Operação aeroterrestre em Goiás integra a Escudo-Tínia e reforça a prontidão da tropa para emprego imediato em todo o país
O Exército Brasileiro realizou, em 26 de maio, uma operação de assalto aeroterrestre em Itaberaí, em Goiás, como parte da Operação Escudo-Tínia. A ação mobilizou 80 militares da Força-Tarefa Afonsos, integrante da Força de Prontidão, e foi concluída em 29 de maio, após ultrapassar a marca de mil horas de voo.
Formada por organizações da Brigada de Infantaria Paraquedista, a Força-Tarefa Afonsos mantém um ciclo contínuo de adestramentos individuais e coletivos. Dessa forma, a tropa preserva a capacidade operacional para emprego imediato. Além disso, o preparo abrange diferentes biomas brasileiros, como Cerrado, Pantanal, Amazônia, Caatinga e Pampas, o que garante atuação em qualquer região do país.
Emprego dos KC-390 e a “chuva de velames”

Durante o exercício, a tropa utilizou quatro aeronaves KC-390 da Força Aérea Brasileira. A missão simulou a conquista de uma localidade e, ao mesmo tempo, buscou acelerar o cerco ao inimigo com o lançamento simultâneo de paraquedistas. Como resultado, as 80 aberturas de paraquedas produziram no céu o efeito visual conhecido como “chuva de velames”.
Coordenação e preparo técnico
Segundo o comandante da Força-Tarefa Afonsos, tenente-coronel Manfra, o exercício exigiu elevado nível de coordenação. De acordo com o oficial, a abertura simultânea dos velames depende de planejamento preciso entre aeronaves e tropa, além de preparo técnico constante para operações aeroterrestres.
Procedimentos após o salto
Após o lançamento, os paraquedistas executaram imediatamente os procedimentos de segurança. Assim, verificaram a abertura correta dos paraquedas e monitoraram o espaço aéreo ao redor para evitar aproximações perigosas durante a descida.
Navegação e carga individual
Em seguida, os militares navegaram até a Zona de Lançamento, considerando as condições do vento e os protocolos operacionais previstos. Cada combatente transportou cerca de 50 quilos de equipamentos, incluindo armamento, mochila operacional, capacete e itens de proteção individual.
Estabelecimento das condições de combate
Ao tocar o solo, a tropa priorizou o rápido estabelecimento das condições de combate. Dessa maneira, assegurou a área e manteve a continuidade da missão. Em situação real, os paraquedas podem ser abandonados para acelerar a reorganização; entretanto, no adestramento, o material foi recolhido após a fase inicial.
Treinamento conjunto e prontidão
Iniciada em 11 de maio, em Anápolis, a Operação Escudo-Tínia reúne as Forças Armadas em um treinamento conjunto. Com isso, amplia a interoperabilidade e fortalece o emprego coordenado entre Marinha, Exército e Força Aérea, além de reafirmar o estado permanente de prontidão da tropa terrestre.
Com informações e imagens do EB
Respostas de 8
Pensei que eram 1000, só 80? Que operacionalidade, hein?
Com os cortes do orçamento da Defesa, feito por painho Nove dedod só foi possível 80 paraquedistas.
Eu continuo admirando a inteligência emocional do xigipinga de Nove Dedos kkkkkkk
taí uma atividade que hoje não tem mais finalidade… PQD.
na verdade já a algum tempo. Aviões lentos pro salto, drones, etc…
Com os cortes no orçamento da Defesa feito por painho Nove Dedos, não podemos aparelhar as FFAA, afinal tem que sobrar dinheiro para bancar os artistas militantes esquerdopatas via lei rouanet. Eu continuo admirando a inteligência emocional do Painho Nove Dedos kkkkk
“Ainnn, esquerdopatEs”
“Ainnn, painho nove dedos”
“Ainnn, comunistEs”
Vai estudar, cara!
As FA estão paralisadas há décadas, inclusive no governo do Bolsonaro não houve investimentos, nada!
Na verdade, serviu para passar vergonha e escancarar os problemas internos.
Ainn esquerdopatEEEE !!! para de chorar !! para de ser um verme esquerdalha, adorador de ladrao 9 dedos, amante de corruPTo, do xandao 129 milhoes, tfoli tayayaaaaaa
Como disse um almirante ” O presidente Lula tem uma visão Geoestratégica kkkkkkkkkkkkkkk. Racha a palhaça de vergonha.
Risco alto pra o soldado 🪖 PQD recebe um salário mínimo.