4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada inaugura Marco Histórico da Retirada da Laguna em Jardim
![]() |
| Foto: Fernando Arruda |
O General de Brigada do Exército Brasileiro, Lourival Carvalho Silva, Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; ao lado do Major da 4ª Cia. Eng. Comb. Mec. Niedson Mendonça; inaugurou, no dia 19 de março, o sétimo marco histórico implantado para demarcar o itinerário, percorrido em 1867, pela Força Expedicionária de Mato Grosso, durante a Retirada da Laguna.
Contando com a presença de trisnetos de José Francisco Lopes, o Guia Lopes, e autoridades de Jardim e Guia Lopes da Laguna, os militares deram continuidade ao projeto da 4ª Brigada de Cavalaria, iniciado em 2012, que visa mapear, através de pesquisas históricas e geográficas, os passos da retirada, realizando uma minuciosa busca por artefatos metálicos extraviados por tropas brasileiras e paraguaias com a finalidade de comprovar o provável itinerário percorrido.
Ao encontrar diversos vestígios de armamentos, balas e utensílios, eles decidiram construir no local, o sétimo dos 117 marcos previstos para a conclusão do projeto. Este marco foi construído nas imediações da antiga sede da Fazenda Jardim, que pertenceu a José Francisco Lopes.
“Esta ação da Brigada pretende divulgar a Retirada da Laguna, fomentando o interesse por este importante episódio histórico, contribuindo assim, para o estudo da Historia do Brasil, identificando os locais de relevância histórica e oportunizando novas atrações turísticas e culturais na região, além de homenagear todos aqueles que derramaram seu sangue em defesa da pátria durante a Guerra da Tríplice Aliança,” disse o Comandante Lourival Carvalho Silva.
![]() |
| Foto: Fernando Arruda |
Inauguraram o marco, além das autoridades militares e os descendentes do guia Lopes, o proprietário do local, Joélcio Souza Padilha, que recebeu das mãos do Comandante Lourival um diploma como forma de agradecimento pelo apoio prestado à pesquisa, bem como pela autorização concedida à implantação do monumento. Eles pousaram uma cobertura de flores sobre o marco e foi dado o toque de silêncio. Alunos da Escola Estadual Cel. Juvêncio, da Escola Girassol, representantes da UEMS e da Câmara de Vereadores de Jardim e Guia Lopes da Laguna.
Ao encerrar a solenidade, o Major Niedson agradeceu a presença de todos convidando-os a visitar uma pequena exposição sobre a pesquisa, seguido de um coquetel alusivo a despedida do General Carvalho que entregará o Comando da 4ª Brigada no próximo dia 12 de abril, por ter sido designado Diretor de Educação Técnica Militar no Rio de Janeiro.
Horas antes, na sede da 4ª Cia. Eng. Comb. Mec. foi realizada a formatura que teve como finalidade realizar honras militares de despedida do Comandante da Brigada. A tropa realizou o canto da Engenharia, seguido dos cumprimentos do Major Niedson que agradeceu em nome da ‘família Tenente Coronel Juvêncio’ aos anos de dedicação do Comandante da Brigada.
“Ao olhar para esse período e recordar tudo o que se passou, podemos aquilatar todas as evoluções positivas alcançadas, fruto do esforço de todos, mas principalmente graças à forma amiga, sincera e profissional, com que vossa excelência nos liderou,” disse.
i9ms.com.br, via JORNAL DIA DIA/montedo.com
Por: Hudson Lauro


Uma resposta
No andar da carruagem nesse nosso berço esplendido, como aconteceu com a obra de Monteiro Lobado, Sitio do Pica Pau Amarelo,que foi considerado racista e exigiram censura a obra do mesmo e mudanças de nossa gramatica até com livros escandalosos e errados, que deriam ter mais zelo.Certamente, vão censurar os feitos de Luiz Alves de Lima e silva – "Caxias" por ter corroborado e defendido a manutenção dessa Nação Miscigenada Continental que nos foi legado,por nossos antepassados, com muita luta e sangue, MAS politicas equivocadas nos reserva sermos como a ex- Yugoslavia, Tchecoslovaquia e como,atualmente, as insurgencias separadistas na Ucrania.