Proposta petista de transferir gestão do ensino militar para o MEC ganha força no Congresso e preocupa cúpula das Forças Armadas

IME - INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA

Zé Dirceu atua como padrinho do projeto da deputada Maria do Rosário
O jornalista Leandro Mazzini, titular da Coluna Esplanada, distribuída para diversos jornais do País, assinalou a preocupação da cúpula militar sobre um projeto de lei da deputada petista Maria do Rosário, que tem ganho a adesão discreta dos partidos de centro-esquerda e visa entregar a gestão dos estabelecimentos de ensino vinculados às Forças Armadas para o Ministério da Educação (MEC).

Segundo Mazzini, o PL 5010/24 é apadrinhado por José Dirceu, ex-presidiário e futuro candidato a deputado federal. O outrora homem forte do governo Lula há muitos anos fala em aproximar parte dos militares ao projeto de Estado da doutrina petista – o que, hoje, é impossível, pelo cenário sócio-político.

Ao justificar o projeto, a parlamentar gaúcha argumenta que “em um momento em que o país busca desvincular-se da tutela militar na política, este projeto visa proteger as bases da democracia desde a educação, reforçando a formação de cidadãos aptos a contribuir para a construção de uma sociedade justa e igualitária, seja qual for a sua trajetória profissional.”

Pela proposta, os colégios militares ficarão sob a alçada do MEC e passarão a ter diretrizes totalmente civis.
Já nas escolas de formação, como a AMAN e ESA; aperfeiçoamento (ESAO, EASA, etc.); altos estudos (ECEME e equivalentes); e Institutos Tecnológicos (ITA e IME), os currículos serão adaptados “conforme programa educacional específico das Forças Armadas, observadas as diretrizes e bases da educação nacional”, diz o texto.

Encaminhado pela presidência da Câmara, o projeto está sob análise da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Segundo Leandro Mazzini, a Defesa prefere que o projeto permaneça em “banho-maria” (sem trocadilhos).

Confira a íntegra do PL-5010-2024 Ensino militar

Acompanhe a tramitação do PL 5010

Respostas de 32

    1. Apagar a luz? É só ver o que acontece em Minas Gerais com os bilhões da iniciativa privada investidos em energia solar. Agora só podem gerar energia solar à noite com um golpe permitido pela ANEEL e das concessionárias.

  1. Só quero ver agora se nossas corjas de Cmd cai ficar calado, assim é o fim das forças desarmadas, porque de armadas não tem porra nenhuma

    1. Calma, ninguém disse que iriam parar de marchar, usar armas somente para desfiles e deixarem de ter corte de cabelos. Nem tudo é ruim na PM ou GCM….basta ver qualidade das escolas Militares Brasileiras dos Estados, tem muitas que são destaques a nível nacional. ” Quanto ao cateter militar” qualquer integrante sujeito a Código Penal Militar é ” caráter militar”, com a exceção da CGM que são agentes civis, mas no quesito organização militar, caso deixem de fazer formaturas, receber generais …estarão sim deixando o ” cateter militar de lado”.

    2. Se os alunos forem comandados igual as tropas de 8 de janeiro, o ideal é que seja comandado pela PM … senão vai correr o mico de pegar um acostumado em assuntos de comando de treino pra formatura a vida inteira e não um capaz de desenvolver o Intelectual tropa.

    3. nada a ver. voce ja trabalhou em um comegio militar? extensas formaturas e gastos nao auditados
      é muita grana bb. aqui em brasilia vem ver

  2. Só vai faltar colocar todos os Veteranos e Pensionista no teto do INSS:
    “O teto do INSS em 2025, é de R$ 8.157,41, válido a partir de 1º de janeiro. Esse valor foi anunciado pelo Governo Federal em 10 de janeiro de 2025”.
    “O último que sair, etc……”. Apagou ……, fechem as portas.

    1. Brincadeira desde quando os generais da ativa vão aceitar? se no outro dia da reforma terão o Teto do INSS. Isso nunca será aceito pela cúpula Militar. Ideia ultrapassada. Os generais dariam um tiro no pé?

      1. a solucao que eles estao tendo ate hoje foi a de prejudicar a carreira das praças com aumentos de intersticios, chaqao com provas e nem todos vao sair qao
        um sub dai sub com 45 anos so kkk

    2. quanto um sub ganha?

      é melhor aumentar os adicionais e irmos pro teto pq daqui a pouco enconsta no salario do oficial de menor patente

      o praca ja ganha menos

  3. Eu admiro a inteligência emocional do presidente Lula kkkk.
    O presidente Lule tem uma visão Geoestratégica KKkkk.
    Alguém disse essas frases com bastante entusiasmo, então receba.

  4. A esquerda chegando com força e as FFAA não fazem nada….

    É o fim da picada…..Em breve teremos funk e Pablo Vittar nas apresentações de alunos do Colegio Militar, Instruções de gênero na ESA, aulas de cultura WOKE na AMAN, historia de Cuba na ESAO, e por aí vai….

  5. Tá certo. Ensino é democrático e não exclusivo. Minha filha fez concurso para estudar em um IF, longe de concurso militar e próximo a uma engenheira e do empreendedorismo.

    1. E a inteligência? E o esforço? São democráticos ou exclusivos? Diga-me: se todos devem ter tratamentos iguais perante a Lei porquê há tantas injustiças, tantos crimes e tantos criminosos libertos pela nossa justiça?

  6. O comunismo provou-se impraticável. A antiga URSS desmoronou. A China atual é o resultado da introdução do capitalismo por Deng Xiaoping no final dos anos 1970, quando sucedeeu Mao Tsé-Tung.

    No entanto, se se provou um fracasso, aqui no Brasil somos fãs de teorias fracasadas lá fora.

    A expressão “comunismo” não é muito utilizada, mas grupos políticos simpatizantes dessa ideologia sonham em implantar aqui no país um regime totalitário de moldes “stalinistas”.

    Esse é o receio daqueles que não concordam com essa ideia de passar para o MEC o ensino militar.

    Sejamos mais sensatos: olhem o ensino público brasileiro como é praticado, vejam como em geral os jovens saem do ensino médio em escolas públicas e os comparem com aqueles oriundos dos colégios militares.

    1. Desde de quando a URSS ou a China foram comunistas? O máximo que podemos falar é que a URSS foi socialista. Já a China é capitalista temperada com socialismo. O comunismo é uma utopia, um fantasma que serve para enganar os inocentes, e amedrontar tiozinho ignorante.

      1. No capitalismo são oferecidos produtos, mercadorias e serviços que resolvem problemas das populações gerando bem estar social e índice de desenvolvimento econômico elevado que são causas da criação de riquezas para os empreendedores e é por isso que você tem a oportunidade de escrever aqui.

        Já no socialismo/comunismo, que é quase o nosso estado, como em quase todos os países pobres da América do Sul, os empreendedores bilionários, mancomunados com o Estado, empobrecem as populações, ou a conta gotas ou com voracidade, controlando todas as posses, propriedades e liberdades. Se vc possui um veiculo, analise quantos veículos em impostos vc já pagou, renovação de CNH, licenciamentos, IPVAs, multas, radares, pedágios, etc. Imagine uma casa, um imóvel rural…É assim que funciona no comunismo, Estado perdulário, gastador, apoiado por ricaços e mamadores do dinheiro de quem produz e trabalha. Uma hora cai o muro de Berlim e quero ver para qual lado vc correrá.

        1. Eu ja li muita besteira aqui, essa com certeza e a maior. Só tem 5 Países que se dizem comunista no mundo, 2 economia e politica, os outros 3 Países comunistas Politicamente e economia de mercado. Com certeza nao deve saber os 5, quem sabe apenas 3. Todos os Países abaixo da linha do equador foram colonizados, e foram 200/300 anos de Colonização, isso explica muito a realidade de cada pais. Capitalismo na sua Essência hoje nem os EUA.

  7. Justa e igualitária seria o PT se preocupar em dar aos alunos das redes públicas a mesma qualidade de ensino apresentado nos colégios militares mas como subir o nível significa diminuir a doutrinação preferem baixar o nível das escolas militares

  8. Nenhum político, militar ou civil estão preocupados com o povo trabalhador e os militares. As pessoas trabalhadoras , soldados e população que se arrebentem. They Don’t Care About Us.

  9. Nunca daria certo, o PT quer colocar as suas ideologias nas FAs, ensino militar é muito diferente do civil. Militar é militar, civil é civil, fim de papo!

  10. O problema não são os militares ou as escolas militares, são esses políticos vagabundos, ladrões do dinheiro público, tudo cortina de fumaça para poder seguir roubando o dinheiro público e o povo idiota rindo , achando bonito. Seguem sem dinheiro, sem escolas, sem hospitais e acham que vendo as instituições acabarem vai melhorar essa vidinha medíocre deles. Acorda Brasil. Um pilantra como esse José Dirceu ditando regras. Esse cara tinha que estar morto. Ele e a corja do PT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *