A promessa de Lula a Mucio
Dora Kramer
Brasília – Em meio ao ambiente de incertezas sobre quem fica ou quem sai da equipe do presidente Luiz Inácio da Silva (PT), o ministro José Mucio Monteiro (Defesa) é o único que pediu para sair e, como resposta, ouviu um apelo para ficar.
Não exigiu contrapartidas, mas obteve como bônus o compromisso do presidente de emprestar apoio firme do governo à proposta de emenda constitucional (PEC) que exige a passagem para a reserva de militares que concorram a cargos eletivos, mesmo que percam as disputas.
O presidente Lula pediu ao ministro José Mucio para ficar mais tempo no governo em conversa no dia 31 de janeiro – Pedro Ladeira – 28.ago.24/Folhapress
Lula já falou sobre o assunto com o líder no Senado, Jaques Wagner (PT), e com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). A PEC foi apresentada em 2023, mas desde então ficou travada devido à falta de apoio necessário do Planalto para enfrentar as resistências no campo da oposição.
Segundo José Mucio, a questão foi decidida numa conversa de caráter pessoal “com meu amigo de muitos anos”. Aconteceu na sexta-feira passada. Na ocasião, Lula pontuou que faria um pedido “de amigo” para a permanência do ministro.
No encontro, o presidente não citou especificamente o tema, mas, numa referência indireta ao indiciamento de militares e a iminência da decisão da Procuradoria-Geral da República sobre o inquérito da tentativa de golpe de Estado, disse que não queria acrescentar mais um problema aos tantos enfrentados pelo governo no momento.
O veto do assessor especial Celso Amorim à licitação do Exército para compras de armas de uma empresa israelense, ao qual Mucio se opôs publicamente apontando interferência de “questões ideológicas” no negócio, não foi uma questão tratada entre presidente e ministro. Por ora, ao menos.
Quanto à tramitação da PEC, José Mucio assegurou que não há impedimento por parte dos militares. Ao contrário. Na visão dele, é algo bom para as Forças Armadas e para o país, pois distancia os quartéis do proselitismo político.
O ministro, no entanto, não desistiu de sair mais adiante. Lula pediu que ficasse até o fim do mandato e, no meio-termo, combinaram um prazo inicial até dezembro de 2025.
FOLHA – Edição: Montedo.com
15 respostas
grande promessa essa do Nine. Ela e nada tem o msm valor.
Estao tanto empenhados nissos, generais nada falam porque hà interesse nisso.
E a PEC do aumento nada?
E você votou na consulta pública a Proposta de Emenda à Constituição n° 7, de 2024?
Depois reclama.
Fazendo uma breve análise da situação atual das FA, a conclusão que chego é que desde muito tempo existe um movimento político com intuito de não acabar com as FA e sim de desvalorização das mesmas com a finalidade de diminuir os gastos públicos, tornando um efetivo mal pago porém atendendo os anseios Constitucionais, porém o que vejo hoje em dia é que estão atropelando os direitos já existentes dos militares da reserva de forma inconstitucional com aval do STF. Querem desvalorizar, tudo bem, eles tem poder pra isso, agora respeitando a constituição de forma Gradativa de transição, quem entra ou quem tem menos de 10 anos, começam a operar nessa faixa, seria o correto, porém estão atropelando os direitos adquiridos dos indivíduos que ali passaram em época remota e o mais incrível não estão encontrando resistência dos próprios militares que estão paralisados e Sem ação. É com triste pesar que vejo e presencio uma manobra clara de desvalorização de uma categoria com intuito de manter os bônus do alto clero do funcionalismo público e com plateia presenciando essa definhacao Dos membros das FA…deixo minha observação e meu ato de indignação. Amém
Qual o problema do militar não eleito voltar para a ativa??
Que medo é esse? Se for o caso de não ganhar e só transferir
a meu ver, acredito que será uma quota Compulsória principalmente para os praças establizados, que poderão se candidatar e assim serem reformados com proventos proporcionais. haverá uma debandada de Sgt dos quartéis, que vão aproveitar a deixa para iniciar outros projetos pessoais.
Gostaria muito que fosse isso! Mas não irá! Eu sou um dos que meteriam o pé! Vc acha que os Donos de escravos ficaram felizes com o fim da escravidão? Acha que os Oficiais perderam assim seus ” escravos ” ? No caso Sgts? Eles são burros, mas nem tanto
A proposta de sair assim seria só pra quem já tem 30 anos. Que não têm, sairia com uma maão na frente e outra atrás, pior que o temporário quando dá baixa… Ridículo.
Enquanto isso, Políticos Aproveitadores rondam, literalmente, os Quartéis.
Podemos até serem classificados como cidadãos de segunda categoria, sem direitos políticos, mas pelo menos me pague por isso, e me pague bem. Querem que eu seja classificado como uma categoria sem direitos mas quer levar isso de graça.
Eu quero é notícia sobre o reajuste de míseros 4,5% prometido para abril. Nunca mais ouviu-se notícia sobre ele.
A migalha vem ou não???
Nada de aumento. Kkkk
Só a Gleisi Hoffman que vai promover os QEs a cap qao.
Militares na merda quase passando fome com salários lazarentos e esse inútil preocupado com PEC da política, generais nada falam pq o salário deles já estão nas alturas.
Pensei que segundo a CF, “todos são iguais perante a lei, independente de qualquer distinção”…se um ladrão pode ser presidente da republica, porque um militar não pode???