A dura constatação de Gonet sobre o papel dos militares no plano de golpe

Bolsonaro e comandantes das FA

Chefe da PGR apresentou denúncia, nesta terça, em que aponta Jair Bolsonaro como líder da organização criminosa

Robson Bonin
No trecho em que aborda o papel dos comandantes militares na trama golpista, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, destaca que os chefes do Exército e da Aeronáutica foram contrários ao projeto golpista de Jair Bolsonaro, mas o então ministro da Defesa e o comandante da Marinha aderiram ao plano criminoso.

“Embora o general Freire Gomes e o tenente-brigadeiro Baptista Junior se tenham posicionado contra o golpe de Estado concebido pela organização criminosa, o almirante de esquadra Almir Garnier Santos e o general Paulo Sergio Nogueira de Oliveira a ele aderiram”, diz Gonet.

“Um ministro da Defesa não convoca comandantes das três armas ao seu gabinete e lhes apresenta um projeto de decreto do tipo em apreço senão por um de dois motivos — para concitá-los a medidas drásticas contra o presidente da República proponente da quebra da normalidade constitucional ou para se expor favoravelmente à adesão ao golpe. A segunda hipótese foi a que se confirmou”, segue Gonet.

O chefe da PGR lembra que o ministro da Defesa, Paulo Sérgio, estava na primeira reunião em que o plano golpista foi apresentado no Palácio da Alvorada e nada fez, o que configura seu envolvimento na trama. “A presença do ministro da Defesa na primeira reunião em que o ato consumador do golpe foi apresentado, sem oposição a ele, sem reação alguma, significava, só por isso, endosso da mais alta autoridade política das Forças Armadas”, diz Gonet.
RADAR (veja) – Edição: Montedo.com

Respostas de 11

  1. Pelo que consta quem é Líder de Organização criminosa, é o Cachaça por ter comandado o maior rombo nos cofres de uma Nação, descoberto pela lava jato. Essa narrativa de golpe é para ofuscar a Descoordenação do Cachaça. Um levantamento de peritos da Polícia Federal mostra que todas as operações financeiras averiguadas nas investigações da Lava Jato somam R$ 8 trilhões. O PIB do Brasil em 2015 alcançou R$ 5,9 trilhões. (https://epoca.globo.com/politica/expresso/noticia/2017/01/valor-movimentado-na-lava-jato-soma-r-8-trilhoes.html). E ainda esses aloprados dizem que remuneração de militar e pensão das filhas causam rombos nas contas públicas.

  2. Lembro-me, em 2021, o sr paulo sergio, a epoca comandante da forca, se omitiu ante a desumanidade cometida pelo eme em implementar 10 anos de intersticio para o 3 sgt, hj ver braga neto(ministro da defesa na epoca), bolsonaro(entao presidente da republica) e paulo sergios, todos indo pra cadeia me da uma certa satisfacao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *