Alvo de IPM, coronel do Exército acusa Alto Comando de oportunismo

Capa do livro "Diários da Caserna — Dossiê Smart — A história que o Exército quer riscar", do coronel da reserva Rubens Pierrotti (Editora Labrador/Divulgação)

Declaração está em arquivo que embasou abertura do Inquérito Policial Militar contra Rubens Pierrotti Jr. por entrevistas com críticas à corporação

O coronel da reserva Rubens Pierrotti Jr., atualmente alvo de um Inquérito Policial Militar (IPM), afirmou em entrevistas recentes que o Alto Comando do Exército agiu de forma oportunista diante da tentativa de golpe de Estado em 2022. Segundo ele, os generais não ofereceram apoio direto à trama, mas também não se posicionaram de maneira firme contra as articulações golpistas.

As declarações constam em um relatório enviado pelo subchefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, general Carlos Alberto do Rego Barros, ao chefe do Estado-Maior da 1ª Região Militar, general Vicente de Paulo Mattos Júnior. O documento reúne manifestações públicas feitas por Pierrotti em diferentes entrevistas.

O coronel foi intimado a prestar esclarecimentos sobre falas proferidas em entrevistas ao canal de YouTube Tramonta News, conduzido pelo jornalista Carlos Tramontina, e à rádio 98.7 FM, a Pop Rio.

Em uma dessas entrevistas, concedida em 28 de novembro de 2024, Pierrotti classificou a postura dos militares em relação ao episódio como dividida entre três grupos: os golpistas, os legalistas e os oportunistas. Segundo ele, os oportunistas “não davam apoio, mas também não se contrapuseram”. Ele estimou que “entre 80% e 90% dos oficiais do Exército” apoiavam a tentativa de golpe, ainda que parte deles o fizesse de maneira velada. “Tem militar que dá a cara a tapa e tem militar que só espera. É oportunista”, disse.

Pierrotti criticou diretamente a atuação do Alto Comando: “Enxergo a atitude do Alto Comando do Exército como oportunista, muito mais do que legalista”.

O coronel também teceu duras críticas ao Superior Tribunal Militar (STM). Ele apontou que, mesmo com uma carga de trabalho muito inferior à do Supremo Tribunal Federal (STF), o STM conta com mais ministros — 15 contra 11. “É uma Justiça cara, com pouca produtividade. Em tempos de paz, corte marcial não se justifica”, afirmou.

Ele ainda ressaltou que cerca de 80% dos membros da Justiça Militar de primeira instância não têm formação em Direito, chamando isso de “absurdo”. Para Pierrotti, o STM representa “o sonho dos generais quatro estrelas que viram ministros sem nem formação jurídica”.

Em nota oficial, o Centro de Comunicação Social do Exército confirmou que foi instaurado um IPM para apurar se houve crime militar por parte do coronel da reserva nas declarações públicas feitas nas entrevistas.
FOLHA – Edição: Montedo.com

Respostas de 25

  1. As verdades doem os ouvidos das nossas crianças mimadas.
    Elas entram num processo de negação, tal qual meu filho de 6 anos, que tampa as orelhinhas e sai gritando “nao! Nao! Nao!” Enquanto chuta o chão.

    Assim tambem sao os oficiais. Eles não suportam verdades inconvenientes. Eles hostilizam, atacam e tentam prejudicar quem aponta o dedo e diz que determinada coisa é uma farsa.

    Olhem bem meus amigos, o jeito de falar, as gírias, a forma “bobo alegre” de ser, os bonequinhos na mesa, a total alienação com o que é sério e real.

    Apenas crianças mimadas. E elas não aceitam ser contrariadas.

  2. Se entre 80% a 90% dos Oficiais apoiariam um golpe o Exército está muito melhor do que eu imaginava já Que mesmo com este suposto apoio se mantiveram afastados das paixões individuais que devem ficar sob o manto da farda e agiram conforme a lei.

  3. Eu, Antigamente até tinha uma noção de que era lei, mas depois que vi as verdades e tantas injustiças, acho errado acreditar em criminosos ou em.keid que não beneficiem os cidadãos decentes , e não enxergar isso é puro síndrome de Estocolmo. Para começo da conversa, apoiar ladrão, corruptos, estupradores ou qualquer ser nestes moldes para liderar alguma coisa é errado, pensem nisso.

  4. Oportunismo foi quando emplacaram a Lei de remuneração deles – a da farinha pouca,Meu pirão primeiro – ali os oficiais mostraram a verdadeira sanha ,tratoraram os praças da reserva e pensionistas sem Pena.Nunca mais isso terá conserto.

  5. quem está comentendo crimes nessa caso é quem mandou instaurar o IPM, ou seja , incidiu nos delitos previstos nos artigos 27 e 30 da lei de abuso de autoridade

    1. Abuso de autoridade e o crlho! E o estado Exercendo o poder de policia! A policia Federal e a que mais demite por deslealdade com a instituicao! Este cara deve conhecer os rigores das leis e regulamentos! Quando estiver sendo julgado na JMU nas varias oportunidades que ele tera, ele argumenta aue nao concorda com a existencia da JMU! Quando ele for chorar no STF 😅😅😂, ele usa este mesmo argunento! 😂😂pau nele EB!

      1. Quando chegar no STF, acolhem o argumento.

        Afinal os Juízes de verdade tem despeito dos juízes de mentira, e o Próprio judiciário ignora a IMU.
        Julga pouco, julga mal.
        Generais julgando, ja viu ne.

        Por isso ele vai berrar até o sTF sim, e vai rebolar das suas Instituições, dos seus instrumentos, da sua vaidade.

        Crime de abuso de autoridade evidente!!!
        Se o MPM Não processar, Ação penal privada subsidiária da pública.

        Suas estrelas são pintadas major. É por isso que brilham. Você não está acima das leis da república, é apenas um servidor ocupante de cargo de nível médio, mal remunerado, mal cheiroso e mal instruído.

        Não pense que todo militar se comporta como recruta de regimento do interior do RS. Vc ainda aprenderá uma lição de alguém que saiba que as estrelas são pintadas com resina epóxi, e apenas por isso brilham.

        Coronel, diferente de vc, não vai se calar. Ele não tem medo. Vc treme de medo de tudo. Ele enfrenta, e pessoas metidas a valente recuam quando veem um enfrentamento.

        1. Duvido! Coloque julgados aqui, vamos discutir caso a caso! Desconheço conselhos de justificaçao revertidos no STF. Abuso de autoridade pq? Vc conhece o objeto do IPM? Ele nao esta cantando aos 4 ventos supostos crimes na administraçao militar, a administracao tem o dever de apurar! Óbvio que ele sera chamado para esclarecer, pq se esta cantando aos 4 ventos, e testemunha! Agora, la na frente, caso suas alegacoes nao sejam comprovadas, ele pode eventualmente ser indiciado por algum crime. Ele tem o dever de comprovar! Simples assim! Aonde esta o abuso de autoridade? Vc sabe os requisitos para configurar abuso de autoridade? Vamos la! Mesmo que ele reverta jo stf no futuro, o que eu acho improvavel, vai se fuder! Vai ser condenado e demitido! Vai dormir mal! Vai ficar preocupado! Vai gastar muito dinheiro! 😅😅😅😅😂😂 e o que merece! A forca tem sido muito leniente com essa turma!

          1. Não vale à pena discutir julgados com você. Você não tem a menor capacidade de discutir isso. Você nunca trabalhou com isso. Pode ter feito uma graduação em direito, mas nunca viu na prática. Posso conversar contigo sobre movimentos de carrossel ou a modernização do cascavel, você é um servidor de nivel médio qualificado para isso.

            Mas te adianto que você pode achar matérias jornalísticas tratando sobre o quantitativk de acordãos do STM foram reformados via recurso extraordinário ou habeas corpus, demonstrando o amadorismo da justiça militar. Alguns viraram até súmula, como a falsificação da carteira de arrais amador!

            Estavamos falando disso, de crime de abuso de autoridade, lembrando que a competência da IMU é apenas relacionada a crimes militares… ai você vem falar de conselho…

            Vamos discutir da formatura do 10 de maio. Isso você sabe opinar. Qualquer coisa diferente disso, seria perda de tempo. Prefiro discutir com meu filho adolescente.

            O fato é que o Coronel debochou, debocha e continuará debochando das suas instituições e desse medo enraizado na alma que você e os seus possuem. Está vendo como ele não se dobra? Ele não está nem aí.

        2. Concordo! Nao ha o que discutir! Todos os casos transitaram em julgado e o STF nem conheceu o recurso 😅😅😂😂! Vc tem jeito que era praca, ganhou um diploma ajudado por um oficial que te liberava para estudar e fazer prova, hoje e um servidor publico em um orgao meia boca, e tenta parecer importante. Mestre, prefiro ser Major, adoro ser major. Vc esta pagando previdencia complementar? Paga quanto de plano de saude? Mais quanto de Colégio no mesmo Nível do CM? Vai aposentar com quantos anos? Eu daqui a pouquinho ja posso meter o pe 😅😅😂 deixa eu te contar uma coisa! Ser oficial superior e bom demais! 😎😎 ahh formar na AMAN nao e pra qualquer um, so vc analisar quantas pessoas bem sucedidas formaram na AMAN e estao em alguma esfera do poder, vamos citar algun: Tarcísio Freitas, general Mourão …etc em bons concursos, dezenas… que permanecem no exercito, centenas. Vc e um bosta, nao tem condicoes nenhuma de falar da aman. Fiz direito com o pe nas costas! Qualquer faculdade e moleza perto da aman, em todos os aspectos!

      2. Aqui podemos ver bem como funciona o exército por dentro. Verdade? Leis? Justiça? Nada disso serve pra essa turma. Entendam, tudo que é falado reuniões e formatura não passa de lorota.

      3. Ora, cidadao, ele esta apenas criticando a instiuição e ela e seus integrantes nao são insindicaveis, como instituição publica pode e deve ser criticada isso esta na essencia da democracia, a res é publica .
        Por outro lado o que o cel esta dizendo é publico e notório, a propria policia federal na investigação do dia 8 janeiro deixa isso clarificado bem como o mpf que ofereceu denuncia sobre tais fatos, ou seja o que ele levanta na suas criticas esta evidente, claro como a luz do sol e vai ficar ainda mais com a condenação de varios militares pelos crimes do 8 janeiro, os quais o cel se refere no seu livro. O militar da reserva esta autorizado a tecer comentarios , criticas sobre os mais divrsos assuntos inclusive referente ao serviço onde reside interesse publico , ou seja de interesse da sociedade. a lei é 1986. se o cel quiser me contratar serei seu causidico dessa perseguiçao institucional do Exercito Brasileiro.

  6. Lorotas, acredito que não devíamos acreditar em lorotas, e sim em fatos, é necessário sim o competente IPM, caso contrário qualquer se em noção irá produzir opiniões e fatos sem provas, exemplo aqui um sem noção que crítica a Polícia Militar Brasileira, sem ele nunca ter feito parte ou visto a realidade NA PRÁTICA, um único dia seguer … GENERALIZAR É FÁCIL, PREGAR MORAL SE CUECAS É FÁCIL, agora ver a realidade da sociedade em que vive, isso é para poucos, principalmente para aqueles que desconhecem a realidade do Ordenamento Jurídico Brasileiro, a lei continua sendo para os filhos do “rei” sim…mas isso não significa que eu tenha que concordar com coisas erradas, por não ser um filho dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *