Levantamento obtido pelo Metrópoles aponta quantos militares e quais patentes foram condenadas na última instância da Justiça Militar
Jade Abreu
O crime de estelionato levou à condenação de 108 militares das Forças Armadas em sete anos completos. Em um levantamento obtido pelo Metrópoles por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), o tipo penal foi um dos poucos em que cargos de altas patentes chegaram a ter uma condenação. Aspirantes, soldados, capitães, coronéis e outros foram punidos pelo Superior Tribunal Militar (STM) pelo crime.
No recorte levantado, dois coronéis do Exército foram condenados como estelionatários. Os julgamentos ocorreram em 2018 e 2024. Três tenentes-coronéis também foram penalizados pelo crime. As sentenças foram em 2020, 2021 e 2024.
Ao menos um capitão foi condenado nas três forças. Em 2020, foi um da FAB, em 2021, e em 2022, um do Exército para cada ano; e um da Marinha, em 2023.
Soldados, aspirantes, cabos e sargentos também foram condenados nos últimos anos.
Os casos se repetem ao longo dos anos. Em 2024, o Metrópoles divulgou o caso de uma ex-sargento da FAB que aplicou golpes por meio do jogo Tigrinho, deixando as vítimas em um prejuízo de R$ 800 mil.
Em 2020, a Justiça Militar divulgou a condenação de cinco pessoas que orquestravam para pedir invalidez no trabalho e conseguir ir para a reforma (aposentadoria) antes da época. Dois soldados condenados apresentaram problemas ortopédicos e distúrbios psiquiátricos, e servidores da saúde emitiram laudos falsos.
2.140 militares condenados
O levantamento é o mesmo que o Metrópoles conseguiu apontando que o Superior Tribunal Militar (STM) condenou 2.140 militares, de 2018 a 2024, mas poupou generais, brigadeiros e almirantes.
- Pelo levantamento, foram 1.615 militares do Exército Brasileiro, 281 da Força Aérea Brasileira e 244 da Marinha do Brasil condenados de 2018 a 2024;
- Dezessete coronéis formam a mais alta patente a receber condenação, sendo 15 do Exército e dois da Aeronáutica;
- Exército teve 17 tenentes-coronéis condenados, e a Marinha, 1 capitão de fragata.
- Em 2024, um dos oficiais foi considerado culpado pelo crime de favorecimento da prostituição ou exploração sexual de vulnerável;
- Um soldado e um cabo do Exército foram condenados por estupro;
- Também foram condenados por importunação sexual ao longo dos últimos sete anos um capitão e um 1º tenente da FAB;
- Do Exército, foram um cabo, um soldado, um 2º sargento e um 3º sargento por importunação;
A Marinha não teve condenação pelo crime.
METRÓPOLES – Edição: Montedo.com
Respostas de 3
Nossos médicos, nossos engenheiros, advogados, químicos, professores, Não vieram de Marte. Os Político, juízes e funcionários públicos, não vieram de Marte. Seria lógico imaginar que, há grande possibilidade dos militares também não terem vindo de lá.
Nossa tecnologia permite que, através de uma ferramenta chamada Google, possamos pesquisar Sobre quase tudo, e quase todos.
Hoje não há espaço para quimeras, Paixões Cegas, Arrebatamento de corações e endeusamento de pessoas. O que é vantagem para os homens de honra, é o pesadelo dos desonestos, de corpo e de alma. Ser sincero e verdadeiro consigo mesmo, e com os outros, hoje está ao alcance das mãos, literalmente.
É a rataria! 😁😁😁
Deve ter algo errado, aí. Nos foi ensinado que oficial é incorruptível e sempre um exemplo a ser seguido.