Ricardo Costa Oliveira caiu de cerca de cinco metros, chegou a ser socorrido mas não resistiu
Guilherme Almeida
Resende (RJ) – Um militar do Exército de 34 anos morreu na manhã desta quinta-feira (11) após sofrer uma queda durante um salto de paraquedas. O acidente aconteceu próximo ao 37º Batalhão da Polícia Militar, por volta das 11h.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/U/1/cADCnjRhKdLH950p7HJw/whatsapp-image-2025-12-11-at-16.00.02.jpg)
A vítima foi identificada como o 2º Sargento Ricardo Costa Oliveira, que pertencia ao Batalhão de Dobragens, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar e participava de um treinamento de salto livre.
Ricardo era de Realengo, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro (RJ).
Segundo a Polícia Civil, depois de saltar, ao se aproximar do chão, o equipamento dele ficou enroscado em uma árvore.
Ainda de acordo com a polícia, o galho onde o paraquedas estava preso quebrou, provocando uma queda de aproximadamente cinco metros.
Uma ambulância do Exército foi acionada, realizou o primeiro atendimento e levou o militar para o Hospital de Emergência de Resende.
A Polícia Civil informou ainda que Ricardo estava consciente e verbalizando, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois de dar entrada na unidade.
A ocorrência foi registrada na delegacia de Resende, que apura as circunstâncias do que pode ter causado o acidente.
A assessoria do Corpo de Bombeiro disse que não foi acionada para o caso. Segundo a AMAN, o militar não faz parte da Academia Militar das Agulhas Negas.
Ao g1, o Comando Militar do Leste do Exército Brasileiro, responsável pelas áreas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, se manifestou em nota (leia na íntegra abaixo).
No momento da queda, fortes rajadas de vento foram registradas na cidade. De acordo com a Defesa Civil, entre 10h e 11h, a velocidade variou entre 25,9km/h e 27km/h. O g1 perguntou ao Comando Militar Leste se a ventania poderia ter alguma relação com a causa do acidente, mas a nota não informou as circunstâncias da queda.
A equipe de produção da TV Rio Sul apurou que, ainda pela manhã desta quinta-feira, outro militar que também participava do treinamento aterrizou fora do local de pouso.
Nota na íntegra
“Prezados,
A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML) informa que, na manhã de 11 de dezembro, ocorreu um acidente durante o Estágio de Salto Livre realizado na cidade de Resende/RJ, envolvendo o 2º Sargento Ricardo Costa Oliveira, do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar – B DOMPSA.
O sargento recebeu atendimento imediato da equipe de socorristas pré-hospitalar e em seguida foi conduzido ao hospital, onde, apesar dos esforços, veio a óbito.
Foi instaurado um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias do acidente. O CML lamenta profundamente e permanece em contato com os familiares, prestando todo o apoio necessário.
Atenciosamente.”
g1 – Edição: Montedo.com
Uma resposta
Realmente uma perda lamentável para a família e também para a instituição.. Essa sua mensagem lembra aquelas mensagens de quando estamos nos despedindo da OM e a fazem por obrigação, com dizeres genéricos. Como falei, isso eh uma fatalidade, e que Deus conforte a família dele. Porém ser herói nacional por um incidente ocorrido durante o treinamento?… Seria herói nacional se o Brasil estivesse em guerra (ele tivesse morrido em combate) ou tivesse morrido em alguma missão real (da onu ou ate essas de GLO) Então, a cabo que foi assassinada dentro do quartel pelo soldado também seria heroína nacional?