Clubes Militares sobre prisão de generais: penas superiores a de assassinos, ladrões do dinheiro público e εstμpradorεs

Heleno, Braga Netto, Garnier e Paulo Sérgio

 

As penas aplicadas, desproporcionais e desequilibradas, e que nem deveriam existir, são superiores às praticadas, em média, pela justiça brasileira, mormente quando se compara a assassinos, traficantes, ladrões do dinheiro público, estupradores, etc.

 

“Injustas Prisões”
A decisão de decretar a prisão dos militares ao final do processo levanta preocupações sérias e não pode ser tratada como um ato meramente protocolar. Quando um julgamento apresenta pontos de contestação sólidos, como os levantados com precisão jurídica pelo Ministro Fux, é imprescindível que tais questionamentos sejam enfrentados com rigor, e não ignorados.

A prisão imediata, diante de um processo cuja condução foi alvo de críticas técnicas consistentes, transmite a sensação de que etapas essenciais de revisão e ponderação foram desconsideradas. Isso não contribui para o fortalecimento da Justiça; ao contrário, compromete a percepção pública de equilíbrio, proporcionalidade e segurança jurídica.

As penas aplicadas, desproporcionais e desequilibradas, e que nem deveriam existir, são superiores às praticadas, em média, pela justiça brasileira, mormente quando se compara a assassinos, traficantes, ladrões do dinheiro público, estupradores, etc.

Discordar dessa decisão não significa atacar instituições, mas reafirmar que decisões que afetam diretamente a liberdade de indivíduos devem ser tomadas com total observância ao devido processo legal, especialmente quando há apontamentos relevantes sobre possíveis falhas na análise dos fatos ou na interpretação jurídica aplicada.

Torna-se relevante mencionar que as prisões em questão atingem respeitados chefes militares, com passado ilibado, com uma carreira de mais de 40 anos de serviços prestados à nação brasileira o que deveria ter sido objeto de ponderação em todo o processo e no julgamento.

O sistema de Justiça se aperfeiçoa quando acolhe críticas bem fundamentadas, não quando avança apesar delas. É por isso que a contestação à prisão dos militares, diante de argumentos judiciais tão bem expostos, é não apenas legítima, mas necessária. Trata-se de defender a credibilidade das instituições e a integridade do próprio processo judicial.

É assim que se constrói justiça sólida, respeitosa e, verdadeiramente, republicana.

Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2025

 

Clube Militar – Edição: Montedo.com

Respostas de 21

  1. Os Clubes dos Subtenentes e Sargentos, Cabos e Soldados da reserva da Marinha, Exército e FAB e que foram Excluídos da reforma da lei 13954 concordam plenamente com as Prisões dos oficiais generais traidores E golpistas. Pode jogar a chave fora.

    1. Ainda bem que foram cancelados, para que retardados como vc nao tivessem a oportubnidade de falarem M… recalcado, invejoso, incompetente p sair oficial.

    2. Excelente… Repito… Excelente… Endosso as palavras do nobre colega… É hora da colheita… o plantio foi livre… E vida que segue…

  2. O STF em breve chegará ao “núcleo 1.250”, considerado crucial na suposta tentativa de golpe e que envolveria até os Comandantes da Guarda. Segundo “fontes secretas”, a articulação teria começado décadas atrás, quando os atuais generais apontados como golpistas ainda eram capitães — e já estariam planejando tudo em conjunto com os comandantes da época.
    Fiquem atentos: pelo visto, essa história ainda vai render muitos capítulos.

  3. Generais de pijama que são membros de clubes militares, buscam a notoriedade que tiveram ao longo de suas carreiras estéries, na vã ilusão de que as suas opiniões têm alguma relevância. É até caricato. Alguém por favor informe para esses senhores que a importância deles se resume ao contracheque, e suas filhas ficam sonhando com o dia em que eles vestirão o “paleto de madeira”.

    1. concordo totalmente. são senhores bananas de pijamas que na ativa ficavam surdos e mudos. agora querem se manifestar com “notinhas de repúdio.” Notinhas que valem tanto quanto uma nota de 3reais.

      1. Nem sabia que existe almirante de esquadra fu nav. , PR do clube naval , nunca comandou um navio e é esquadra.
        Tá tudo lascado mesmo.
        Os velhinhos só papai do céu na causa, entraram de gaiato no planalto e, deu no que tá dando, Infelizmente atentaram contra o povo, a liberdade, mergulhar o país em uma nova ditadura, seria retrocesso geral.
        Que Deus , só Deus é imparcial, olhe por todos , Principalmente os do dia 8 de janeiro.

        1. “Torna-se relevante mencionar que as prisões em questão atingem respeitados chefes militares, com passado ilibado, com uma carreira de mais de 40 anos de serviços prestados à nação brasileira o que deveria ter sido objeto de ponderação em todo o processo e no julgamento.” Respeitados chefes? Conduta ilibada? serviços prestados a nação? Esse clube militar é um brincante. Tá de sacanagem né general?

  4. Se o judiciário deixou de apurar, ao menos administrativamente deveriam verificar de que foi a responsabilidade de abrirem os portões dos quartéis a essa infâmia que representa essa família.

    Apurar para ao menos fazer mea culpa. Eu vi almirante reunir a tripulação e sugerir voto. Eu vi almirante franquear a entrada dessa gente nos quartéis.

  5. As pessoas esquecem, mas faço questão de lembra-las. A lei que condenou o núcleo 1 da trama golpista, foi assinada em 2021, pelo próprio Bolsonaro, ou seja, ele não vetou a lei por achar que as penas eram excessivas.
    Agora é que vem a ironia. A lei foi criada para criminalizar o MST, mas os primeiros condenados foram os idealizadores/apoiadores da lei.

  6. Quando se lê os comentários anteriores, independente de serem pró ou contra um, ou outro grupo de militares, só vejo uma coisa: tem muito argumento que vai servir de combustível para qualquer governo, de qualquer partido, para tirar mais coisas dos militares…muita guerra de ego pra se admitir os erros e avaliar uma nova abordagem. Terreno limpo para políticos incompetentes avançarem sobre direitos dos militares com a desculpa de diminuir rombos econômicos.

  7. Notas do Clube Militar e um cachorro defecando são coisas similares. Papel aceita tudo: de poema a MERDA, no caso desses senhores, só sai merda.

    1. engracado…….o sub raiz, que nao teve estudo, inteligencia e sobretudo competencia p ser oficial, agora fica detonando dirteo….nao teve coragem moral e agora se esconde no anonimato.Fraco, zero a esquerda, mendigo de padaria fariam mito melhor. vai estudar mais, tira sua esposa da frente da TV ou do fogao pra se aperfeicoar

  8. Sou contra as prisões. Mas sei que, wto a isso, nada mais pode ser feito. Ou seja, o que esses senhores de oijama falam iu escrevem, não surtirá efeito algum, visto quebestes não têm mais relevância nenhuma, nem no meio militar, quanto mais no meio político. Querem é aparecer, ainda vivem num mundo de conto de fadas, onde eles podiam tudo. Agora esses senhores estão sebticando de que não são os semideuses que achavam que eram.

  9. Porque as Forças Armadas devem ser unidas, de Of Gen a Soldados? Como disse certa vez o Gen Enzo, como comandante do exército “O exército é um só. Uma força desunida fica fácil de ser vencida, porque se divide, quando se faz tomar uma decisão todos são unidos a favor de qualquer decisão desde que não seja “ordem Absurda”. porque somos ensinados na caserna que ordem absurda não se cumpre. Temos a data comemorativa do dia dos soldados comemorado de gen a Sd, mas na pratica quando se trata de salário não é assim. As gratificações tiveram aumento, com Exceção da Gratificação de formação que ficou em 12% quem sabe se um dia aparecerá alguém que trate os subordinados como diz o juramento da bandeira “e com bondade o subordinado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *