Após ameaças de Trump, Alemanha, França, Suécia e Noruega enviam tropas à Groenlândia

Imagem produzida por IA

Países europeus atendem pedido da Dinamarca para reforçar segurança no Ártico; Washington não descarta ação militar

Alemanha, França, Suécia e Noruega anunciaram o envio de soldados à Groenlândia em meio às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que voltou a ameaçar a anexação do território. As tropas devem começar a chegar à ilha nesta quinta-feira (15).

Apesar de possuir autonomia política, a Groenlândia permanece sob responsabilidade de defesa da Dinamarca, que solicitou apoio de aliados para avaliar e ampliar a presença militar na região. Segundo o governo alemão, militares de reconhecimento foram mobilizados para analisar possíveis contribuições operacionais e reforçar a segurança local.

A França também confirmou participação na iniciativa. O presidente Emmanuel Macron informou que tropas francesas integrarão exercícios militares conjuntos organizados pela Dinamarca, batizados de “Resistência Ártica”, voltados à cooperação defensiva no extremo norte do Atlântico.

Mais cedo, o governo dinamarquês anunciou o reforço de suas próprias forças na Groenlândia e em áreas marítimas adjacentes, em coordenação estreita com países da Otan.

Nas últimas semanas, Trump afirmou repetidamente que a ilha é estratégica para a segurança dos Estados Unidos e que Washington precisa controlar o território para impedir avanços de Rússia ou China na região. O presidente norte-americano declarou que “todas as opções estão sobre a mesa”, incluindo o uso da força, hipótese que não foi descartada pela Casa Branca.

Nesta quarta-feira, autoridades da Dinamarca e da Groenlândia se reuniram em Washington com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio. Após o encontro, um representante dinamarquês afirmou que persiste um “desacordo fundamental” com Trump sobre o futuro da ilha, embora tenha sido acertada a criação de um grupo de trabalho para tratar das preocupações de segurança levantadas por Washington.

A ministra das Relações Exteriores da Groenlândia, Vivian Motzfeldt, declarou que o território pretende ampliar a cooperação com os Estados Unidos, mas reforçou que não aceita qualquer forma de controle político ou militar norte-americano sobre a ilha.

Uma resposta

  1. Já passou da hora dos europeus proverem suas próprias segurança e deixarem de serem tão dependentes dos norte-americanos. 🫡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *