Tenente de 24 anos é gaúcha e já havia se destacado como cadete mais jovem da primeira turma de mulheres na Aman
Bruno Caniato
Na última sexta-feira, 11, a primeiro-tenente Emily de Souza Braz fez história nas Forças Armadas ao tornar-se a primeira mulher formada como piloto de helicópteros na história do Exército brasileiro. Após a conquista, ela deve ser alocada para servir na Base de Aviação de Taubaté, no interior de São Paulo.
Gaúcha de Santana do Livramento, Emily tem 24 anos e concluiu […] a formação no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) ao lado de outros onze tenentes do Exército e dois da Marinha. “É uma grande honra e também uma responsabilidade enorme ser a primeira piloto da Aviação do Exército e representar o sonho de tantas mulheres”, declarou a militar durante a cerimônia.
Além de pioneira na aviação do Exército, Emily já havia se destacado como a mais jovem integrante da primeira turma de mulheres cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), em 2018. Pelo feito, recebeu o título de claviculário, posto concedido ao aluno mais jovem de cada turma, que se torna responsável por abrir os portões da Aman no início do curso e guardá-las até a passagem para a próxima turma.
“Celebramos a formação da primeira mulher piloto da Aviação do Exército, sem dúvida um marco, que prova a integração das mulheres em todas as linhas do Exército”, afirmou o Comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, durante a cerimônia.
Formação rigorosa
O curso de aviação do Exército, em Taubaté, é conhecido entre as fileiras militares como uma das formações mais exigentes do Exército. No total, os alunos passam por 63 semanas de estudos teóricos e práticos, somando 426 horas em simuladores de voo e outras 1.400 horas de voo real nas aeronaves das Forças Armadas.
A seleção dos aspirantes a piloto, segundo o instrutor-chefe do curso, major Thiago Cadime do Nascimento, passa por um processo rigoroso de avaliação de saúde física e psicológica, e os alunos são treinados para desenvolver habilidades de liderança e tomada rápida e segura de decisões. “É uma satisfação e orgulho entregar ao Exército recursos humanos altamente especializados”, afirma o militar.
VEJA – Edição: Montedo.com
Respostas de 13
Com proventos menor que um 1° SGT PMDF.
jajá cai fora das Forças Armadas.
Logo logo irá migrar para a aviação civil kkkk
Guardem bem esse nome e esse rosto. Como parece ser competente, Em breve veremos notícia de que deu baixa.
No máximo 03 anos, Próxima piloto da LATAM.
Helicóptero na Latam?
aqui só oficiais podem pilotar, quero ver ela ir pra uma guerra real como piloto!
Não é porque vc somente conviveu com mulher fracas, que está não poderá se era diferente. As que eh conheço são guerreiras e superam muitos que se dizem ” homem”.
Mais uma, que em breve estará caindo fora das das Fôrças Armadas, recebendo um vencimento ridiculo, paraser Piloto de Helicóptero. vibrar é bom, mas á Familia em Primeiro
lugar, seu bem estar profissional também, com salarios justos.
Salarios baixos das forcas armadas para oficiais, imaginem os outros militares.
Vai cair fora em breve.
Enquanto isso eu faço bicos de eletricista e de motorista por aplicativos.
Eb sempre atrasado. A FAB Ja tem uma MAJOR comandante de esquadrão.
de que adianta isso tudo seu soldo é uma merreca
Parabéns guerreira gaúcha, eu com 24 anos era recém subtenente…kkkk