Ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto foi condecorado com Ordem do Mérito Militar, maior honraria do Exército
Rodrigo Castro
Uma semana antes da operação da PF contra fraudes no INSS, o Exército condecorou Alessandro Stefanutto, ex-presidente da autarquia, com a Ordem do Mérito Militar – a maior honraria da corporação. A comenda foi justificada pelas “ações destacadas à população brasileira e serviços relevantes em prol do interesse e do bom nome do Exército”.
Beleza. Agora, após a demissão de Stefanutto, o Exército pode rever a condecoração. A instituição vai aguardar a apuração sobre o esquema de descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas para tomar as medidas cabíveis.
O Exército se ampara no artigo 33 do Decreto nº 3.522, que regulamenta a concessão da Ordem do Mérito Militar. O dispositivo prevê as situações em que a honraria pode ser revogada.
Estão sujeitos à exclusão os graduados que “tenham cometido atos contrários à dignidade e à honra militar, à moralidade da organização ou da sociedade civil, desde que apurados em investigação, sindicância ou inquérito”, bem como aqueles que “tenham sido condenados pela justiça brasileira em qualquer foro, por crime contra a integridade e a soberania nacionais, ou atentado contra o erário, as instituições e a sociedade”.
Aliado de Carlos Lupi, Stefanutto foi exonerado do cargo por ordem de Lula diante dos desvios no INSS estimados em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Antes de irar presidente, ele chegou a ocupar outras funções no instituto. Sua trajetória profissional começou na Marinha e passou por cargos como técnico da Receita Federal e procurador da AGU, onde permanece vinculado.
Lauro Jardim (O GLOBO)
Respostas de 10
Depois de ter dado essa “honraria” ao genuíno… Zé Dirceu….Creise Hoffman e tantos outros esquerdopatas, o valor é igual aquelas notas de cruzado novo, conto de réis e Cruzeiro…..kkkk
Poderiam cancelar essas medalhas para para políticos, concedendo-as por por mérito, somente no meio militar.
E a remuneração nada?
Já falei aqui no blog anteriormente e repito: por isso que essas medalhas não tem valor nenhum.
Para militares, servem apenas para juntar pontinhos para promoção.
Não indicam em absoluto que seus dententores são cidadãos/militares excepcionais.
Apenas estavam na hora certa, no lugar certo e com relações certas.
Simples assim.
Errata: *detentores
As condecorações atuais são somente pra corruptos e ladrões. Pede uma medalha pra você ver! É portaria cheia de nove horas, CMT que atrasa Diex, um monte de encheção de saco rolha. Pro cara corrupto é de “graça” exército de Gente sem noção do casseta dando medalha pra esse povinho.
Aos poucos a população em geral vai entendendo e conhecendo como as suas forças agem.
comecem a valorizar mais os seus soldados.
Nesse caso o exército pode, mas acredito que não vai rever…até porque iria causar um constrangimento maior, se cair na mídia essa “cassação de medalhas a corruptos”. Já conheci quem tem medalha até de ” melhor sorriso”, mas é preferível ter mérito e não receber, que ter medalhas sem merecer. Tem muitos puxa-Sacos que se acham superiores, mas na realidad, fica ainda mais feio, para os que não tem l humildade para tratar com seus pares e subordinados.
Se o Nine deixar.
Pelo povo brasileiro o Exército virou Vergonha nacional !