“Mandato de vacina foi uma carga injusta, ampla e completamente desnecessária sobre nossos membros das Forças Armadas”, diz o decreto do presidente americano
Donald Trump assinou na segunda-feira (27) um decreto determinando a reintegração de militares americanos que foram dispensados por recusarem a vacinação obrigatória contra a Covid-19. A medida também prevê o pagamento retroativo de salários e benefícios e busca corrigir o que Trump classificou como uma “injustiça cometida contra os membros das Forças Armadas”.
O decreto aborda diretamente a política de vacinação implementada pelo Pentágono em 2021, sob ordens do governo democrata de Joe Biden, que exigia que todos os membros do serviço militar fossem imunizados contra a Covid-19. Na época, aqueles que se recusaram a cumprir a obrigatoriedade da vacinação enfrentaram desligamentos compulsórios, mesmo com anos de serviço dedicados à nação.
“O mandato de vacina foi uma carga injusta, ampla e completamente desnecessária sobre nossos membros das Forças Armadas”, diz o texto do decreto.
Segundo a ordem executiva, a reintegração será garantida a todos os militares, ativos ou da reserva, que foram dispensados exclusivamente por se recusarem a tomar a vacina, desde que solicitem a reintegração formalmente. Além disso, os militares readmitidos terão seus postos e patentes restaurados e receberão todos os pagamentos e benefícios retroativos, incluindo eventuais bônus ou compensações.
O decreto também inclui uma cláusula para aqueles que, por conta própria, optaram por deixar o serviço ou permitiram que seus contratos expirassem em vez de cumprir a exigência de vacinação. Estes, desde que apresentem uma declaração juramentada, poderão retornar às Forças Armadas sem prejuízo de status, patentes ou remuneração.
Trump destacou no decreto que muitos militares não receberam os direitos que deveriam ter obtido, o que agravou o impacto da medida de 2021. O texto ainda afirma que o governo federal tem a obrigação de corrigir qualquer desligamento injusto e que “esta ação está muito atrasada”.
A ordem executiva também estabelece que os secretários de Defesa e de Segurança Interna devem apresentar ao presidente um relatório detalhado sobre a implementação do decreto dentro de 60 dias. Trump determinou que todos os esforços sejam realizados de acordo com a legislação vigente e respeitando as limitações orçamentárias.
GAZETA DO POVO – Edição: Montedo.com
Respostas de 19
Saudade do pai Bolsonaro!
Volta MITO. O Amor está caro demais.
Igual ao seu ídolo, só que aquele foi por crime de corrupção e Bolsonaro será por crime de opinião. Que gosta de ter bandido de estimação são os petralhas.
Fã do larápio 🤔🤔🤔🤔
Ôh presidente macho.
Volta MITO, tô sentindo falta dos reaj7stes nas gratificações.
Volte logohomem de Deus, Esse Nine tá nos massacrado, humilhando e tirando sarro da cara dos militares.
É tão bom fazer bicos de eletricista e de motorista por aplicativos, mas confesso quero parar, preciso ficar mais tempo com Dona Maria kkkkk
Continuando….
Dona Maria não quer só dinheiro, ela disse que quer outras coisas, mas para isso, preciso ser mais presente em casa.
Ôh, saudades do MITO, melhor presidente de todos os tempos.
Enquanto isso o presidente Lula Não quer valorizar os dignos militares da Nação e nem pode porque apoia Países e grupos terroristas e comunistas, e cá pra nós, Lula por ser o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas sendo o principal responsável pelo soldo dos militares e pensionistas quer mesmo é que todos se ferrem, não está nem aí, em deixar que todos fiquem à míngua ao permitir que fosse anunciado nos soldos uma merreca de 9% em duas vezes 2025 e 2026. É DIFÍCIL SER AGUERRIDO, SABENDO-SE QUE A FAMÍLIA PASSA PRIVAÇÕES, AINDA MAIS QUANDO CIENTE QUE HÁ CASTAS PRIVILEGIADAS!
Alguém viu por aí alguma manifestação das FFAA sobre o salário dos praça? BOMBA: novo ministro da defesa: Gleisy Hoffmann.
Não vai mesmo publicar meus comentários, cabe uma ação por difamação, me aguarde.
Vou adorar ser a Gleice e pode ter certeza que as praças vão se valorizadas. Os estamentos superiores com certeza vão se morder de raiva
Queria pra ministério da defesa Alexandre de morais ou Maria do Rosário mais seja bem vinda Gleice.
Grande presidente Americano é esse Trump, valoriza seus Militares , aqueles que deixaram a Forças, imjustamente, por causa da vacina. precisamos de homens asim . dúvido um Presidente asim no Brasil, se não tivessemos um vencimentos dignos para todos das Fôrças Armadas,.
Aí sim é presidente! Vem pra cá Trump!
Gasolina aumenta no dia 1⁰ de fevereiro. Tá tendo alguma pandemia por ai? É a guerra da Russia e Ucrânia? Ou outra enchente no Rio Grande do Sul. Tudo caro. Picanha e a cerveja passou longe. É pinga com manjuba e olhe lá. Faz o L.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Justiça 👍👏👏👏
Se não tomaram a vacina e ainda estão vivos deve ter algo a ser investigado nisso
Os espertos não tomaram. 😁😁😁😁👊👊👊
Só um dia normal na direita: negacionismo científico, e muito fundamentalismo religioso baseado em folclore do oriente médio da idade do bronze.
Se acabar a negação de ciências, acaba a direita conservadora. Ela precisa disso para subsistir.