Orçamento vai liberar reajuste de militar e barrar de servidor civil
Previsão de aumento será apresentada antes de votação da Previdência e reestruturação das Forças Armadas
BRASÍLIA
Bernardo Caram
Em mais uma decisão do governo que atende interesses das Forças Armadas, os militares serão a única categoria do serviço público autorizada a ter reajuste de salários e benefícios no projeto que traça as diretrizes para o Orçamento de 2020, informou à Folha um membro da equipe econômica. A liberação será feita antes mesmo da aprovação da reestruturação da carreira militar proposta pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) e em tramitação no Congresso.
Em direção contrária, a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiu que o projeto orçamentário que será enviado ao Congresso até a próxima semana vai barrar reajustes de servidores civis. A inclusão do dispositivo na lei é mais uma ação do governo para garantir que os militares tenham uma espécie de compensação pela reforma da Previdência. Em março, quando editou a proposta que, entre outros pontos, aumenta alíquotas de contribuição dos militares, o governo incluiu no mesmo texto uma série de concessões a essa carreira. O projeto dá aumentos salariais e amplia ou cria gratificações por disponibilidade e
aprimoramentos.
Ao propor esses benefícios para as Forças Armadas, o governo gerou reação do Congresso e foi alvo de uma série de críticas de congressistas, até mesmo no PSL, partido do presidente, que é militar reformado. O argumento de deputados se sustenta no fato de que os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores não terão nenhum tipo de compensação pelas regras mais
duras de aposentadoria apresentadas pelo governo. O líder do PSL, deputado Delegado Waldir (GO), por exemplo, já afirmou mais de uma vez que a decisão de conceder benefícios às Forças Armadas fará com que outras categorias atuem para conseguir uma compensação.
Para ter validade, o projeto dos militares ainda precisa tramitar e ser aprovado no Congresso. O texto está parado em estágio inicial na Câmara.
Interlocutores de Guedes afirmam que não houve nenhum pedido de Bolsonaro para que a previsão orçamentária desses benefícios fosse incluída no texto. De acordo com especialistas em Orçamento do Congresso, incluir a previsão do gasto com a reestruturação na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2020 antes da aprovação do projeto respeita a lei.
Entretanto, esse movimento não é usual e costuma ser feito de maneira inversa. Em anos anteriores, a LDO trazia uma autorização genérica de reajustes. Dessa forma, os governos conseguiam primeiro aprovar os aumentos e depois enviar
uma proposta ao Congresso para alterar o Orçamento e prever a liberação dessas novas despesas.
Pelas contas da equipe econômica, entre a economia gerada com a reforma dos militares, de R$ 97,3 bilhões em dez anos, e os gastos com a reestruturação das carreiras, de R$ 86,8 bilhões, a proposta vai gerar um saldo positivo de R$ 10,5 bilhões para o governo. A autorização no Orçamento não dispensa a aprovação do projeto dos militares. Se, eventualmente, o texto não passar no Congresso, os aumentos não serão efetivados.
O governo tem até o dia 15 de abril para enviar ao Legislativo o projeto da LDO. No texto, Guedes decidiu barrar reajustes salariais de servidores públicos e limitar contratações em 2020. Dispositivo semelhante chegou a ser incluído em 2018 na LDO referente a 2019. A medida que estabeleceria as vedações para este ano foi aprovada na Comissão Mista de Orçamento, mas acabou retirada do texto em plenário.
FOLHA DE SÃO PAULO/montedo.com
Respostas de 172
Acredito que não seja hora, deixem primeiro votar a restruturação da carreira.
Lendo atentamente a PL, pude constatar que ela tem um problema: Coloca como Altos Estudos, Categoria II, para o Graduados, O Curso CHQAO, vulgo Chacal, QUE SÓ EXISTE NO EXÉRCITO. Ou seja, se ela for aprovada como está, haverá dois tipos de Suboficiais nas Forças Armadas: Os da MARINHA e da FAB, que só terão o CAS, 50%, E que encerram a carreira nessa GRADUAÇÃO e os que são do EXÉRCITO, que possuem o CHACAL, 73%, o que já seria uma vantagem gritante entre as três forças, sendo ainda que no EXÉRCITO, o graduado pode prosseguir a SUA carreira, Chegando ao Posto de Capitão antes de encerrarem suas Carreiras. Peço a alguem que possa, avaliar tal situação, de modo que pelo menos o CAS, que na Marinha e na FAB, é feito por Primeiros Sargentos, E É o ultimo Curso da Carreira Desses, seja considerado pelo menos, Altos Estudos categoria I, dando pelo menos a esses Graduados em final de carreira a habilitação de 69%, menor ainda que a do Exercito, mas que pode valorizar os Graduados das duas Forças que não foram contemplados com os Altos Estudos. Muito obrigado.
Meu camarada, a Marinha já redigiu a nova regulamentação de cursos incluindo Altos Estudos I. A única força que ainda não tomou iniciativa foi a FAB, mas isso não diz respeito ao presidente da república e sim ao Estado Maior da FAB, que é quem realiza essas alterações na carreira do militar.
Bom dia. Ben Cardoso. Em que parte foi citado o Presidente no texto? Está escrito: Solicito a quem possa avaliar a situação. A citação ao Presidente ficou por sua conta mesmo. Taokey ? Um forte abraço.
Vc é um falastrão.
Eu quero é tutu, quando vem!
Tenho a mesma informação, MB esta adaptando seus cursos para abarcar a todos sem distinção, ainda bem que perceberão o erro em tempo.
Exatamente. Eu já havia dito que cada Força que corra atrás para seus agentes.
Isso pq a FAB e a única força que usa a meritocracia de vdd é não essa babaquice de altos estudos. A FAB tem o concurso interno, onde a praça faz uma prova e que passa dentro das vagas, faz o CFO E sai Oficial, simples assim. Eu fico puto que ainda tem gente um monte de praças acéfalas dentro do Exército que defende essa pilantra em de Chqao.
A filha de ex combate não teve aumento
FOMOS TRAÍDOS E ROUBADOS NOS NOSSOS DIREITOS, DA MESMA FORMA QUE FEZ O EX-PRESIDENTE FHC!
(COVARDEMENTE E INJUSTAMENTE).
VOTAMOS NO PRESIDENTE BOLSONARO!… – EIS À CONTRAPARTIDA DELE!!!
– MAIOR DECEPÇÃO!!@
Não seria a hora de fazer contato com os “representantes” militares da Câmara e Senado, informando essa distorção? Ficar reclamando nas redes sociais não muda nada.
Sou 3sgt de Marinha! Não existe CAS como 1 sgt… quando vamos cursar sgt, já saímos aperfeiçoados do CIAA
Excelente idéia, só faltou dizer e incluir no “altos estudos”, o curso de formação de Soldados e Cabos, assim acabar com as “desigualdades” e discriminação com os verdadeiros militares (aqueles que carregam o Brasil em suas costas).
Então resumindo o PL, estaria correto se:
Adic de Disponibilidade de 41% (equivalente a 41 anos de Sv) para: Cbs/Sds, QEs, QOEA/SO/Sgt FAB, SO/SG MB e QAO/STen/Sgt RR EB
Adic de Habilitação 73% para: quem conseguiu concluir com pelo menos nota 5,0, o CFSD, CFC, CAS.
Quem realizou o concurso e o CHQAO, deveriam receber apenas um FO+ (fato observado positivo) pela sua iniciativa e disposição em realizar tão desnecessário curso, já que o CFSD, CFC e CAS, já possuem, a mesma dificuldade de um “cursinho de Altos Estudos”
Depois de tudo isso, decretar o fim das Forças Armadas, por se tornarem inviáveis e insustentáveis economicamente.
O Orçamento da União, agora responsável pelo pagamentos dos “direitos adquiridos” do antigo pessoal militar da reserva, passariam a atrasar e reduzir, sistematicamente, o pagamentos dessas “despesas previdenciárias”.
Como não há mais Forças Armadas, não há mais necessidade de Paridade e “desrespeitar” o teto da previdência.
A miséria e a fome, de forma real, assombrariam esses lares, agora sim, ocupados por “coitadinhos e prejudicados”.
Ninguém se importaria com eles, pois se tratam de militares inativos e pensionistas, que além de gerar um custo exorbitante com aposentadorias e pensões, são o legado maldito de uma classe profissional, que além de ser responsável pelas desgraças ocorridas nos anos da “ditadura”, eram antes os “privilegiados” que geravam “rombo na Previdência”
Os Ex-militares da ativa dispensados e aqueles da RR que realmente possuíam uma qualificação, passaram a exercer funções profissionais civis, úteis à sociedade. Apesar das dificuldades financeiras, viveram as custas de suas próprios méritos conquistados com dedicação e esforço próprio…
Está maluco kkkkkkkkkkkkkk sem noção …
SO-ES-Reformado Jurandir
A realidade é a seguinte: Senhores Graduados das Forças Armadas, venho participar a razão dos nossos Generais não lutarem pelos seus Subordinados.
De acordo com a Lei 13.412, de 29\12\2016, dispõe sobre a remuneração dos cargos de Natureza Especial da Defensoria Pública e Oficiais Generais das Forças Armadas em Cargos de Comando da Marinha, Exército e Aeronáutica; Secretário-Geral do Ministério da Defesa; Chefe do Estado-Maior conjunto das Forças Armadas; Secretário-Geral de Contencioso; Secretário-Geral Consultoria; Presidente da Agência Espacial Brasileira; e Demais cargos de Natureza Especial da Estrutura da Presidência da República e dos Ministérios; sendo os seguintes valores Até 31\07\2016- R$ 14.289,85; a partir de 01\08\2016 – R$ 15.075,79; a partir de 01\01\2017 – R$ 15.829,58; a partir de 01\01\2019 – R$ 17.327,65. Na atual situação, vejam a falta de dignidade, respeito e bom senso, com o pessoal Praça da Ativa, Reserva e Reformados e com suas respectivas Famílias, com o PL 1645\19. O Adicional de Disponibilidade, não poderá ser acumulado, com o Adicional de Tempo de Serviço tendo em vista que o mesmo, foi previsto no artigo. 3º da MP nº 2.215-10\2001, sendo extinto, mas ainda é pago a quem recebia, até o fim do ano 2000. Caso o militar da Reserva ou Reformado, faça jus aos dois benefícios, lhe será assegurado o recebimento Adicional mais vantajoso, de acordo com o Relatório de Acompanhamento Fiscal – Especial II: Reforma da Previdência – RAF 27 – Abril de 2019, conforme o item 3.2 – Reestruturação das Carreiras Militares, páginas 5 e 6, o interessante, é que ninguém informou e não está sendo comentado. Ex.: No meu Bilhete de Pagamento, o soldo é R$ 7.490,00 + o Adicional de Tempo de Serviço 27% = R$ 2.022,30; Adicional Militar 19% = R$ 1.423,10; Habilitação Militar 20% = R$ 1.498,00. total das Gratificações = R$ 4.943,40. Total bruto no BP = R$12.433,40 – os Descontos; DSS SGVD BAS= R$ 46,42; DSS SGVD OPC = R$ 52,13; DSS ASS POST = R$ 7,74; PENSÃO MILITAR = R$ 932,50; MNT LP = R$ 186,50; FUSMA TITULAR = R$ 233,80; FUSMA DEPDIR = R$ 37,30; e IMP. RENDA = R$ 1646,70, total dos Descontos = R$ 3.133,09, R$ 12.433,40 – Desconto R$ 3.133,09 – Recebimento Liquido = R$ 9.300,31. Em Janeiro de 2020, o meu salário bruto será R$ 12.807,90, caso eu perca os 27% de Adicional de Tempo de Serviço, será substituído pelo Adicional de Disponibilidade Militar, conforme acima supracitado, no RAF 27 – Abril de 2019. Vejam como ficará o meu Bilhete de Pagamento em janeiro de 2020: o soldo é R$ 7.490,00 (-) o Adicional de Tempo de Serviço 27% = R$ 2.022,30, que será substituído pelo Adicional de Disponibilidade Militar, que será 32% = R$ 2.396,80; o Adicional Militar 19% = R$ 1.423,10; Habilitação Militar 20% = R$ 1.498,00, total das Gratificações = R$ 5.317,90 (+) o soldo de R$ 7490,00 = 12.807, 90 e os Descontos: DSS SGVD BAS= R$ 50,42; DSS SGVV OPC = R$ 56,13; DSS ASS POST= R$ 9,10; PENSÂO MILITAR= R$ 1.216,75; MNT LP 1.5%= R$ 192,11; FUSMA TITULAR= R$ 230,53; FUSMA DEPDIR= R$ 38,42 e IR= R$ 1.696,19, total dos descontos = R$ 3.969,09, passarei a receber R$ 9.318,25, meu reajuste real, para janeiro de 2020 será, R$ 18,25, isto é certo? O interessante, é que será uma brincadeira de mal gosto, o que os nossos Generais, irão fazer com todo o Pessoal Praça da Reserva e os Reformados, a situação é muito séria e não há nenhum comentário, que o Adicional de Disponibilidade Militar, será substituído pelo Adicional de Tempo de Serviço, para o pessoal da Reserva e Reformados e que os mesmos não terão direito de fazer nenhum curso.
Dentro da meritocracia, diz ser: numa sociedade, organização, grupo, ocupação, daqueles que têm mais méritos (os mais trabalhadores), mais dedicados, mais dotados intelectualmente, tratando de Adicional de Habilitação Militar: Adicional de Disponibilidade Militar; e Gratificação de Representação, dessa forma, chama-se falta de raciocínio lógico, essas gratificações, são para todos os militares, independente de Posto ou Graduação, não pertencemos ao exército da salvação, somos todos Militares das Forças Armadas, não queremos discriminações, pois muitos possuem Formação Universitária e tão capacitados. Vossas Excelências acreditam, que seus Subordinados, que são Praças da Ativa, Reserva e Reformados, não pagam aluguel, IPTU, água, luz, condomínio, não se alimentam, estamos sociais, como qualquer um de Vossas Excelências, não vivemos de intemperies e etc, muitos moram em áreas de riscos, sujeitos a serem atingidos por projéteis perdidos ou serem assaltados constantemente, e por motivo de segurança pessoal, não podemos usar as nossas identidades Militares que somos, para não sermos identificados e sermos executados. Quando que sairemos das áreas de risco, em que moramos, pergunto aos nossos Generais. Chega de humilhação e sermos largados, por Vossas Excelências, devido aos baixos salários, ficamos obrigados a fazer serviços extra a noite, dirigindo Uber ou enfrentando outros tipos de serviços, pra não fazer parte da banda podre, é essa a nossa realidade. Solicito a todos os Praças, que venham a nos unirmos, que só assim, venceremos as barreiras. Nós somos os 81% , das Forças Armadas. Pensem e façam os cálculos dos seus Bilhetes de Pagamento e vejam o quanto estamos perdendo e quanto eles estão ganhando. O deles já é certo.
“Lendo atentamente a PL, pude constatar que ela tem um problema: Coloca como Altos Estudos, Categoria II, para o Graduados, O Curso CHQAO, vulgo Chacal, QUE SÓ EXISTE NO EXÉRCITO.”
Qual o problema só existir no EB? O CHQAO é curso de nível superior tecnológico, sem equivalência com curso de Aperfeiçoamento de nível médio. Se só existe no EB é problema da Força Armada que você escolheu e que não previu ascensão ao oficialato a seus graduados, os mantendo estagnados em suas carreiras.
“Ou seja, se ela for aprovada como está, haverá dois tipos de Suboficiais nas Forças Armadas: Os da MARINHA e da FAB, que só terão o CAS, 50%, E que encerram a carreira nessa GRADUAÇÃO e os que são do EXÉRCITO, que possuem o CHACAL, 73%, o que já seria uma vantagem gritante entre as três forças, sendo ainda que no EXÉRCITO, o graduado pode prosseguir a SUA carreira, Chegando ao Posto de Capitão antes de encerrarem suas Carreiras.”
Qual o problema? Realmente só existem 2 tipos de Suboficial, os da MB e do FAB. Não existem Suboficial no EB, nossa carreira é diferente, não somos promovidos a SO, somos promovidos à Subtenente, com funções e atribuições diferentes. O CAS na verdade em 2023, chegará ao máximo em 45% e não 50% como você afirma. Quanto a “vantagem gritante”, ela estava disponível para todos, mas vocês optaram por carreiras mais simpáticas na MB e na FAB. Quem optou pelo EB, optou por uma carreira melhor, mas que possuía mais ônus a pagar que as outras, por isso não existe paridade entre elas: carreiras diferentes, habilitações diferentes, adicionais diferentes.
“Peço a alguem que possa, avaliar tal situação, de modo que pelo menos o CAS, que na Marinha e na FAB, é feito por Primeiros Sargentos, E É o ultimo Curso da Carreira Desses, seja considerado pelo menos, Altos Estudos categoria I, dando pelo menos a esses Graduados em final de carreira a habilitação de 69%, menor ainda que a do Exercito, mas que pode valorizar os Graduados das duas Forças que não foram contemplados com os Altos Estudos. Muito obrigado.”
Se você, eu pedia a algum deus ou seu santo padroeiro, porque não há como equiparar cursos de níveis diferentes (CAS de nível médio com CHQAO nível superior), com um mesmo adicional.
Níveis diferentes, adicionais diferentes…
Quanto será o aumento dos militares do exército?
Pergunta e quanto adicional militar nao houve majoraçao nao e curso e merito o sgt carreira inativo ficou prejudicado o que iria melhorar um pouco seu para nos .
meu camarada reestruturação significa apertar o cinto so acontece nas forças armadas ex 28/86% rolando com a barriga desde 1993 quantas aguas já passaram transito julgado ninguém paga,,,não tem fundos dinheiro mas para fundo partidário tem..
Não entendi se ainda é referente a restruturação ou se é um reajuste à parte.
Previsão na LDO, será reajuste no soldo!!!! Aumento de fato!
Mas está esquisito mesmo. Inicialmente parece que é aumento de soldo, mas depois ele mistura com a reestruturação, dizendo que se o PL nao for aprovado desobrigara de cumprir a LDO. Normal da impre sa esquerdista, notícias desencontradas e obscuras, feitas com intuito se confundir e manipular.
Negativo na própria matéria publicada, consta que depende da aprovação do PL, essa proposta de orçamento tem haver somente com a possível aprovação (ou não) do PL.
Sinto me magoado por certos comentarios,desnecessario de pessoas que nunca passaram pela a fronteira norte do Brasil,nao tem o minimo respeito por aqueles que desbravaram essa grande regiao de fronteira,nao sentiram na pele o quanto foi dificio a luta para conquistar e desbravar e manter hoge a existencia de que estao usufluindo por desbravadores forte em prol da patria Brasil pricipalmente o estado de Roraima,nao samos malditos e sim conquistadores,de boas prosperidades futuras..
3° stg QE só complementando sua ação de bravura e conquista na região de Roraima; faço de sua palavras, menção de conquista e bravura também na are de Tabatinga. Que possamos se incluídos como participante da árdua missão cumprida naquela região.
olha a Folha mais uma vez tentando jogar o povo contra os militares…..
calma senhores, esse tal ´´reajuste´´ é sobre as novas tabelas da reestruturação e não um novo como os dos últimos anos, essa média foi maldosa nesse texto, paisanos vão ficar loucos
desculpa não convence.
o envio é pago e toda fonte pagadora deve fornecer o contracheque
ate parece q estamos sendo acusados de mais esta falta de dindin
não precisamos de inimigo.
O contracheque deixará de ser enviado
https://cpex.eb.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=188
muito muito surreal o bla bla bla
Já deveria ter deixado de ser enviado à muito tempo.
Não tem cabimento um gasto desnecessário deste, se está disponível a todos pela internet.
E antes que alguém venha e diga, mas tem idoso que não tem habilidade com à internet. Contudo , tenho certeza que todos têm filhos ou netos que podem, uma vez por mês fazer isso pelo militar.
Parabéns CPEx!
Na FAB já deixou há muito tempo. Só pegar ou consultar pela internet. Você deve ser daqueles que reclamam por qualquer coisa, realmente quem não precisa de inimigos é a instituição com pessoas pessimistas assim.
Poucas coisas nessa encarnação eu posso afirmar:
– Um dia vou morrer
– Exercício físicos podem fazer bem
– Deus existe
– Nunca serei assinante da folha de São Paulo.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
A terceira tu não pode afirmar. E a segunda é relativa.
Com certeza absoluta, só a primeira.
Opaaaa, agora que eu compro meu Vectra
Não acredito que haja reestruturação e aumento, ou vem um ou outro.
Mito ! Mito ! Mito !
Esse delegado waldir do goias (goias tem lei? Melhor seria xerife valdir) tem q saber o seguinte: e em todos os anos que todas as categorias ganharam, menos os militares???
Essa é a notícia dos meus sonhos.
Prefiro 10% de reajuste a 7% do soldo na reestruturação. Se for confirmada essa notícia, o Bolsonaro se safou do meu desprezo.
A reestruturação vai diminuiu o abismo entre ativa e reserva. Se para você é ruim, para muitos que foram prejudicados será bom. Mas você só pensa no seu bolso… Lamentável.
Amigo a reestruturação nos moldes como foi apresentada aumenta o abismo entre a reserva e a ativa.
Na verdade se a reestruturação passar, de forma subliminar a paridade será quebrada.
Não esqueça de quem foi para a reserva recentemente, saiu sem posto superior e sem grandes percentuais de tempo de serviço.
Esses militares não poderão voltar para a ativa e fazer os cursos que em tese aumentariam seus salários; até mesmo porque algumas forças nem tinham esses cursos para os praças.
Meu pai do céu! Como todo brasileiro é imediatista! Triste isso!
20% dividido em 4 anos….
Deve ser isso novamente
Ao longo dos últimos 30 anos, os militares sempre foram preteridos. Para os militares nunca era o “momento”, mas para as outras categoriais, sempre foi o momento. Resultado: “piloto” de elevador do congresso ganhando mais do que um piloto da FAB. Todas as categoriais tiveram ganhos expressivos nos últimos anos, enquanto a categoria militar ficou sempre para o escanteio. Com exceção das PM`s de diversos Estados, que ganham mais dos que os militares das FFAA`s (lembrando que a PM e BM do Distrito Federal são pagos pelo Governo Federal, e ganham bem mais dos as FFAA`s), as perdas acumuladas são imensas. Em 1998 um 3º Sgt do EB ganhava mais do que um Agente da Policia Federal. Hoje, esse mesmo agente ganha mais do que um Coronel do EB…Como se pode ver, nunca houve momento inoportuno, no quesito aumento salarial, para as outras categoriais do funcionalismo público federal. Se não for agora, não será nunca mais, e em breve um Guarda Municipal estará ganhando mais também.
De onde tu tirou essa de 1998 um 3° Sgt ganhar mais que um agente PF??? Era 3S e lembro bem que essa foi a época de penúria nas FFAA. Muitos da minha turma partiram pra outras carreiras devido ao baixo vencimento. Época do fhc foram 7 anos sem reajuste. Conta outra…
Você tem amnésia?
Em 1997 um PRF ganhava cerca de 100 reais a menos que um 3º Sgt!
Ouvi essa história também, quando era 3S. Um cabo me disse que em certa época era melhor ser sargento que Agente da PF. Deve ter sido no tempó em que o Prtesidente era general e era o mais alto salário do país. De lá para cá, os militares foram desvinculados, e a escolarldade dos Agentes passou a ser nível Superior, igual a delegado. Mas deve ter acontecido mesmo.
Em 1989 um 3S ganhava em torno de 15 sal minimos
Surtou, 3ºSgt EB ganhar igual agente PF?
De 1993 a 1995, servia na Amazônia e na época a PF não possuía aeronaves, razão que nós da AvEx apoiávamos a PF com os nossos helicópteros.
Cansei de voar com Agentes da PF, e já naquela época, ganhavam o dobro que um 3ºSgt EB, hoje devem ganhar umas 4 ou 5 vezes mais.
Isso realmente aconteceu em 1987,88,89 eu era 3 Sgt e ganhava mais que um agente a PF, porem a de levar em contar que a PF era ensino medio e foi para ensino superior, tendo em seus salarios um aumento já enquadrado no nivel superior, se distanciando portanto do salário do 3 Sgt, mas lembro que um 3 Sgt ganhava 13 salarios, Eu hoje como 1 ten com cursos de Guerra, PQDT, MS, Montanha, Mergulho, Navegação no exército e navegação na Marinha, Resgate em Area de Montanha e até Curso de noivo, não chego a 13 salários Minimo.
Montedo continua censurando meus comentários. E olha que eu vejo muita gente pegando pesado e passando livre…
isso é materia plantada senhores
falsa ,,falsa
isso é para
– tumultuar o governo do Presidente
– nao aprovar a reforma dos civis toda
– jogar o povo contra os militares
coisa da globo ,,,coisa da oposição
se vc tiverem tempo e curiosidade ,,,pesquise com calma quem é o autor dessa suposta matéria.
e fiz essa pesquisa ,,,,,vou adiantar ,,,NÃO ME SURPREENDI
pesquisem e tire suas próprias conclusões
meus caros colegas milicos
gostaria que fosse verdade essa matéria de reajuste,
mas fui pesquisar o autor da matéria ….era que o eu ja desconfiava
sem credibilidade alguma ,,,oposição ao atual governo assumida
pesquisem
Finalmente colocaram ordem nesta “cachorrada”, chamada Brasil
seria bom se fosse reajuste no soldo
Reajuste do soldo de 40% divididos em 4 anos mais a reestruturação.
fonte?
Esses entraves de hoje são todos consequência da aceitação das migalhas recebidas do PT. Com tantos militares no governo, se não vier algo realístico, pode por uma pá de cal. Nunca mais.
Venho por meio desta comunicar que este site está me seguindo. Ontem pesquisei preço de notebook, hoje o mesmo notebook estava num anuncio desse site, sem eu ter comentado nada com ninguém.
kkkkk… vc é um brincante!
Estas máquinas deveriam ganhar o gratificação de altos estudos I…são muito inteligentes, são mais competentes que muitos generais.
esse PL nao será aprovado ..fiquem tranquilos
tem muitas injusticas nele
– QAO e ST ,,,,que nao tiveram a oportunidade de fazer o CHQAO
– sgt QE sem recompensa justa
– cb e sd esquecidos
estamos na luta co deputados e senadores
QAO selva .com CHQAO
os pensionistas se lascaram tbm
Amigo, sinto lhe decepcionar, mas passa sim!
Aguardemos cenas dos próximos!
Injustiça? Quem vai cumprir 35 anos de servico é quem não fez esse CHAQAO como vc ou quem vai vir depois? Quem ganha mais hoje, reserva que levou em todo ou parte o adicional tempo de serviço, ou ativa que a maioria não tem nem 1%?? Vc acha que é justo reserva ter e ativa nao?? Quem tem posto acima, ativa ou reserva?? Vc acha justo reserva ter e ativa nao?? Acho que não né amigo. Quem vai ficar com a parte ruim é quem vai entrar e nao vc que já foi pra reserva ou está próximo de ir. Pensem nisso, se nao serás apenas mais um pensando no seu próprio umbigo, como os generais que vcs tanto criticam.
Você vai receber 32% sem ter 32% de serviço todo mês. Posto acima, tem 17 anos que isso não existe. Parece que o mundo existe só para te perseguir, né amigo? Coitado.
Correção. Você vai receber 32%, todo o mês, sem ter 32 amos de serviço todo mês, até o fim da vida. Os antigos tinham quinquênio. Ou seja demoravam mais para receber o mesmo que você, sem receber os retroativos dos cinco anos, é como a história do júri simples e composto. Quem recebe 1% ao ano ganha mais que quem recebe 5% a cada 5 anos. Outra. Você fala tão mal do posto acima, ainda bem que você não tem, se fala mal é porque é ruim, e eu não desejo esse mal para você. Mas tem 17 anos de reservistas, que não tem também, pense nisso. Parece que acabaram com o posto acima, só para te prejudicar. Pense melhor.
Nem todos ganharam o posto acima então nao generalize….
Nem todos os que estão na reserva, mas quem tá na ativa hoje ninguém vai ganhar. Falam tanto que não tiveram oportunidade de realizar cursos de altos estudos, mas nos da ativa não tivemos oportunidade de ter licença especial, posto acima, anuário, e por aí vai.
Olha o lamento do “cotadinho aí traves”.
Se o Presidente da Câmara dos Deputados, já declarou que o PL será aprovado como está, de onde vem um comentário desse, desprovido de verdade ou argumento?
Durante 30 anos eu achei que no EB, tinha muita mente retrógrada e militares de opinião atrasada, agora acompanhando os comentários do blog do Montedo, passei a ter certeza disso.
Quanto a PL 1645/2019, já está com 95% de aprovação:
https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2194874/resultado
concordo com vc camarada ,
não sera aprovado essa aberração
muitos companheiros prejudicados
RESERVA prejudicada ,,,QAO , ST ,,,SGT QE CB E SD
ja encaminhamos para os deputados e senadores as aberrações
alguns deles ja responderam negativamente sobre a aprovaçao desse PL
aguardemos
Políticos sendo políticos… meu amigo, o Rodrigo Maia já falou que a s lideranças concordaram em aprovar o PL pra não entrar em “clinche” com as FFAA. Embora não concordem eles vão aprovar sim.
Chora mais… Você já ganha mais do que o pessoal da ativa… É hora da gente ter nosso reajuste.
E você amigo, quando for para a reserva, vai querer ganhar menos que a ativa, em tese mais modernos que você? Ou pimenta no dos outros é refresco? Você reclama na ativa, e vai reclamar na reserva se ganhar menos. Seu tipo de gente eu conheço….o reclamão do Quartel….se for militar. Aqui tá cheio de civil agitador.
Amigo, atualmente eu já ganho menos que o pessoal da reserva e deveríamos ganhar o mesmo valor.
O problema que o que mais vejo aqui é o pessoal da reserva chorando porque não vai poder receber o adicional do chqao, que no fim das contas não vai ser o suficiente para equiparar o salário do pessoal da ativa com o da reserva.
E você companheiro? nunca ira pra reserva? Alguns milicos tem o cérebro tão pequeno que o impossibilita de pensar.
A Marinha já fez a alteração do plano de cursos da força e já incluiu Altos Estudos I aos seus militares. A única Força que não realizou tal feito foi a FAB. Mas essa responsabilidade não diz respeito ao presidente da república e sim ao Estado Maior da Força Aérea, que é quem rege as normal de carreira da Força.
A FAB criou uma função DE AUXILIAR DE COMANDO. Só que….É para ter um em cada unidade com mais de 500 militares. Ou seja, poucos. Enquanto o Curso do EB forma 2000…isso dois mil CHACAIS por ano….Não tem como comparar as duas forças.
Bem que poderiamos ter uma resposta em relação aos colegas das 3 forças que não possuem o curso de altos estudos ,são muitos que por motivos alheios não tiveram a oportunidade de outros colegas de faze-lo e aproveitando para parabenizar os colegas que o possuem.
Neste imbróglio, o pessoal da reserva do período pós MP do mal na FAB será prejudicado,pois terá os 32 % no lugar do tempo de serviço ( para os que foram no início dos anos 2000, virá um diferencial ínfimo) e receberá até 2022 , 46% relativo ao curso de aperfeiçoamento ( devo lembrar que na FAB não existe o curso CHAQAO) . As turmas que foram para a reserva entre 2002 e o momento atual, estarão dentro do abismo salarial entre os militares de mesma graduação. Irão resolver isso? DÚVIDO!!!
sim, exatamente meu caro
os militares da reserva estão sendo prejudicados
mas será resolvido …aguardemos
Guarde tudo sobre o assunto. Se sair ainda com problema…Justiça. Se o exército sair com proventos maior que as outras Forças e o pessoal da reserva, fica criado um posto novo, só no exército, o Sub Oficial mor, e isso é inconstitucional. As três Forças tem que ter os mesmos benefícios e oportunidades, se são da mesma graduação. Se não houver revisão Legislativa, ou Executiva, vão ser revisão judicial.
Calma que a FAB tbm se ajustará
Quem está na ativa, está realizando o CHQAO, incluindo os Cap QAO. Está valendo a mesma regra para os ST. Com relação aos QE, sinto muito, mas com toda sinceridade…. alguém que iria “morrer” cabo e por mudanças inesperadas ainda saíram segundo sargento (sem concurso) …… me poupem, vão investir em opções da bolsa que ganham mais que chorar por isso.
Não sinta não, pois você vem com um discurso mostrando sua pobreza de espírito querendo humilhar as pessoas como se você fosse algo melhor, so consegue expressar sua falta do conhecimento da história das instituições brasileira. Tenho certeza que nunca soube que várias instituições tradicionais em todo país como por exemplo a PM, PC e outras tiveram, ou, mesmo hoje, têm em seus quadros de pessoal integrantes que ingressaram sem concurso público.
Os militares do QE não pediram nenhum favor para as Forças Armadas, eles ingressaram, passaram por processo seletivo (não me interessa quem fez ou qual o nível de tal processo) e estabilizaram tudo por conta de legislação existente formulada pelo Alto Comando das Forças Armadas e por necessidade delas, isso mesmo, existiam claros que precisavam ser preenchidos.
Caso você não saiba sua crítica diz respeito a um ato funcional de representante militar de maior posição hierárquica que a sua, portanto você pode está incorrendo na seguinte situação:
CPM – Decreto Lei nº 1.001 de 21 de Outubro de 1969
Art. 166. Publicar o militar ou assemelhado, sem licença, ato ou documento oficial, ou criticar publicamente ato de seu superior ou assunto atinente à disciplina militar, ou a qualquer resolução do Governo:
Pena – detenção, de dois meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.
Se algum militar do QE fez algo para você ou alguém de sua família vá se entender com ele, pois os outros não tem culpa.
Sou do QE R1 e não tenho do que reclamar da profissão que abracei. Tenho orgulho de fazer parte da Força. Conheço muitos militares das Escolas que são de alto nível profissional e Humano, mas infelizmente, como em qualquer profissão e classe, também tive o desprazer de conviver com aqueles que não eram dignos da farda que vestiam. Não lhe conheço para dizer em qual grupo você está, mas a impressão não são das melhores, talvez você seja simplesmente uma pessoa facilmente influenciável, ou que fla muito do que não sabe.
Graças a Deus tenho saúde para continuar trabalhando na Reserva e vivo muito bem com meus ganhos. Sou graduado e não tive dificuldade em consegui trabalho por conta do meu Curso superior e minha dedicação.
Uma coisa tenho certeza não será você quem vai decidir algo sobre a vidas dos QE!
“Os militares do QE não pediram nenhum favor para as Forças Armadas, eles ingressaram, passaram por processo seletivo (não me interessa quem fez ou qual o nível de tal processo) e estabilizaram tudo por conta de legislação existente formulada pelo Alto Comando das Forças Armadas e por necessidade delas, isso mesmo, existiam claros que precisavam ser preenchidos.”
Na verdade não “ingressaram”, foram convocados para cumprir seu serviço militar obrigatório.
Não passaram por processo seletivo, apenas fizeram um teste nível 4ª séria para provar que eram alfabetizados e que sabiam pelo menos escrever o próprio nome.
Estabilizaram ilegalmente e inconstitucionalmente, conforme CF/88.
Não existem claros em QCP para QE, eles ocupam claros de e Cbs/Sds, e realizam a mesma função de Cabos e Soldados, não executam função de Sargentos, já que não são habilitados a tal.
A solução correta para a Força Terrestre seria a de ter formado Sgts temporários, em vez de promover cabo a QE. Assim as funções de sargentos seria cumpridas e não haveriam gastos previdenciários, Já que 3ºSgt temp não vai para a RR, causando rombos no orçamento do EB, o que gerou essa reforma
Capitão QAO fazendo curso para habilitá-lo a ingressar no QAO ? desperdício de tempo . Paga o que tem que pagar e pronto.
“informou à Folha um membro da equipe econômica…” kkkkkkk
Montedo, por favor. Divulga isso: uma matéria excelente sobre Forças Armadas. https://www.papodehomem.com.br/o-que-aprendi-fotografando-o-exercito-brasileiro
Grato.
Não é o PT o principal culpado dos militares receberem, menos e sim dos generais na era FHC venderem nós para garantiram pouquinhos no governo……onde o principal erro foi nós ter tirado a data Base……. Lógico o PT tem a sua culpa por dar aumento e parcelado, mais os generais que tem muitos no governo agora o Jair Bolsonaro sendo presidente poderia sugerir que voltaste a data base das forças Armadas…..
Nao passara a reforma dos civis! Aguardem o que sera feito!
Já valeu meu voto, como lobinho recém formado já vou poder tirar onda de patrão $$
RACIOCINIO LOGICO: antevendo que não sera aprovada a reforma dos militares noticiam o aumento PARCELADO EM 4 ANOS! e pagarao a titulo de compensação. Enquanto isso distribui-se cargos para oficiais-generais no governo e, pasmem, até no IBAMA para um almirante..Como parece estamos retornando a velha pratica…triste pais…
Aí eu choro! Auau
Gostaria que todos os colegas QE também tivessem a oportunidade de fazer o CHAQAO para não ter perdas e deixar a familia em situação dificil ,numa guerra não podemos deixar ninguem ,somos todos colegas e fizemos um juramento ,mesma sabendo que os colegas de escola são mais inteligentes e além de tudo nossos amigos
QE fazendo CHQAO???? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Esse blog do Montedo é uma comédia sem fim, por isso faz tanto sucesso entre os militares….
Meus parabéns!!!
Acho que comédia, é o Sr estar acreditando que essa colocação do companheiro acima, seja verdadeira. Se vê claramente que está fazendo piada.
Mais inteligentes não, mais preparados.
Continue seguindo a cartilha do granscismo, torne todos comunistas, mesmo que sejam comunistas sem saber disso.
Não existe essa tua ilusão de querer que todos sejam iguais em remuneração. Tu só fala isso porque é um leão de alojamento que não coragem moral para falar coisas que alguns não suportariam ouvir. É o legítimo bonzinho, que morre coitadinho.
Alguém sabe se isso é sobre a “reestruturação” ou reajuste do soldo?
VOTEI NUM CAPITÃO.
A PL do mal esta ai e a sacanagem continua.
Não vai passar, mas caso seja confirmada mais essa vergonha, o meu voto, dos meus amigos e da minha família esses parlamentares não receberão, jamais.
Por falar nesse povo, onde estão? Todos caladinhos, ninguém fala nada.
Será que os babões de plantão não perceberam que isso é uma armadilha, como foi no passado com o tal soldão ? Ta ai a NABA.
Os generais receberão seus vencimentos pelo teto e quem sonhava em ter algum reajuste depois nesse governo, ficarão a ver navios, mesmo os que não são da Briosa MB.
ST e 1SGT estão também todos caladinhos . receberão chaqao, disponibilidades, estão com burro na sombra.
Mas é isso ai, cada um defende o seu e a bagunça continua, a vergonha e a sacanagem se perpetuam.
Conseguiram dividir os militares em privilegiados vs os outros .
É isso… fui….
Como chora! Mimimi
Bom dia alguém sabe dizer se o Ten QAO vai poder em optar pelo adicional de disponibilidade de 32%?
Sim! O que for maior, será pago.( 32% do adicional ou o tempo de serviço).
Meu amigo, eu não acredito que o senhor seja Ten QAO com uma pergunta tão ridícula como essa. O percentual de 32% é para Subtenente e Coronel e se fosse para Ten QAO era o mesmo que estar dizendo que o Subtente equivale a Ten QAO. É cada um que aparece no blog do Montedo.
meu caro senador,,,,,,,,vc ta totalmente errado kkkk arrego
leia o PL com calma ,,,com lucidez ,,,nao seja lido
o adicional do CAP QAO E TEN QAO ,,serão o mesmo do ST
ou seja 32% do soldo kkkk
nao desmereça ou desqualifica o ST
pois o QAO É APENAS UM PRAÇA COM ESTRELA NOS OMBROS
FICA A DICA ..SEJA HUMILDE
TAL SENADOR ,,,,,,,,
ARREGO KKKKKK
NAO SABE LER ,,,?
NAO SABER INTERPRETAR UM TEXTO ?
VC TA ERRADO ,,,,,,,,,
VAI LER O PL DIREITO
MONTEDO É CADA UM FIGURA QUE APARECE KKKK
NAO SABE NADA E AINDA QUE CORRIGIR O OUTRO KKKKKK
ARREGOOOOOOOOOOO
Senador de M. Leia a resposta abaixo do amigo, ridícula foi sua observação da minha pergunta, vc deve ser mais um desagregador.
Boa tarde. Sim, a sua pergunta é pertinente, e com CERTEZA vc ganhará, caso seja aprovado, ganhará os 32%, tendo em vista já ter sido subtenente,caso sejas QAO.
Obrigado pelo esclarecimento, forte abraço.
Obrigado meu amigo.
Exatamente isso, você se for QAO irá fazer jus aos 32% do Sub Tenente, pois já foi Sub um dia.
Sim o adicional de disponibilidade alcançado na graduação de Sub Ten, será o mesmo que o de QAO, porque está previsto no PL que o adicional é irredutível. Como o QAO já foi S Ten, foi alcançado nesta graduação e continua com o QAO.
É senhores…
Será aprovada a PL, e em questão de tempo e por portaria, acabar com o QAO.
Quem saiu saiu, quem não saiu, soldo de Subão.
A desvinculação das carreiras é certa (é a voz nos corredores do QG faz alguns anos)…
PL 1645/2019, já está com 95% de aprovação:
https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2194874/resultado
Façam PQDT senhores (Papira que dá tempo). Sempre há tempo.
E que a sorte acompanhe os audazes!
Em qual QG, meu camarada? Pois no QGEx não tem essa conversa, lamento te informar.
É claro que a previsão de reajuste em LDO, se deve a Restruturação. Acreditar que além da reestruturação, terá também um reajuste é infantilidade, coisa de bobo.
Apesar que começo a acreditar, devido a esses coitadinhos que vivem reclamando, que a restruturação das carreiras, não será aprovada.
Vão taxar em 14% todo mundo, inclusive as pensionistas, e irão apenas repor os valores que serão absorvidos pelo desconto da pensão militar, e é claro,
Aumentar o tempo de serviço, as idades mínimas e fazer apenas os demais ajustes necessários para tal.
Digam adeus, ao adicional de disponibilidade e ao somatório das Habilitações, que devem permanecer como já estão.
Repassar a meritocracia do adicional de habilitação, para todo mundo que não faz jus, inviabilizará a sustentabilidade do PL.
A saída, será excluir tanto o adic de disponibilidade, quanto o somatório do adicional de habilitação.
Para os Generais e Oficiais Superiores não fará qualquer diferença.
Para os Cap/Ten, QAO e Graduados, em fim de carreira, vão continuar na mesma e terão que apertar o cinto.
Os QEs vão continuar na M, e rindo da própria incompetência, porque conseguirão atrapalhar a reestruturação do pessoal de carreira, através de seus leões de chácara de plantão…
Os Graduados da FAB/MB, que não são promovidos a Oficial e só tem o CAS, ficarão felizes, porque se acham mais especiais que o pessoal do EB, e não aceitam ganhar menos.
Assim o caldeirão se equilibra de novo, até alguém planejar reformulação para acabar, com a paridade entre Ativos e Inativos, e aí sim, Reestruturar as carreiras dos militares da ativa, de forma justa e meritocrática, mas sem o “coitadismo” e sem as lamentações do pessoal da Reserva
Pelo menos vão taxar os pensionistas também. É doloroso saber que tá cheio de filha de Cap QAO pré 2001 ganhando 20k sem fazer nada.
Por que nós da FAB e da MB temos que ganhar menos do que vocês? Em nenhum momento estamos afirmando que “somos melhores do que vocês”! Se estamos EXIGINDO condições IGUAIS é porque SOMOS iguais a vocês.Se fosse o contrário,estaria aos berros e esperniando por aqui!
O CHQAO foi aprovado por portaria do Cmt do EB, cabe aos Cmt da FAB e MB fazerem o mesmo. Corram atrás.
esse PL tende a não passar
estamos atentos e lutando contra as aberrações desse PL
ESTAMOS DE OLHO NESSA COVARDIA
FAB e MB tambem muito prejudicadas
Infelizmente Sr; o projeto de lei como está apresenta os seguintes problemas:
1) A paridade será quebrada, pois criará de vez 3 categorias de militares.
– Os que foram para a reserva antes da MP do FHC.
Estes saíram com um posto acima e um bom adicional de tempo de serviço; de modo que na prática, os mesmos não terão perdas financeiras;
– Os que foram para a reserva recentemente.
Estes serão muito prejudicados; pois não obtiveram o posto superior, e em geral seus adicionais de tempos de serviço são de 10% (uma média); neste caso haverá uma perda financeira com o novo projeto de lei; visto que na época não haviam cursos de altos estudos.
– Os que irão para a reserva nos próximos 3 anos.
Para esses o projeto de lei será bom; pois não precisarão ficar mais 5 anos (integralmente) e poderão fazer os cursos que fornecem melhores adicionais; considerando que as demais forças já realizam trâmites administrativos para corrigir tais distorções.
2) Quando os adicionais são escalonados também; ocorre uma anomalia que fere os princípios da igualdade, proporcionalidade e razoabilidade. O escalonamento no soldo é considerado normal, embora pudessem haver reajustes diferenciados; mas quando se cria adicionais que também variam; na prática o sistema se aplica duplamente; o que em minha opinião é desnecessário.
Obs: O melhor seria:
– Primeiro um aumento de soldo;
– Segundo um nivelamento das forças; e
– Um aumento maior no curso de habilitação, amenizando assim o impacto dos militares que foram para a reserva recentemente.
3) A lei ainda é um projeto.
Cabe aos militares prejudicados procurarem seus representantes legislativos e explanarem o assunto.
Ainda pode ser procurado a DPU e o MPU para se tentar fazer algo dentro da legislação para impedir o andamento do projeto.
Depois de aprovado, só cabe recorrer ao judiciário; neste caso sugiro uma ação coletiva.
De qualquer forma, todos os trâmites precisam seguir uma ânimo calmo, respeitoso e dentro da lei
Nunca vi tanta besteira em tantas palavras. Para dizer uma verdade, bastam 7 palavras.
Desse jeito vai acabar com uma úlcera ou coisa pior. Aprenda a viver com aquilo que você não pode mudar e mude o que está ao seu alcance, mas por favor pare de reclamar!
QE 88
Só em 2020???? Nem a Dilma nos deixou sem aumento, mesmo que parcelado….Agora o bolsonaro só dará em 2020 e com certeza será com parcelas até 2022 ano de sua “tentativa” de releição
Vergonhoso isso!!!
Não sei se tu lembra, mas olhe o seu contracheque, em janeiro deste ano tivemos um aumento.
deixa de ser bobinho, o aumento de janeiro deste ano quem deu foi a dilma e não o bolsonaro….bobinho você heim;….
Não estou me referindo a quem deu o aumento e sim quando foi o aumento, tá difícil de entender.
Vc está desorientado, quem deu esse aumento foi a dilma. Bolsonaro nada até agora
Como bolsonaro poderia dar um aumento se o orçamento de 2019 foi feito em 2018. Mas eu estava me referido ao aumento e não a quem deu o aumento. Tivemos sim aumento em janeiro de 2019, quem deu não importa, o cofre que paga é o mesmo.
Meu amigo novinho. Teve uma parcela em Janeiro. FHC deixou a gente 10 Anos se reajuste. Já tem outro para o ano que vem…Me desculpa aí….seu problema é que você não gosta do Presidente….Só pode…o geração impaciente…caramba!!!
kkk aprenda iludido , o aumento que saiu em janeiro não foi o bolsonaro quem deu….
Como FHC pode nos deixar 10 anos sem aumento se ele só foi presidente por 8 ???? kkkkk para de mentir
Compreendo o seu desespero pq eu tbm esperava algo de bom do Bolsonaro ainda este ano, tendo em vista a nossa penosa situação financeira, com subsistência baseada em empréstimos consignados.
Bolsonaro TRAIU a tropa!!!
Tenho que concordar.
2019, recebemos o restante do “presentão” da Dilma, se tivermos em 2020, melhor que nada.
Vamos aguardar, porque estão de olho nas Forças Armadas, com seus “privilégios”, principalmente aqueles que nos amam.
Tem militar que acha que nunca irá para a reserva, esse é o caminho de todos que estiverem vivos e velhos.
Qual a dificuldade de entender a PL ?? Pessoal da reserva vai ter reajuste sim !!! Claro que aqueles não tem os cursos equivalentes não vão ganhar igual, porém percebem aumento !! Seria absurdo gente da reserva que não quiz nada com a carreira quando na ativa, cobrar os mesmos direitos de quem cumpriu todos os requisitos e tem os cursos exigidos, se não for assim a meritocracia foi jogada fora, o esforço pessoal deve ser reconhecido e um dos pontos fundamentais da PL é a paridade. Se vc militar da reserva não fez por onde quando podia, não puxe para trás com o pessoal da ativa, vcs tiveram direitos que não exitem mais hoje, não tem esse papo de mais moderno recebendo igual ou maior, meritocracia tem de ser ponto de inflexão na carreira !!
Não diga besteira, o pessoal da reserva cumpriu todos os requisitos que existiam na época em que estavam na ativa! Acorda novinho o curso começou em que ano? E muitos foram oficiais ORIENTADORES de ST que foram da 1ª turma do CHAQAO….
No meu CHQAO, o 1º do EB, o Oficial que orientava e coordenava as atividades presenciais dos S Ten, não era QAO, porque não faria qualquer sentido, um não habilitado, “orientando” um curso de Habilitação ao QAO.
No meu CHQAO, o coordenador e orientador das atividades presenciais, Era um Capitão da AMAN, especializado em Gestão e Administração.
Sr. Braga.
Infelizmente existiram muitos militares que atualmente estão na reserva e que não tiveram a possibilidade de fazer tais cursos; seja por questões de saúde, sociais ou até porque sua força não possuía tal curso.
Como um colega anônimo acima escreveu, muitos que foram para a reserva recentemente não foram com o posto superior, nem tão pouco com adicionais de tempo de serviço consideráveis.
E a questão das pessoas procurarem seus representantes no legislativo; isto é plenamente legal e moralmente correto.
Mas respeito sua opinião, embora não concorde com ela.
Um grande abraço.
Entendo, mas não se pode querer evitar uma melhoria porque simplesmente não se foi privilegiado, os que foram para reserva antes de 2001 tiveram direito a licença especial, adicional tempo de serviço, posto superior, movimentação para local de residencia final entre outras que não recordo, porém os que foram após 2001 perderam sim e muito, claro que não se tem como recuperar o valor perdido, mas ainda assim também serão beneficiados com a reestruturação, acredito que a magoa maior do pessoal da reserva é ver que não podem ter os mesmos benefícios do pessoal da ativa, mas cada um teve seu quinhão.
Verdade!
Entrei na FAB em 83 e o único “quinhão” que obtive foi ter boa parte do acordo que fiz com a força ao ingressar ser simplesmente extinto ,sem qualquer consulta prévia, após quase 19 anos de serviço. Agora impõem para todos nós uma reestruturação de carreira baseada nos moldes do EB ,ignorando as peculiaridades da FAB e da MB. Resumindo: Para alguns, “que se danem a FAB e a MB pois o nosso(EB) já está garantido. Corram atrás dos seus direitos”! “Parabéns” para esses que pensam assim! “Belo exemplo” de forças armadas! Como dizem : Pimenta no ** dos outros é refresco!
E vc defendendo somente o seu em detrimento da coletividade.
Dividir para conquistar, a estratégia do inimigo.
Concordo em gênero número e grau. Muitos aqui, pelo fato de não terem altos estudos, torcem contra a reestruturação. Agora é a nossa vez, não tivemos a oportunidade de ter outros beneficios e o ônus da reforma no que tange ao aumento tempo de servico é todo nosso (da ativa)!! Mesmo assim o pessoal da reserva ganhara pq os adicionais de disponibilidade e habilitação serao maiores e abrangerá a reserva. Abraço
Estou vendo em minha bola de cristal…suspeito benefícios de hoje….amanhã estará valendo igual ao bolsa família…16 centavos….Graduado vai passar a ter mestrado….e você que não fez, seu ranzinza…vai ganhar uma merreca e ficar reclamando da vida. Voce Devia brigar junto com os da reserva, amanhã na reserva, você vai ser mais um reclamão.
kkkk quanta bobagem ,,,,
como vc pode afirmar que “gente da reserva que não quiz nada com a carreira quando na ativa”, se não existia o CHQAO, falou M….
Virando as costas para os comentários daqueles que são desprovidos de inteligência, penso que é necessário algumas reflexões:
Cb/Sd merecem ser tratados tão dignamente como os comandantes das Forças Armadas, dessa forma merecem receber reajuste em seus vencimentos tão substancial como os demais militares, pois têm família, são cumpridores de suas obrigações e merece receber, também melhoria em seus vencimentos;
Essa falta de educação, essa falta de brio, em se tentar menosprezar os Sgt do Quadro Especial é coisa de anencéfalo, de pessoa fútil, portanto não merece maiores comentários;
Em relação aos percentuais dos cursos, acredito que o bom senso irá prevalecer, pois há militares como os Quadro Especial que não tiveram a oportunidade de fazer curso na Força, mais nem por isso tem que ser desprestigiados, portanto não podem ficar sem o merecido reajuste em seus vencimentos, na mesma proporção que os demais militares;
Aos nobres integrantes da Marinha do Brasil e da Aeronáutica, esses companheiros tem que receber o mesmo percentual que os do Exército, até por uma questão de justiça;
Em pese entender que os militares que realizam outros cursos de interesse da Força, como no caso dos praças os cursos de especialização, aperfeiçoamento e CHQAO têm que ser remunerados de forma diferente, mas um percentual acima de 10% é algo que criaria uma distorção injustificável, porque a ECEME, o oficial que passa por um exame de seleção muito difícil, tem que ter, acredito, dois idiomas cadastrados, fica na condição de aluno por dois anos na ECEME, além de ser possuidor de título de Mestrado, já que os que possuem ECEME são considerados Doutores. Agora vc igualar um S Ten com CHQAO, que faz um curso à distância, sem ter mestrado, com todo respeito, a doutorado, isso deve ser brincadeira e, acredito, que deve ser corrigido esse erro.
Espero, sinceramente que as injustiças sejam corrigidas e, que todos, sejam tratados com toda relevância, que são merecedores.
Finalmente um texto bem estruturado,bem redigido e com argumentos convincentes!
Você só diz isso porque esse texto, defende o “coitadismo”, falta de meritocracia e “aumento de salário” irresponsável…
parabéns pelo seu comentário …corretíssimo
tem militar com CHQAO que mal mal tem o ensino médio
alguns tem nível superior ,,,,,,,mas a grandeeeeee maioria nao tem
tenho esse CHQAO ,,, prova fácil facil,,,,,,,,curso EAD
nao justifica essa diferença toda …acho 10% muito bom
– muitos companheiros da reserva não tiveram a oportunidade de fazer esse curso ,,e nem tiveram posto acima.
– muitos QE CB e sd prejuducados
sem contar FAB e a MB
ESTAMOS UNIDOS EM BUSCA DA PARIDADE
UM DIA TODOS NÓS SEREMOS INATIVOS ,,VETERANOS
Disse um almirante inglês, sobre os argentinos, na guerra das Malvinas:
“Quando o inimigo é fraco não precisamos atacar, deixem que se matem entre si”.
Assim são os praças brasileiros…
Para quem está afundando jacaré e tronco!!!!!
Torço para que os adicionais do PL do mal (Adic Disponibilidade e Adic de Habilitação, somando todos os cursos realizados pelos militares de carreira) não sejam aprovados.
Se o assunto é “reforma da Previdência dos Militares”, não há de se falar em reestruturação de adicionais, tão pouco de reajustes de soldos de militares.
O momento é de sacrifício de todos, então deve ser aprovado somente o aumento de tempo de serviço da ativa (já estou na reserva mesmo) e o aumento da contribuição para pensão militar (como ganho mais de 11 mil, o que vai aumentar na contribuição, vai ser reduzido no IR). E não deve se compensar ninguém, caso tenha redução de salário, porque não seria sacrifício.
Como uma reestruturação das carreiras do pessoal da ativa, não foi aprovada pelos militares da reserva e das demais forças singulares, deve se ouvir a “Voz do POVO” e cancelar tais adicionais.
Como estamos falando de contenção de gastos públicos, espero que Bolsonaro, como Oficial de Carreira formado pela AMAN, dê o exemplo e não autorize qualquer reajuste nos próximos 4 anos.
Assim, todos continuarão na M, mas não haverá mais lamentações e reclamações, principalmente a respeito de adic Disponibilidade, Percentual de “Altos estudos” e adicionais de Generais, que incomodam tanto os militares da reserva das mais baixas graduações aos Graduados que apenas possuem o CAS.
Para mim não fará diferença, tenho minhas contas em dia e dentro do meu orçamento, e todo mês sobram 40% da remuneração para poupar ou fazer o que quiser.
Só não sei como será a vida desse povo que vive com as contas atrasadas e devendo para o consignado, para poder sobreviver. Mas tenho certeza que encontrarão uma solução, depois de passar o choro e o “ranger de dentes”
Boa!Povo só reclama porque estão de olho gordo no contra cheque do vizinho!Esquecem de olhar suas próprias conquistas!O fato de a ou b ganhar mais um pouco de acordo com os seus próprios esforços incomoda horrores ,a ponto de quem nem faz jus querer o mesmo de quem se sacrificou! A ponto de torcer que não venha melhorias pra ninguém!Ora ,isso não é aumento de soldo é reestruturação da carreira !
exato companheiro
não será aprovado esse PL injusto
QAO R1 com CHQAO e pqdt
Antes de ler os comentário, dou uma olhada por cima pra ver se tem algo sobre QE ou CHQAO, se tiver não leio pq isso já encheu…….
Discordo, se não tiver nada sobre QE e CHQAO, não há o que se discutir sobre a PL1645/2019.
Tudo sobre o PL1645/2019, passa pela a insatisfação do QE, que reclama dos adicionais de Disp, Hab e pasmem, ate dos 10% dos Generais, e olhe que QE nem concurso, nem carreira tem.
Quanto ao CHQAO, é o outro assunto preferido pelos invejosos e olho grande de plantão, desde que foi equiparado a ” altos estudos” pelo EB.
Enquanto não gerava “dindin”, milico corria do “chacal” igual diabo corre da Cruz, mas foi só falar que ganhava mais 10% foi uma choradeira só, primeiramente no público interno do EB.
Agora que esses 30% foi proposto para ser somado aos outros cursos realizados pelo militar e pulou para 73%, gerou lamentação e choradeira, em todas as Forças Armadas do Mundo, que não gostam de fazer curso, mais adoram dinheiro…
Então se não tem esses dois assuntos no post, é porque não tem qualquer assunto a debater…
Vc ja garantiu o seu.
Os outros q se ferrem. Nao e assim, meu camarada?
Propagar que um militar possuidor de CHQAO merece ter percentual diferente e a mesma coisa que um piloto da FAB ter percentual maior de compensação orgânica por ser da FAB do que outros militares, tb pilotos. Ou controladores de tráfego aéreo. Mesmas atribuições, na mesma graduacao/posto, mesmo percentual de adicionais. Simples assim, mas farinha pouca, meu pirão primeiro. Torço para nunca entrarmos em um guerra pq não vai ser preciso inimigo. A gente msm se mata.
Propagar que um militar possuidor de CAS (nível médio) merece ter percentual igual a outro que possui o CHQAO (nível superior/tecnólogo) é uma inversão de valores.
Não é a mesma coisa que um piloto receber adicional de compensação orgânica, já que esse adicional nada tem haver com função desempenhada, tão pouco nível acadêmico ou habilitação alcançada.
Apesar da compensação orgânica ter um único percentual padrão para todas as Forças Singulares (20%), o plano de provas anual, varia com relação a função exercida e a quantidade de horas de Vôo realizadas, exemplo:
Oficiais Pilotos: mínimo 100 horas voadas por ano;
Graduados Especialistas e mecânicos de Vôo: 20 horas voadas por ano
Graduados Controladores de Trafego Aéreo: 0 horas de Vôo, apenas executam controle em Solo, não possuem função a bordo.
Diferentes atribuições, na mesma graduacao/posto, mesmo percentual de Compensação orgânica, devido a desgastes orgânicos, nada haver com capacidade intelectual ou habilitação profissional.
CAS, tanto no EB, quanto na MB e FAB, habilitam o graduado à promoção a 1ºSargento.
CHQAO, só existe no EB, por que só no EB, graduado tem carreira que vai de 3ºSgt a Cap e Habilita o Graduado do EB a promoção e funções privativas de Oficial QAO, quadro não existente na MB e nem FAB, ou seja sem qualquer paridade entre as carreiras.
-CAS é adicional de habilitação da carreira de Graduado para Promoção a 1ºSgt.
-QOEA é uma carreira de Oficiais existente apenas na FAB, sem atribuições, equivalência ou paridade com nenhuma das 3 forças singulares.
-QAO é uma Quadro de Oficiais exclusivo do EB, já previsto no edital de concurso da EsSA. Para promoção por merecimento a este quadro, exige-se, do Subtenente (graduação exclusiva da Força Terrestre), dentre outras, concurso e Curso de Habilitação. O que o diferencia de qualquer CAS do EB ou das FAB/MB.
Simples assim…
Discordo, se não tiver nada sobre QE e CHQAO, não há o que se discutir sobre a PL1645/2019.
Tudo sobre o PL1645/2019, passa pela a insatisfação do QE, que reclama dos adicionais de Disp, Hab e pasmem, até dos 10% dos Generais, e olhe que QE nem concurso e carreira tem.
Quanto ao CHQAO, é o outro assunto preferido pelos invejosos e olhos grande de plantão, desde que foi equiparado a ” altos estudos” pelo EB.
Enquanto não gerava “dindin”, milico corria do “chacal” igual diabo corre da Cruz, mas foi só falar que ganhava mais 10%, foi uma choradeira só, primeiramente no público interno do EB.
Agora que esses adicional de 30%, foi proposto para ser somado aos outros cursos realizados pelo militar e pulou para 73%, gerou lamentação e choradeira, em todas as Forças Armadas do Mundo, que não gostam de fazer curso, mais adoram dinheiro…
Então se não tem esses dois assuntos no post, é porque não tem qualquer assunto a debater…
Aí vc lê comentarios do tipo ” a mas tem muito sgt qe com mestrado e doutorado “. Filho, já é difícil achar os que tem ensino médio completo, mestrado e doutorado então, é tipo procurar uma mosca branca. Quanto ao povinho da reserva que tá se doendo pelo tal ” adicional de disponibilidade “, façamos o seguinte: não dê pra ninguém, e no mesmo embalo corta o adicional de tempo de serviço desse pessoal que tá na reserva. Fica todo mundo igual, sem nada! Ta resolvido o problema!
Não tem nenhum propósito alguém reclamar do ADC DISP. Quem está na reserva ou na ativa, todos vão ganhar. Quem está na reserva pré MP 2215 vai ganhar mais dois porcento. Pessoal da ativa/reserva pós MP 2215 vai ganhar a diferença entre o Tempo de serviço e os 32% do ADC DISP. Todos, se forem ST/SO, ganharão no final 32%. O problema está é no ADC HAB.
Para não distorcer tanto, se deixasse como está já seria ótimo, apenas mexesse no tempo de serviço e almento de co atribuição. E fosse fazendo os reajustes, nesta situação se quisessem melhorar os sólidos era da umas % melhores
A reforma deveria focar só em almentar a nossa taxação como está previsto,almentar tempo de contribuição. não mexer mais em nada, e dar os reajustes necessários para não penalizar os que estão no final da pirâmide… observando os gráficos que são postado agente ver que o soldo de um cabo é reduzido. Ou seja vejo que vou trabalhar ainda muito tempo na reserva para compensar as perdas. Estou falando de cb sd que estão na reserva. A salada é tao grande que tá sobrando para as menores patentes que ja foram prejudicadas em outras épocas e agora vão se ferrar outra vez.
Vejamos no que vai dar está Farofa.
Vão estudar bando de vagabundos!!!!! Vcs só reclamam da vida, tem pessoas que ganham bem menos e vivem felizes, vcs acham que esta ruim? É só sair, pede para ir embora. Estudo e muito e vou sair no próximo Concurso da Receita Federal, chorem seus trouxas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk