controle aéreo das fronteiras brasileiras. Se bem que se considerarmos que essa pf tabajara é apenas um “puxadinho” do fbi/cia/nsa, dentro da nossa pátria, tudo é possivel. Talvez tenham recebido informação bem antes da fab de que uma aeronave, sem autorização, adentraria espaço aéreo brasileiro. Ahahahah! Agora uma pergunta! Ahahahahah! Porquê será que aquele grande avião De espionagem dos eua “cheirou” todo o litoral brasileiro e não foi nem questionado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *