Uxiú é a nona comunidade a receber placas solares para unidades de saúde
TIY (RR) – O uso de energia solar na Terra Indígena Yanomami foi ampliado através da chegada de seis placas solares e quatro baterias na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade de Uxiú, a 220 quilômetros da capital Boa Vista. A ação faz parte do Plano de Desintrusão e Enfrentamento da Crise Humanitária na TIY e está no âmbito da Operação Catrimani II.
O transporte foi realizado por um helicóptero Super Cougar, da Marinha, e aconteceu na última quarta-feira (12). Com o apoio logístico das Forças Armadas, já foram entregues sistemas fotovoltaicos para diversas comunidades da Terra Yanomami, além de Uxiú, incluindo Cachoeira do Aracá, Halikato-u, Budu-u, Korekorema, Kayanu, Pewaú, Ketaa e Uraricoera.
O transporte aéreo desses sistemas representa um considerável desafio por ocorrer em uma das regiões mais remotas do país, onde o acesso a recursos básicos costuma ser escasso. O impacto positivo da iniciativa, no entanto, é diretamente refletido pela melhoria da infraestrutura, pela redução da dependência de geradores a diesel e pela promoção de autonomia e soluções energéticas sustentáveis.
Os equipamentos foram disponibilizados pela concessionária Roraima Energia, em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI) e de diversos outros órgãos governamentais, sob coordenação da Casa de Governo.
Ainda como parte do cronograma da operação, as comunidades Kataroa e Hokolassimu também receberão kits com placas solares nos próximos meses.
Casa Civil – Edição: Montedo.com
Respostas de 7
levamos energia, cesta básica ao índio (kkkk) e água ao sertanejo.
Levamos alegria com nossa banda e nossas formaturas.
Levamos amor com nossas ACISO.
Gente do céu, é só formatura, TFM e faxina. É um transtorno com faxina, são os faxineiros mais bem pagos do brasil, no meu condomínio o faxineiro ganha um salário mínimo, ai um tenente coronel ganhando 26 mil fiscalizando faxina e presidindo formatura.
Senhores o salário e bom demais.
Somos o salvation army.
Não corremos risco de vida, é tudo de mentirinha.
Somos os soldados da paz com medo de arma.
Ta bom demais meu povo.
Todas as dificuldades, todos os dramas, todos os cansaços, somos nós que criamos para nós mesmos, não a necessidade pública que nos impoe.
Ta bom demais meu povo.
uma pena que não tenham usado esse helicoptero para salvar a vida do sargento de engenharia que morreu no trecho… ou do sargento cazuka, na perseguição dos facínoras que o mataram.
somos a FUNAI 2.0.
Como diria rondon, patrono das comunicações: morrer, se preciso for. matar, nunca na vida.
é o espírito do ebzao
Enquanto trabalhamos e somos babás de indiginas. O governador do Distrito Federal, batalha por reaj7stes para as forças de segurança. Equiparação das policias Civil e Militar e corpo de bombeiros, com a polícia Federal.
Só servimos para sermos severinos mesmos.
O soldado da PMDF fez concurso de nível superior.
O oficial do exército fez concurso de nivel medio.
A PM presta um serviço relevante, segurança pública, arma com eles não é pra cerimonial.
Ja nós so servimos a nós mesmos, dentro do quartel fazendo faxina e pegando fuzil na armaria para fazer formatura.
Essa é a verdade.
Vá então para a PM.
Eu sou burrão.
Não ia conseguir passar nunca.
Eu fiz um vestibular, caia historia geografia quimica fisica etc para o exército, eram muitas vagas tb dai passei.
Eu sou burrão po.
Pm kkk
Quem me dera viver acoes reais.
O site com o maior número de usuários contra os militares. Pensei que só o bozo ja fosse demais