MS: Exército e esquadrão antibomba reforçaram segurança para chegada Lula e autoridades à COP15

Exército faz segurança de Lula no aeroporto de Campo Grande

 

Presidente desembarcou neste domingo em Campo Grande para compromissos do alto escalão da conferência

Campo Grande – Um forte esquema de segurança foi montado no domingo (22) para a chegada de autoridades à COP15 em Campo Grande. O aparato incluiu militares do Exército, esquadrão antibomba, Polícia Federal, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana, concentrados sobretudo nas imediações da Base Aérea e ao longo da Avenida Duque de Caxias.

No período que antecedeu o desembarque do presidente, viaturas das forças de segurança foram posicionadas em pontos estratégicos da via. Apesar da operação reforçada, o trânsito seguiu com fluxo típico de um domingo, sem bloqueios significativos.

As equipes aguardaram o comboio que conduziu Lula e a delegação brasileira até o centro de convenções onde ocorre a COP15. Além das viaturas militares, o esquema contou com uma van antibomba e uma unidade K9 da Polícia Federal, responsáveis pela varredura do trajeto por onde circularam o presidente, ministros e chefes de Estado estrangeiros.

Diferentemente de visitas anteriores, quando apoiadores e manifestantes costumavam se concentrar no canteiro central da avenida, o movimento popular foi discreto. A maior parte dos apoiadores se reuniu no Aeroporto Internacional de Campo Grande, na expectativa de ver o presidente de perto.

Exército faz segurança de Lula no aeroporto de Campo Grande
Esquema de segurança próximo ao Aeroporto de Campo Grande. (Foto: Léo de França, Jornal Midiamax)

O que é a COP15
A COP é a Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS), tratado da ONU criado em 1979. O encontro reúne países para discutir a proteção de espécies que cruzam fronteiras, como aves, baleias e peixes.

Nesta 15ª edição, realizada em Campo Grande, a conferência tem como tema “Conectando a Natureza para Sustentar a Vida” e deve reunir representantes de mais de 100 países, além de cerca de 2 mil participantes. O evento ocorre a cada três anos e, nesta edição, o Brasil assume a coordenação dos trabalhos pelos próximos três anos, com foco na preservação das espécies migratórias e na proteção de ecossistemas em escala global.
Com informações e imagens de Mídia Max

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *