Exército quer comprar drones capazes de disparar mísseis, bombas ou granadas

Nauru 1000C (Reprodoução)

 

Veículos aéreos devem ter também capacidade de interferir em sistemas de comunicações
O Exército abriu na última quarta-feira uma consulta pública para buscar no mercado nacional e internacional drones aéreos com capacidade ofensiva. O edital destaca que os equipamentos devem ter capacidade para dispararem “míssil ou foguete guiado por laser ou imagem com alcance mínimo de 4 mil metros e lançamento de bombas ou granadas não guiadas”.

O objetivo do Exército é adquirir três aeronaves do tipo. Os drones devem também ser capazes de aguentar temperaturas que variem entre -10°C e 50°C, além de alcance mínimo de 300km e capacidade de sobrevoar uma área de interesse por 48 horas.

Os drones devem conseguir transportar 4 foguetes ou 2 mísseis guiados e voar até 5,4 mil metros de altura. Outra característica citada pelo Exército é a capacidade de executar interferência eletromagnética em sistemas de comunicações a uma distância mínima de 10km da plataforma de voo.

O edital foi aberto nesta quarta-feira e vai até 4 de agosto.

Nauru-1000C
Caso sejam adquiridos, esses não devem ser os únicos drones armados do Exército brasileiro. As Forças Armadas planejam equipar com mísseis aeronaves Nauru, fabricados pela empresa XMOBOTS. No final de maio do ano passado, 21 militares concluíram o treinamento de nove meses para pilotar as aeronaves.

O Nauru foi desenvolvido sob encomenda para o Exército e deverá ser usado em ações de vigilância e defesa nas áreas de fronteira brasileira. A expectativa é que até 2027 esses drones já sejam capazes de operar com armamentos.

O sistema entregue aos militares brasileiros conta com três aeronaves Nauru que são pilotadas de uma base móvel em solo, montada dentro de um contêiner. Com peso máximo de decolagem de 150kg, esses drones tem autonomia de até 10 horas de voo e são movidos a propulsão híbrida (combustão e eletricidade). Uma aeronave Nauru tem 7,7 metros de envergadura e 2,9 metros de comprimento e pode atingir uma velocidade de até 110 km/h.

Em maio de 2022, a XMOBOTS e a MBDA, fabricante europeia de mísseis, assinaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento da versão armada do Nauru. O drone deverá ser equipado com mísseis Enforcer, descrito como um “sistema de armas leves guiadas de nova geração”. Pesando cerca de 7kg, esses mísseis tem capacidade de derrotar “alvos leves” e “ligeiramente blindados”, o que inclui veículos em movimento.

O primeiro drone Nauru foi entregue ao Exército brasileiro em uma cerimônia no hangar do 2º Batalhão de Aviação do Exército, em Taubaté (SP).  Leia mais.
O GLOBO – Edição: Montedo.com

Respostas de 13

  1. E A REMUNERAÇÃO?
    De Subtenente para baixo, estão com os soldos uma merreca e são os que carregam o piano nas FFAA, representando 80% do efetivo. Estão literalmente na M.

    *HISTORICO DAS PERDAS DOS MILITARES DAS FFAA (INPC)*

    A inflação entre reajuste de 01/03/2012 e o reajuste de 01/09/2016 foi de 39,44%. Abatendo o reajuste médio de 25% (2016) em 04 (quatro) suaves parcelinhas que terminaram em 2019, perdemos *14,44%.*
    *Perdas causadas de 01/09/2016 à 28/02/2025 são 50,345%*
    *===> Soma das perdas: 14,44% + 50,34% = 64,78%*
    *Fonte*:
    https://www.debit.com.br/tabelas/indicadores-economicos.php

  2. E o salário esta muito defasado qualquer policia militar estadual esta ganhando Melhor que as forças armadas. Muita gente saindo procurando algo melhor para família.

  3. Drones?? Granadas?? Porque não “contrataram” o ex – cabo da Marinha aliados a narcotráficantes, e que utilizada drones com granadas para atacar inimigos. Essa tecnologia de pontas utilizadas por criminosos anos para atacar as polícias, seja fuzil de alto custo e alcance, metralhadoras .50, drones, também pode ser útil para as forças Armadas, caso seja utilizada corretamente.

    1. Drones?? Granadas?? Que nada… batom, algodão doce, estilingue, martelos; armas terríveis contra qualquer regime de exceção, qualquer inimigo interno ou externo.

  4. Já apareceu dinheiro?
    Até ontem não tinha dinheiro pra nada.
    Vamos corrigir as perdas da Lei 13954, depois vcs compram esses drones. altos estudos não precisam de reajuste.
    De major ate general esta uma beleza, eles podem ficar sem aumento ou reajuste congelado, diferentemente da tropa que não aguenta mais.

  5. Cara, você deve ter algum transtorno psiquiátrico, a começar pelo titulo que usa, e sobretudo pela falta de concordância no que escreve, além do explícito desconhecimento daquilo que está falando. Se você é militar deve ser da PM, único lugar que conheci uns próximos meio analfabetos da velha guarda, literalmente analfabetos funcionais e alguns hipocondriacos.

    1. Deixa o cara, ele de ser filhote do 9 dedos, provavelmente passou a vida na mordomia e não conhece a realidade e nem a verdadeira democracia. Por iss, escreve mal, lê mal e ainda é mal informado. Provavelmente não será usado para não estragar, como dizer um…E quantos os velha guarda, isso é tudo normal, independente de onde seja. 🫣☺️🫡

    2. Parece que os ” hipocondríaco” ficou afetado visto não admitir que o combate do mal não é feito com “amor” voltou, nem com flores, muito menos com música. Quanto a ser militar independente de instituição, não é o local, cargo, graduação ou posto que nos faz inteligente e sim a sabedoria e discernimento dada a nós, por Deus. Quanto a esses PMs da velha guarda que conheceu, certamente são o teu proprio reflexo, pois geralmente convivemos com aquilo que nos assemelha. Também digo, atualmente os ” velha guarda” não irão encontrar a mesma realidade, onde atualmente as instituições policiais Militares o ingresso é exigido nível superior ( exemplo dF e SC), ou seja (os altos Estudos). Então toda a generalização é burra, e esses ” meio analfabeto” provavelmente poderiam ser presidente da República igual ao 9 dedos analfabeto,ou então igual a estocadora de vento, que são professores de muitos ditos ” esclarecidos.

  6. Narcotráficantes do RJ importam fuzis anti drones no intuito de coibir ataques de rivais, também atacam rivais com drones. As decisões judiciais tem sido favoráveis para a ação de criminosos no país, principalmente no RJ onde apenas o combate da guerra irregular é feita principalmente pela polícia militar Brasileira, nas ações em que teve o apoio das forças armadas, foi possível ver a necessidade de blindados da Marinha na condução de Soldados do BOPE até interior das favelas, bem como as ações dos narcotráficantes que desafiaram todas as forças de segurança e Forças Armadas, que infelizmente teve baixas humanas neste conflito de guerra irregular ou como alguns da segurança pública chamam ( guerra urbana) , onde traficantes atualmente utilizam fuzis, drones, granadas e todo tipo de treinamento em prol do crime, além da associação com políticos para aumentar a corrupção nos segmentos das instituições civis e militares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *