Autor de livro que fala em corrupção na Força, Rubens Pierrotti foi intimado a prestar depoimento
Fabio Victor
São Paulo – O coronel da reserva Rubens Pierrotti Jr. foi indiciado pelo Exército em um Inquérito Policial Militar (IPM) após dar entrevistas em que critica a corporação.
Em intimação enviada a Pierrotti para prestar depoimento nesta quarta (2), o Exército diz que o inquérito foi instaurado para “apurar, verificar e confirmar a veracidade, a autenticidade e a integridade” de declarações dele em entrevistas ao canal de YouTube Tramonta News (conduzida pelo jornalista Carlos Tramontina) e à rádio 98.7 FM (Pop Rio).
Pierrotti foi aos programas para falar do livro “Diários da Caserna: Dossiê Smart: A História que o Exército Quer Riscar”, em que acusa de corrupção a corporação e vários de seus oficiais –especialmente Hamilton Mourão, ex-vice-presidente e hoje senador (Republicanos-RS)– pela compra de um equipamento milionário.

Na publicação, o coronel, por meio do alter ego Battaglia, escreve que o Exército foi “leniente com as ilicitudes” e que “chegava a recompensar malfeitores”. Também faz críticas a hábitos que seriam arraigados na força verde-oliva. Cita o uso sem critério de verbas, a confusão entre público e privado (uso da estrutura ou de subordinados em atividades pessoais) e o caso de um oficial à paisana que dava expediente “disfarçado de servidor” em um tribunal federal junto a um desembargador na defesa de causas de interesse do Exército naquela corte.
Desde que lançou o livro, no ano passado, o coronel tem dado entrevistas em que reafirma e amplifica denúncias e críticas ali publicadas.
NoTramonta News, Pierrotti disse que o Exército promove doutrinação ideológica e lavagem cerebral nas escolas militares e criticou as benesses da Previdência dos militares (da qual ele próprio, como reservista, usufrui), citando o déficit de R$ 50 bilhões do sistema, proporcionalmente muito maior que o dos civis.
“A Previdência Militar é uma coisa assim… uma bocada que eu vou te falar. Muito boa, porque você contribui em diversas fases da vida, proporcionalmente ao seu salário. (…) Capitão vai descontar proporcionalmente ao [soldo de] capitão, major (…). Só que, quando se aposenta, você se aposenta com integralidade. É óbvio que o mínimo que deveria ser feito é uma média das contribuições para o militar receber, mas a integralidade é um absurdo. A integralidade provoca esse déficit de R$ 50 bilhões.”
O coronel também criticou o “suporte” dado pelo Exército aos acampamentos golpistas em frente aos quartéis e citou indícios de que munições da corporação foram utilizadas nos ataques de 8 de janeiro de 2023. “Encontraram granadas tipo bailarina, que nem a polícia do Congresso, nem a polícia do STF e nem a PM de Brasília possuem (…), que são granadas usadas pelas Forças Especiais [do Exército].”
À rádio 98.7 FM (Pop Rio) ele atribuiu os ataques de 8 de janeiro à doutrinação de direita nas escolas militares, criticou os militares denunciados pela trama golpista (“sempre muito coerentes com o que eles pregam, fizeram o plano do golpe auditável, imprimindo no Palácio do Planalto”) e disse que a Lei da Anistia (evocada por militares para justificar a não punição por crimes da ditadura) foi um erro.
Procurado, o Exército não respondeu quais declarações de Pierrotti motivaram o IPM, afirmando, em nota, que o objetivo do inquérito é “apurar se houve prática de crime militar por parte do coronel (…) em entrevistas concedidas a veículos de comunicação, não havendo qualquer relação de causa e efeito com o livro publicado pelo militar”.
Na intimação enviada a Pierrotti, o Exército informa que “o não atendimento a esta notificação poderá configurar o crime de desobediência a ordem legal de autoridade militar” e “acarretar outras providências legais cabíveis que possibilitem tal depoimento”.
Em sua peça de defesa, Pierrotti lembra que o STF proibiu conduções coercitivas para interrogatórios, solicita acesso aos autos, o adiamento do depoimento e que lhe seja esclarecido por quais crimes é investigado e por que foi indiciado. Pede também que o coronel encarregado do IPM seja considerado suspeito e afastado do caso, por ter tido, no passado, uma solicitação de transferência negada, num parecer assinado por Pierrotti.
Pierrotti disse à reportagem ter recebido de fontes militares a informação de que o general Carlos Duarte Pontual de Lemos, comandante da 1ª Região Militar e responsável pela instauração do IPM, teria encaminhado proposta ao Departamento Geral de Pessoal (DGP) do Exército para abertura de um Conselho de Justificação para julgá-lo. Trata-se de um tribunal militar que poderia expulsá-lo da corporação.
O Exército informou que, “até o momento, não foi apresentada qualquer proposta para a abertura de um Conselho de Justificação em relação ao Coronel Pierrotti”.
O oficial indiciado lembrou que uma lei de 1986 permite “ao militar inativo, independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político, e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público”.
O caso de Pierrotti guarda semelhanças com o do também coronel da reserva Marcelo Pimentel, que em 2018 lamentou a eleição de Bolsonaro (“mau exemplo” de militar) e desde então foi um crítico frequente, na mídia e em redes sociais, da politização das Forças Armadas, tendo sido alvo de seguidos processos disciplinares do Exército pelas opiniões emitidas.
FOLHA – Edição: Montedo.com
Confira a entrevista do Coronel Rubens Pierrotti ao Tramonta News
Respostas de 36
Ao Inves De Curtir A Reserva Resolveu “Morrer Pela Boca”! E O Tipico Que Se Deu Bem A Vida Inteira, Quando Tomou Um Tuff, Resolveu Falar Merda! Esqueceu Que Esta Na Reserva Remunerada, E Nao Aposentado! Não E Civil! Tem Que Ser Condenado E Na Sequencia Conselho De Justificação, E Por Obvio, Demitido! Quem vai querer ler o livro deste abobado, de artilharia ainda! 😅😂
Exatamente
O mais interessante na entrevista que deu ao jornalista, e que me chamou à atenção, foi ele criticar o quanto recebe em seu contracheque?!
Ora, era só ele doar toda a parte da remuneração que entende ser “excessiva”. E passar a viver com um valor igual ao teto do INSS ou na proporção do que contribuiu para a pensão, como ele mesmo sugeriu.
É cada louco nessa quadra por que passa esse país…
Antes tarde que mais tarde. Pelo menos vai morrer pobre e honrado. Só falou a verdade!
Honrado?!?????….Conheço bem essa peça da Brigada Paraquedista…..
Meu advogado falou para não comentar…..rsrsrs
ja que concorda com ele, entrega seu soldo pra caridade….
Se ele se deu bem na vida eu não sei, mas deve ser mérito dele, é paraquedista, é QEMA…
As pessoas que tentam diminuir o coronel são aquelas que se beneficiam ou pensam que irão se beneficiar do regime.
De tudo que você disse, só faltou questionar a veracidade da fala do coronel. Ele fala verdades, nunca ninguém disse “é mentira tal ponto”, a previdência não é deficitária, não recolhemos com base no soldo e passado um pouquinho de tempo nos aposentamos integral, 48 aninhos até 90.
É verdade. E a verdade dói.
A instituição terá que evoluir. Pelo amor ou pela dor.
Ameaçaram o coronel de condução coercitiva, ele jogou logo o julgado do STF sobre Presidente Lula, que veda condução coercitiva, e ainda disse que so presta declarações se informarem o pq do IPM.
Sambou na cara dos seus. E nada pode ser feito. Nada foi feito e nada será feito.
Os militares não estão acima das leis e os juízes ganham 3x o teto não por acaso.
fogo, coronel!
O que e verdade? Esta pergunta e feita desde a grecia antiga. Voltando ao caso concreto, ja que ele sabe a verdade, vai ter que ter que qualificar e quantificar suas alegacoes, dando nome aos “bois”, dia, data, hora, quem fez…etc, ou ele so quer jogar ideias no ar, desacreditar pessoas e instituicoes? Ele e um denunciante, e testemunha, vai ter que esclarecer suas denuncias, nao vejo como ilegal sua Condução, visto que ele e testemunha de supostos crimes!
Meu deus, não me diga que estudou filosofia na aman.
Um filosofo.
Vejam bem esse comentário, amigos.
Percebem quando digo que um oficial ganha bem demais para esse cargo de baixa complexidade? É por isso que a pmdf agora está nivelando com delegado, com a vantagem que um coronel leva 700 mil na passagem para reserva, tudo ferias não gozadas… mas é nivel superior até pra soldado…
Não tem indivíduos assim (e se acham cultos, viu!)
Provavelmente possui interesse na causa! Coronel QEMA 20/20, tem $$ sobrando! Quando for demitido vai chorar no STF? Custa caro heim, nao sei se consegue reverter, ainda mais quando a morte ficta acabar! Será uma boa economia pra uniao! 😅😅😂 ah seu conselho de justificacao sera na vingencia da nova lei! 😅😅😅😂
So nao disse q a paridade e integralidade é mais barata que os direitos do CLTista ou estatutário….
Enquanto mamou, tava feliz….
Quanbdo foi preterido, deu seu piti
Muito bom pica fumo !!! Certíssimo
O Coronel vai enfrentar um tsunami de Assédio moral, funcional e perseguições; não vai dormir a noite; terá que tomar remédio controlado; viverá em um um inferno astral, e por quê? Fora de sua sanidade mental, resolveu dar socos em ponta de facas, enfiou o espeto no olho do ciclope. Valeu Apena? “Tudo vale apena se a alma não é pequena”, mas infelizmente, mesmo a alma do cano, a única existente, é insignificante.
Será um Don Quixote contra um gigantesco moinho de ventos, não tera ninguém a seu lado, nem seu fiel escudeiro. E a máquina? Essa sofrerá apenas arranhões que rápido seus mecânicos irão passar uma massa de polir. Triste, mas verdade.
Excelente comentário
Realmente deve ter sido preterido , aí sai cuspindo no prato. O exercito deveria cobrar dele tudo que falou, pois caso contrário, cometeu crime, pois ele acusou o exercito de vários crimes.
É sempre assim entre os integrantes dos “estamentos superiores”.
Foi preterido em promoção? Aí “joga no ventilador” tudo que viu e ouviu “bovinamente” calado quando na ativa.
“Homens sem caráter!!”.
Se tudo que está criticando agora, lá atrás também não concordava por que não foi embora no primeiro momento? Por que permaneceu seguindo a carreira?
Quando percebeu a “doutrinação de direita” na “Acadimia” por que continuou no curso, já que demonstra ser contra?
É masoquista?
Fico pensando aqui: se fosse promovido a oficial general, continuaria na ativa? Ou pediria Reserva e manteria essas críticas?
Perfeita colocação!
O sabichão desconhece a história,pois a Anistia foi provocada por partidos de oposicao ao Regime Militar,queriam e conseguiram perdão aos crimes de sangue , para os psicopatas da luta armada.
Quem encabeçou o movimento pela anistia surgiu em 1970 tendo Therezinha Zerbini como responsável que era esposa do General Euryale de Jesus Zerbini. O projeto inicial não previa a libertação dos presos por atos terroristas tendo o STM intervido para Que ela fosse ampla, geral e irrestrita.
Eu sou do tempo em que coronel quando era preterido na Promoção para general era indicado como diretor da Polícia Federal.
Falou o que todo mundo sabe.
“Parece” que o autor do livro fez igual um que se diz militar, sem experiência, que gosta de escrever falando mal das Polícia Militar Brasileiras. a diferença é que o oficial da alta patente além de escrever, concedia entrevistas.
“Procurado, o Exército não respondeu quais declarações de Pierrotti motivaram o IPM, afirmando, em nota, que o objetivo do inquérito é “apurar” se houve prática de crime militar por parte do coronel”.
provavelmente, caso o Investigado tiver alguma prova concreta do que diz, ou esteja falando de fatos que realmente ocorreram e já foram solucionados, não vai estar em desacordo com o que Prevê a lei, porém toda a generalização é burra, da mesma forma os que acreditam que os Estados brasileiros são iguais e que a corrupção não atingiu todas as instituições, e que apenas as polícias são erradas. Esses que generalizam, vivem numa bolha e não conhecem nem a realidade que os cerca , LOGO ALI, “O COMPORTAMENTO DA SOCIEDADE”…
Os comentários de alguns daqui deste Forum são reveladores sobre as limitações cognitivas da mentalidade de um militar.
Ao invés de se ater e debater sobre o que o Coronel expôs, em relação aos desmandos da caserna, as pessoas se prendem à pequenez/frivulidades da carreira militar, do tipo: “E O Tipico Que Se Deu Bem A Vida Inteira” (sic); “Resolveu Falar Merda! Esqueceu Que Esta Na Reserva Remunerada, E Nao Aposentado!” (sic); ou ainda “Realmente deve ter sido preterido , aí sai cuspindo no prato”. O pior que essa mentalidade tacanha predomina entre os fardados. Triste!
Excelente comentário!
Existe a possibilidade de que esteja apenas explanando a verdade, de que tem conhecimento, mas sem autorização, isso é ” errado”… Do ponto de vista institucional, até porque todos sabem que as mazelas existem, só não sabe quem não quer ver …
Exatamente, o Coronel falou apenas verdades que são difíceis da caserna aceitar, principalmente na dificuldade dos oficiais entenderem a diferença entre público e privado e tentarem se aproveitar de pessoal e estrutura da união em benefício próprio.
Não vejo FRIVOLIDADE nenhuma.
A única “mentalidade tacanha” é do próprio coronel quando vai a público criticar a própria remuneração que recebe na Reserva, declarando que deveria ser menor.
Ora, que ele mesmo doasse a parte excedente da remuneração.
Fez isso? Não.
Portanto, Ed “mentalidade cognitiva abrangente”, os comentários aqui são válidos, pois exteriorizam o absurdo do coronel que “cospe no prato que ainda come”.
Joga o prato fora e mostra que é coerente com suas declarações “politicamente corretas”.
Perfeito, pensei nisso também. Tentaram apenas derrubar a narrativa dele, seguer tentaram acordar para as verdades.
Não acredito que ele não saiba que os descontos para a Pensão Militar sejam para Os Pensionistas e não para Os inativos… a história das granadas de gás lacrimogêneo bailarina são da revista Piauí e as granadas tem Chip para rastrear a origem.
Todo Mundo sabe, que o DNA da corrupação.esta em nosso sangue, seja na espera Federal, Estadual e Municipal. e todos sabem que nas Fõrças Armadas não é diferente, e só ver problemas nos Ranchos das Unidades, quem já serviu e conviveu com isso, sabe, ninguém aqui, é ingenuo, onde tem verba grande, tem olho grande, ta no nosso Dna, ate´na china, estão combatendo a corrupação na Fôrças Armadas de la, eu li essa semana numa revista, E olha que o regime la e comunista e mata corrupto, e mesmo assim tem,gente que arrisca a vida la, de ser fuzilado, .Veja a Policia federal, todo dia prende ladrão, corrupto, e só ver a´TV, triste não
Obrigado pela propaganda montado, JÁ VOU COMPRAR O LIVRO E AGUARDO O FILME.
Até quem fim alguém abriu a boca.
Na verdade esse cara sempre foi alterado e sempre fez merda, mas como era Oficial o EB passava pano, e por isso chegou até coronel e sempre se deu bem na carreira. Como esse aí existem vários. Já se fosse Praçaaaa….
Militar frustrado.
Vamos ser sinceros, ele está incomodando porque falou da nossa “Previdência Militar” (e errou muito). O erro foi feio, principalmente para quem viveu uma carreira inteira dentro da caserna.
Não contribuimos com um put…sequer durante toda a nossa carreira para a nossa proteção militar. por que? Porque ficou acertado (em lei) que essa despeza é do Estado brasileiro, uma contrapartida já que trata-se de uma classe que não tem os mesmos direitos civis e trabalhistas do cidadão comum.
Então, como se tiraria a média do nada “cara pálida” e acabar com a integralidade? Quer jogar para a galera neoliberal que está doida para diminuir o Estado e empobrecer o funcionário público de uma forma geral, não só o milico.
Agora, quanto ao restante. concordo, sim. Vi muita corrupção na minha frente. Não entreguei porque tinha família, uma carreira e não ia ganhar nada com isso, pelo contrário, só do de cabeça devido ao corporatismo (aliás, uma praga).
1. EB sendo EB. 2. Provavelmente, ninguém do EB leu o livro. 3. O livro é uma história de ficção, ou seja, a carapuça serviu. 4. Ao invés de investigar as supostas irregularidades, o EB tenta punir quem denúncia corrupção. 5. Por isso, não existe corrupção no exercício e ninguém denúncia.
Como qualquer militar mal caráter, Queria mesmo era aparecer pra vender seu livrinho e ganhar dinheiro. Está conseguindo o que queria…..
Usufruiu do EB até onde pôde, quando viu que secou a fonte, resolveu tentar outro jeito. Os fins justificam os meios….