Militares haviam desaparecido durante treinamento próximo à fronteira com Belarus. Informação foi confirmada pelo secretário-geral da OTAN
O secretário-geral da aliança militar Otan, Mark Rutte, confirmou na quarta-feira (26) a morte de quatro soldados americanos que haviam desaparecido na Lituânia durante treinamento militar feito próximo à fronteira com Belarus.
Horas antes, as Forças Armadas da Lituânia haviam anunciado que estavam em busca dos soldados, considerados desaparecidos desde a noite de terça.
Segundo comunicado das Forças Armadas americanas, os soldados estavam próximos da fronteira com Belarus, fazendo “treinamento tático”, quando desapareceram.
O comando americano na Europa e as Forças Armadas da Lituânia também confirmaram as mortes.

Segundo o The New York Times, os militares teriam ficado presos dentro de um blindado enquanto ele afundava. O grupo estava a bordo de um M88 Hercules, um veículo de reboque militar de grande porte projetado para resgatar tanques avariados em campo de batalha. Segundo o oficial ouvido pelo jornal americano, os soldados haviam sido enviados para recuperar outro veículo pesado, mas podem ter saído da estrada e caído no pântano. Ainda de acordo com o oficial, os militares teriam ficado presos dentro do M88 enquanto ele afundava.
O veículo foi localizado após uma operação de busca conduzida pelo Exército dos EUA, pelas forças armadas lituanas e por outras autoridades do país báltico, segundo um comunicado oficial.
Com DW, Reuters e NYT