China: Xi Jinping declara guerra total contra a corrupção militar

Xi revista tropas durante o dia do aniversário da China comunista de 2019, em Pequim - Yan Yan - 1º.out.2019/Xinhua

Com a meta de um exército de “nível mundial” até 2050, líder chinês acelera a modernização militar e enfrenta a corrupção que ameaça sua ambição global
O presidente chinês, Xi Jinping, pediu aos legisladores militares que intensifiquem o combate à corrupção nas forças armadas e façam maior uso da tecnologia para aumentar a força de combate. Segundo o SCMP, Xi transmitiu a mensagem durante uma reunião com deputados do Congresso Nacional do Povo do Exército de Libertação Popular (ELP) e policiais armados, informou a emissora estatal CCTV nesta última sexta-feira (21).

“[Devemos] dar mais importância à supervisão, construir um sistema de supervisão completo e eficaz, fortalecer a supervisão integrada e as auditorias conjuntas e investigar profundamente a corrupção”, disse Xi aos deputados.

A mensagem anticorrupção foi semelhante ao apelo de Pequim para que os militares “aprofundem a retificação política”, como parte do relatório de trabalho anual do governo apresentado pelo primeiro-ministro Li Qiang na quarta-feira. Foi a primeira vez em uma década que tal apelo – geralmente uma referência aos esforços anticorrupção – foi incluído na seção de defesa do relatório.

O exército chinês deve prosseguir com a causa anticorrupção, diz Xi Jinping / Foto: AFP

A longa campanha anticorrupção da China levou à queda de vários comandantes seniores do ELP, incluindo dois ex-ministros da defesa – Li Shangfu e seu antecessor Wei Fenghe – bem como Miao Hua, ex-membro da poderosa Comissão Militar Central (CMC) presidida por Xi. A campanha também atingiu a indústria de defesa da China, derrubando dezenas de executivos.

Em reuniões nesta semana, outros membros do CMC, incluindo os vice-presidentes Zhang Youxia e He Weidong e os membros Liu Zhenli e Zhang Shengmin, prometeram seu comprometimento com a campanha anticorrupção e lealdade a Xi, de acordo com relatos da mídia estatal.

Xi também disse que o ELP deveria melhorar a “alocação científica” de investimentos em recursos de defesa nacional para que tais fundos pudessem ser “usados ​​com precisão”. Ele enfatizou que o ELP deveria “inovar na construção e aplicação da eficácia de combate” e ser rápido em responder e transformar “tecnologia avançada”.

Xi não nomeou essas tecnologias, mas em um evento semelhante no ano passado ele apontou implantações no espaço, defesas de segurança cibernética e aplicações de inteligência artificial como “áreas emergentes” para o PLA melhorar.

A reportagem da CCTV também mostrou que dois dos seis representantes que se reportaram a Xi na reunião estavam envolvidos na pesquisa e desenvolvimento de equipamentos militares de alta tecnologia.

Pequim estabeleceu a meta de construir um exército moderno de “nível mundial” até 2050, com grandes progressos a serem feitos a tempo do centenário do ELP em 2027. Mas alguns argumentam que a corrupção contínua nas forças armadas prejudicará a eficácia de combate do ELP e sua capacidade de concretizar a ambição de 2050.

Enquanto isso, os gastos com defesa devem aumentar para 1,78 trilhão de yuans (US$ 245 bilhões) este ano, um aumento de 7,2% em relação ao orçamento de 1,67 trilhão de yuans do ano passado. O aumento está em linha com os dois anos anteriores, mas é relativamente pequeno se comparado aos aumentos anunciados pelos vizinhos da China, como Índia, Japão e Filipinas.

Enquanto isso, espera-se também que os países europeus anunciem aumentos significativos nos gastos com defesa em resposta às mudanças na política externa dos EUA.
Com informações de SCMP
O CAFEZINHO – Edição: Montedo.com

Respostas de 2

  1. Ahn?? Como assim professor?? Corrupção Militar?? “Eu que achava” que era somente a polícia militar “os truculentos e corruptos”, agora em outros países tem a ” corrupção Militar”?? Como pode professor?? Está aí para as notícias para os. Analfabetos funcionais verem, aqueles que criticam determina instituição com base em simples pesquisas da internet, é necessário saber o que move o fenômeno da criminalidade e a ganância dos seres humanos, a impunidade e a corrupção política é uma delas, das questões a serem analisadas, além da falta de moral dos grandes líderes (ex-presidiário etcetera).
    A pergunta que fica é⁉️
    Por que programas federais de segurança não funcionam até hoje no Brasil⁉️
    Será que apenas culpar a Polícia Militar Brasileira é uma lógica inteligente, coerente e opinião madura⁉️
    Ou Generalizações assim, são “coisas” de quem não conhece a realidade, não se baseando em fatos e sim em ideologias.

  2. “Xi Jiping está fazendo sua parte”, existem muitas mazelas também no Ejercito Chileno, bem como nos Estados Unidos Mexicano. No BRASIL, algumas notícias dizem que a ” corrupção chegou às quatro estrelas “, bem como ” dizer que militares não são passíveis de corrupção é MITO, diz coronel “, notícia essa na VEJA , feita pelo Cel da Reserva Rubens Pierotti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *