Previdência dos militares: deputados debatem mudanças do governo

Reforma da Previdência ara civis deve ser aprovada nesta semana no Congresso (PEDRO FRANÇA/AGÊNCIA SENADO)

Os deputados Carlos Zarattini (PT) e General Girão (PL) divergem sobre aumento de idade mínima, ‘morte ficta’ e transferência da pensão militar
No final do ano passado, o governo encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta que altera a aposentadoria dos militares. Hoje, as Forças Armadas têm cerca de 360 mil militares. O Exército Brasileiro, a maior das três forças, tinha cerca de 212 mil militares ativos em 2024.

O texto proposto exige 55 anos de idade para ir para a reserva e estabelece uma regra de transição, até 2032. Também acaba com a pensão para militar expulso e com a migração de cotas de pensão entre familiares.

Para entender melhor essa proposta, que consta do Projeto de Lei 4.920/2024 – e seus efeitos sobre os militares – o Câmara Debate recebe os deputados General Girão (PL-RN) e Carlos Zarattini (PT-SP).

Apresentação: William França
Direção: Rosana Ferreira
Produção: Fábio Medeiros

CÂMARA DEBATE – Edição: Montedo.com

Respostas de 22

      1. Porque nunca ninguém discutiu nada a não ser o aumento que foi dado nos governos anteriores e veio o Bolsonaro e destruiu a família militar e ainda achando que o exército era seu. Precisa desenhar para você? Se tiver ver Pena do Bolsonaro leva para casa. Eu e milhões de brasileiros queremos que apodreça na cadeia. Quer mais que deixar morrer um monte de gente da covid 19. Por politicagem, quer mais mentir 11 x põe dia. O pior cego não é que não enxerga e sim aquele que tudo está na frente do seu nariz, olhos e com fatos robustos e mesmo assim se nega a enxergar a verdade. Aqui se faz aqui se paga. Quem não deve não teme.

    1. Pelo que eu saiba ele saiu a dois anos e dois meses, essa proposta é de iniciativa da presidência da República ora ocupada pelo Sr Lula, então essas novas mudanças nada tem a ver com o governo anterior, o ponto de real interesse do governo e o fim da morte ficta por causa dos militares envolvidos no 8 de janeiro, as outras tem impacto financeiro pequeno e estão lá só para mascarar a real intenção.

  1. A lei 13954, dois pesos, duas medidas, os parlamentares tem ciência da forma como tudo ocorreu. Então essas mudanças que estão sendo implementadas e outras, bem mais profundas que virão, tudo consequência.

  2. Anônimo como vc não consegue ver que o PT está colocando os militares como uma sub classe de servidores ,vc culpa o governo anterior e não cobra quem de fato está com a caneta pra resolver os nossos vencimentos defazafos,Deixa de pensar com o fígado e passe a pensar com a cabeça talvez vc tenha uma visão mais clara do cenário atual político que o país está atravessando.

    1. Sim vou culpar o governo Anterior,pois me diga se no governo do Pt foi feito uma reforma da previdência dos militares? Me cita uma? Me cita quem e qual o governo sempre teu aumento?? Agora o Jair Messias Bolsonaro o ladrão de jóias o mentiroso e além de tudo tentou dar um golpe. Só defende o Jair Messias Bolsonaro os patriootarios e os favorecidos da lei 13.954. Se era justa a lei? Poderá ser se tivesse feito mais equilibrado e não deixar quem estava lá em baixo sofre decréscimo nos salários. Fora as promessas não cumpridas. Quer dizer então tudo que a polícia federal apresenta com vídeos, whatsapp mensagens, reuniões gravadas do ex presidente Jair Messias Bolsonaro e falso ? Bem que serve a frase. O pior cego não é que não enxerga e sim os que com provas robustas se negam a enxergar a verdade do traidor da. Pátria, família militar onde criou divergências e intrigas e isso aconteceu now governos anteriores?

        1. Sou QESA, vamos fazer um ditado e uma redação, deixo você escolher o tema que quiser. Garanto que te esculacho em qualquer um. Fica a dica paspalho.

    2. Porque nunca ninguém discutiu nada a não ser o aumento que foi dado nos governos anteriores e veio o Bolsonaro e destruiu a família militar e ainda achando que o exército era seu. Precisa desenhar para você? Se tiver ver Pena do Bolsonaro leva para casa. Eu e milhões de brasileiros queremos que apodreça na cadeia. Quer mais que deixar morrer um monte de gente da covid 19. Por politicagem, quer mais mentir 11 x põe dia. O pior cego não é que não enxerga e sim aquele que tudo está na frente do seu nariz, olhos e com fatos robustos e mesmo assim se nega a enxergar a verdade. Aqui se faz aqui se paga. Quem não deve não teme.

    3. Quem está pensando com fígado é você? Porque não estamos assim hoje? É culpada quem? O PT sempre nos teu aumento maior que esse aí. Mas devido que uns que achava que a lei 13.954 iam se favorecer e lascou a maioria da tropa e agora só consegue dar esse aumento devido os altos coturnos militares passaram o teto por causa da lei 13.954. Então o Bolsonaro é o único Culpado junto com os altos coturnos militares que estavam no poder e queriam dar um golpe. Traidores da pátria. Por mim todos pode cair no INSS para aprenderem a honrar a farda e não serem patriootarios e sim serem patriotas independente de partido.

    4. Sub classe, com a cúpula compondo os 1 (um) por cento mais ricos do país, sei. Talvez você saiba a partir de que momento isso ocorreu e a conjuntura geral, de onde que está saindo o recurso.

  3. Bolsonaro reestruturou nossa carreira. Um reajuste dos soldos vai melhorar muito nossos vencimentos. Eu sou S Ten c/ CH QAO…recebo bruto 13633,00…vou passar a receber 14.800,00. Aprendam a organizar a vida Finaceira. Uma hora vcs ficam antigos…parem de discutir.
    Os Sgt QE estão no lucro por terem estabilizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *