Exército monta Hospital de Campanha para atender casos de dengue no RS

Situação de emergência vigora na cidade desde 25 de março | Foto: Luana Nyland / Prefeitura de Viamão / CP

Município de Viamão apresenta aumento acelerado dos casos de dengue; previsão é de que a estrutura entre em funcionamento nesta sexta-feira

Fernanda Bassôa
Viamão (RS) – O Exército inicia nesta quinta-feira a montagem do Hospital de Campanha na cidade da região metropolitana de Porto Alegre, atendendo à solicitação da prefeitura nas ações de enfrentamento ao aumento acelerado dos casos de dengue no município, que já passa de 1,3 mil. A montagem está sendo feita pelos militares do 3º Batalhão de Suprimento do Exército, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e a previsão é de que seja concluída na manhã de sexta-feira, quando deve entrar em funcionamento. Serão disponibilizados 30 leitos para hidratação.

Para que o Hospital de Campanha começar a operar, a administração precisou realizar ajustes na rede elétrica, hidráulica e também no entorno para dar início à montagem da estrutura. Na semana passada, representantes do Exército Brasileiro realizaram uma visita técnica com o objetivo de fazer uma avaliação estratégica de possíveis áreas.

Em 25 de março o prefeito Rafael Bortoletti decretou situação de emergência na cidade em decorrência do número alarmante de casos positivados na cidade. “Desde o primeiro dia em que declarei estado de emergência em Viamão devido ao surto de dengue, a Prefeitura tem buscado apoio em diversas instâncias para enfrentar a situação. Contamos com a colaboração do Exército Brasileiro, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Vigilância em Saúde.”

Segundo ele, nas ruas, os soldados, juntamente com os agentes municipais, estarão empenhados em ações de conscientização, limpeza e aplicação de inseticida para o controle do mosquito transmissor da doença.

“Além disso, enviei à Câmara de Vereadores um projeto de lei propondo o aumento das penalidades para o descarte irregular de lixo, com multa de até R$ 5 mil. Também estamos implementando um sistema de monitoramento, com a instalação de 20 câmeras nos pontos críticos da cidade, para melhorar a fiscalização. Nossa Secretaria de Saúde está mobilizando todos os recursos possíveis para intensificar o combate ao mosquito da dengue e proteger a saúde da população”, destaca o prefeito, empenhado no enfrentamento.

O Hospital de Campanha, que inicia as operações nesta sexta-feira, será destinado exclusivamente ao atendimento emergencial de pacientes no combate ao enfrentamento da dengue. A Prefeitura segue trabalhando buscando garantir agilidade e segurança no atendimento aos cidadãos. O número maior de contaminados se concentra nos bairros Paraíso, Augusta e Cecília.
CORREIO DO POVO – Edição: Montedo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *