Exercício militar que ocorrerá próximo ao país vizinho tem entre os objetivos acelerar a mobilização de tropas e equipamentos
Marcela Mattos
No fim de 2023, o comandante do Exército, Tomás Paiva, foi convocado de última hora para uma reunião com o chefe do Exército da Guiana, país vizinho ao Brasil. No encontro, o general foi alertado de que havia uma movimentação atípica das tropas de Nicolás Maduro, que estariam se armando para levar adiante uma operação para assumir o domínio do território de Essequibo, estado guianense abundante em petróleo e ouro e historicamente reivindicado pela Venezuela.
Em dezembro daquele ano, foi aprovado um referendo pela anexação de Essequibo à Venezuela, medida rechaçada pela Guiana. Para chegar ao território, as forças venezuelanas teriam de cruzar o Brasil, a única passagem terrestre possível, o que representaria uma ameaça à soberania nacional. O governo brasileiro foi informado do alerta e reagiu imediatamente, deslocando para a região reforços no efetivo, veículos blindados e munições.
Os equipamentos, porém, não estavam de prontidão e eram guardados em regiões distantes – principalmente em Cascavel, no Paraná. O deslocamento das viaturas é complexo e se dá por meio de rodovias e balsas específicas que suportam o peso dos equipamentos. A mobilização levou um mês para chegar à região onde o conflito parecia iminente.
A chegada dos blindados foi considerada demorada pela cúpula das Forças Armadas. Por isso, entre os objetivos do exercício militar previsto para acontecer em outubro desde ano está melhorar o planejamento logístico e estratégico do deslocamento de materiais em situações urgentes.
A Operação Atlas, como foi batizado o trabalho de adestramento das tropas, acontecerá em Roraima, estado que faz fronteira com a Venezuela. A região foi escolhida em meio à escalada da tensão com o ditador Nicolás Maduro. Ao longo de 15 dias, milhares de militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica vão simular uma situação de combate na região.
Na última semana, Maduro também colocou suas tropas nas fronteiras alegando que estava realizando um treinamento para preparar suas forças para defender a soberania e a paz nacional.
Respostas de 31
Acredito que o Brasil, pela extensão, deve descentralizar artilharia, blindados, etc. Não podemos ficar a mercê de deslocamentos longos quando surge uma necessidade emergente. A doutrina nossa está desatualizada, perdendo muito em operacionalidade. Mas, no nosso contexto atual, com orçamento ínfimo pra FFAA, isso não irá nem começar. Até porque uma descentralização é a longo prazo, e com verba, claro.
Imagina se fosse uma mobilizacao pela guerra?
Somos patéticos mesmo. Apenas formaturas com essas viaturas besuntadas de oleo queimado
Bem que poderiam consultar os garimpeiros que levam balsas pesadas, máquinas de dragagem, tratores e caminhões em qualquer lugar onde possam trabalhar.
Qualquer pais pode invedir e anexar parte de nosso território, infelizmente o investimento em defesa no brasil e patético isso só vai mudar quando o pais for invadido.
Daí as mulheres que estão no exército, usando o lema mulher é onde elas querem, então vai ver se elas tem ideia melhor que os dominantes, de ter uma ideia extraordinária como conseguir transportar a logística em caso de emergência…kkkk trabalhar no serviço interno é muito fácil, mulheres param com esse blá blá, de imponderada, concurso público nível médio só estuda que passam… Antes a lei não autorizava mulheres na segurança…daí mudou todos podem ser o que tiver competência… Quero ver na guerra as brasileira na linha de frente, fazendo propaganda mulher é onde quer…na segunda guerra mundial, mulher só era enfermeira… Mulheres onde você tiver em qualquer trabalho na PM, FA, sempre vc vai ter um homem para ajudar no trabalho…para com essa palhaçada, de dizer mulher é onde quiser, fazendo desafio para os homens, mais vocês sempre precisa de um homem…kkkk palhaçada…
As forças armadas do Brasil é muito frágil exército marinha aurenaltica são uma vergonha os militares do Brasil são mal comandado por general coronel major capitão são ums cueca flocha é vergonhoso as forças armadas do Brasil isso é uma vergonha pra nois brasileiros tira essa vergonha do poder esse ladrão do Lula e esses ministros da corça desse ditator Alexandre de Moraes que o Brasil vai ficar maravilhosso em tudo mas cadê um homem que tem poder nas mãos pra fazer isso será que tem esse homem no Brasil de cocô Rocha ficar em baicho do pé desse porcaria de madura pra brasil
Antes de dar a sua opinião sem pé nem cabeça, aprenda a escrever.
Imagino que não há interesse nem do nove dedo nem do comando do exército que na última predlsidencia do Lula entregou as refinarias para Bolívia. E essa esquerda está mais a serviço de outros países que do povo Brasileiro.
Amigo, entendo tua insatisfação e raiva mas tenta escrever mais devagar porque tua redação é dificílima de compreender.
E isso que o PT quer desmobilizar as força armada que virou ridículo as três forças por contenção de economia com gasto desnecessário desse governo os armamento obsoletos das três forças no final maduro Putin e lula são todos amiguinhos destruidores de nação verdadeiras neoplasias malignas que há muito já deveriam ser estupradas da face da terra.
Fala dos outros aquilo que vc é.
De Georgetown (Guiana) até Pacaraima(RR) são 890 km passando por Boa Vista. Talvez a melhor logística de tempo seja essa, levar os equipamentos por navios da Marinha até Georgetown e seguir para Pacaraima por caminhões com apoio da Guiana.
Já deviam ter construido uma pista e hangar em Pacaraima para o KC-390 e outras aeronaves. O IBAMA cria empecilhos para o asfalto das rodovias da Amazônia.
Faltam aqueles militares patriotas de verdade, hj um bando de cuecas rosa, infelizmente precisamos de militares de saco roxo, militares das antigas.
depois que o (leite derramou ) o Tomás quer enviar blindados na fronteira, é muito lerdo mesmo.
Bom penso eu que se Maduro quiser invadir.nao lutará contra o exército brasileiro nas sim com exército do PCC ou CV porque se fomos espera pelo Exercício já teríamos sido Invadido e se boba Virarmos Escravo pra Venezuela
Resposta de Maduro para o Mullah:
Entré, entraré y seguiré entrando.
será que o cmt gda já treinou a Ordem unida para receber o cmt EB?
É a unica coisa que atormenta o Gen cmt da bda
Quem muda um governo e o povo e nao Um homem Só…
Pra ter um exercito forte e precISO $$$ isso vem com Indústrias pois o retorno é maior para o povo e gov. Mas pra isso tem q ser igual Nossos oponentes: china sem direitos e mais de 8hrs diarias, eua tb sem direitos…
O brasileiro nao quer entao A gente vende arroz e sobrevive no funcionalismo publico e Prestação de serviços…
Só acabando com os sindicatos, proibir greves em estatais e funcionalismo, reforma eleitoral com voto auditável impresso ou em cédulas sem transporte, fim das coligações partidárias, no máximo 3 partidos políticos (não existe 33 ideologias políticas em vigor no planeta), fim de câmaras municipais em municípios com menos de 5 mil habitantes, fim dos penduricalhos que aumentam as verbas do funcionalismo quase que indefinidamente, redução de impostos, teto de gastos, pagamento da divida publica, etc, etc. Primeiros passos para alguma mudança.
Olha que no Brasil um homem só muda o governo!
Sabemos que a Amazônia é a cobiça do mundo. A pergunta é: porque as FF.AA. deixam essa vasta região tão desguarnecida, sabendo das dificuldades de deslocamento de equipamentos ? Não seria o caso de reforçar as defesas, mantendo esses equipamentos em Manaus e boa vista, além de tropas para pronto deslocamento por via aérea nessas mesmas cidades ?
qdo. o invasor invadir tudo, Levar
Nossas Riquesas NATURAIS.Invadir
Casas, estuprar Famílias e Matar os CALÇAS FROXAS. (Melancias e outros). TALVEZ Se Acordem.
Os garimpeiros levam dragas, retroescavadeiras, todo maquinário em balsa e tecos tecos. Os militares precisam atravessar do chui até o oiapoque com todo maquinário.
teve um certo general que confuniu am com ap…
Um monte de emocionados chateados com o exército ter negado um golpe de estado, desprovidos de uma capacidade analítica racional, se deixam levar pela emoção pra comentar lorotas e asneiras sem pé nem cabeça, o Brasil com mais de 8 milhões de quilômetros quadrados tendo que deslocar tropa de sul a norte, mais de 3 mil quilômetros de distância, passando por rios caudalosos, estradas sem muita infraestrutura e o povo ainda reclama do exército? É de dar dó mesmo de um povo sem intelecto, é de se envergonhar que tenha conterrâneos com essa capacidade cognitiva ínfima.
Imaginem que se pra nós dono da logística é esse absurdo quem dirá pra um invasor ter que se manter logística em um país como o Brasil, com dimensões territoriais colossais e biomas diferentes ao longo do terreno, a geografia brasileira por si só já é um desafio pra qualquer invasor que tente a sorte.
Acredito que o Brasil poderia sim investir em ferrovias afim de facilitar o transporte e logística, mas seria uma faca de dois gumes, ao mesmo tempo que nos beneficiária poderia nos prejudicar em caso de invasão, mas não se pode culpar A, B ou c por essa logística ser custosa, estamos lidando com um país extraordinariamente gigante, o fato de blindados e artilharia estarem mais ao sul se dá por que a Argentina historicamente falando sempre foi um rival militar do Brasil na América do Sul, e até antes da guerra das Malvinas os dois disputavam a hegemonia militar e influência na América do Sul, como na fronteira com a Argentina existe um terreno de pampa, uma planície por assim dizer, é favorável o uso de blindados, por isso da sede dos blindados serem lá, acredito que o exército já esteja modificando isso e implementando regimentos de blindados em outros pontos do país.
Aos que comentam fezes pelos dedos, vão estudar a geografia e história do próprio país, só assim vão entender o contexto que estão inseridos, se perguntar a qualquer um destes a história dos EUA eles dão aula, mas do próprio país que vivem não sabem nada, é sorte se souberem quem foi Juscelino Kubitschek ou Vargas kkkkkkk.
Teu comentário é, absolutamente, teu reflexo, tudo o que você é, um burróide esquerdopata querendo posar de sabe tudo. Nem o Sem Cadência faria um comentário tão estúpido. Vc deve ser o DURALEC SEDEX se passando por Luis, um abestado apedeuta.
No passado, outro ditador mobilizou a reserva, convocou 50 mil soldados, deslocou tropas e INVADIU O BRASIL E A ARGENTINA (o Uruguai era mais longe que Uruguaiana).
O Exército Imperial estava disperso, um vários quartéis (somente 8 mil para todos o Brazil). No Senador Imperial, um senador (coronel de engenharia) propunha acabar com a Força Terrestre “porque é cara e inútil”. Acabou morrendo nas mãos do inimigo, de maus tratos e diarréia (sim, morreu cag@ndo).
O resultado, a História nos mostra…
Os generais não se sujeitam a instalação de quartéis em pontos estratégicos da segurança nacional, preferem os quartéis instalados a beira mar, nas capitais e locais populosos onde constroem magníficos condomínios militares, mansoes, fontes de laser, shopping center, se mantendo nababescamente com o dinheiro publico, a preocupação é com a própria qualidade de vida, altos salários e penduricalhos e só….
Falo como militar – Atualmente reformado – e digo de modo objetivo: um Exército somente é capaz e respeitado quando empregado constantemente em confrontos reais; o nosso Exército, atualmente, não é capaz nem mesmo de combater o narcotráfico nas favelas do Rio de Janeiro, isto porque, os nossos comandantes não são homens de guerra, pelo contrário, são Carreiristas em busca de uma aposentadoria segura, livre de Riscos, e os nossos soldados mal aprendem o básico sobre a dinâmica de um combate apenas imaginado; assim, no meu entendimento, não precisamos de grandes contingentes; precisamos de combater, como fazem os EEUU e Israel, este, o melhor Exército do mundo!
Tem idiota pra tudo nesse mundo quer defender uma força que não pratica treinamento real,não sabe o que é guerra a uns cem anos,uma logistica fragil sem verba ate para abastecer aviões,oficiais que so querem promoções,na hora de combater saem pela tangente olha no periodo da covide ficaram reclamando que gastaram milhões de reais para levar dois tanques de oxigenio ate Manaus!