Esta é a primeira vez que mulheres podem se alistar nas Forças Armadas. Inscrições começaram no dia 1º de janeiro e vão até 30 de junho.
Por Beatriz Pataro, TV Globo e g1 DF
A estudante Nicole de Santana se alistou para o Exército já no primeiro dia de inscrições. Para ela, a carreira militar é uma chance de conquistar sonhos. “Eu quero fazer medicina, e o Exército foi uma opção para mim”, diz.
“É uma oportunidade muito grande seguir carreira lá dentro. […] A gente sempre vê como algo masculino, algo que só homens podem fazer, e não, agora as meninas também podem estar envolvidas”, afirmou Nicole.
O alistamento militar feminino começou na quarta-feira (1º) e vai até 30 de junho. Esta é a primeira vez que as mulheres podem se alistar nas Forças Armadas.
Nos seis primeiros dias de alistamento, 13,6 mil mulheres se inscreveram;
O alistamento é voluntário, e as mulheres poderão escolher se querem entrar para o Exército, Marinha ou Aeronáutica;
A seleção será feita em várias etapas e as convocadas só vão atuar a partir de 2026 (veja detalhes mais abaixo).
O tempo mínimo de serviço é de 12 meses. Mas conforme a lei, podem ser concedidas prorrogações de tempo de serviço às mulheres que concluírem o serviço militar inicial feminino, de acordo com os critérios específicos definidos pelas Forças Armadas.
Desafios
Até o ano passado, as mulheres só podiam entrar para as Forças Armadas por meio de concurso para suboficiais e oficiais. São apenas 37 mil mulheres nas três forças, representando 10% do efetivo.
A capitão de mar e guerra Eliane Rocha, há 28 anos na Marinha, precisou fazer um concurso e disputar duas vagas.
“Eu não tinha aquela máxima de “ah, eu quero ser oficial da Marinha do Brasil”, mas ao conhecer essa possibilidade eu me vi entrando nessa instituição. Porque eu preenchia os requisitos, só precisava estudar e focar naquele objetivo.”
Capitão de mar e guerra Eliane Rocha fala sobre carreira no Exército
Com o alistamento, as recrutas vão receber o mesmo treinamento dos homens nas Forças Armadas. Mas ainda há desafios importantes, como o combate ao preconceito.
“As Forças Armadas vêm trabalhando em parceria com Ministério da Defesa na construção de uma política de prevenção e de combate ao assédio sexual e moral”, diz capitão Eliane. “E a gente vai desmistificando né, porque a gente só combate preconceito com informação”, pontua.
Regras
Pelas regras divulgadas pelo Ministério da Defesa, as mulheres interessadas poderão escolher se desejam entrar para o Exército, a Marinha ou Aeronáutica.
Mas serão levados em conta alguns critérios, por exemplo, a disponibilidade de vagas, a aptidão da candidata e a especificidade exigida pela força escolhida por ela.
Além disso, segundo o ministério, o processo de recrutamento será feito nas seguintes etapas:
➡️alistamento;
➡️seleção geral;
➡️seleção complementar;
➡️designação/distribuição;
➡️incorporação.
Por se tratar de alistamento voluntário, e não obrigatório, as mulheres podem desistir de integrar as Forças Armadas. Entretanto, a partir da etapa de incorporação, segundo o governo, o serviço militar passa a ser obrigatório para a mulher selecionada.
g1 – Edição: Montedo.com
33 respostas
O uso politico das forças armadas.
01, já disse que vai dá M…
Sabe qual o nome dessa operação?
Operação Iraque
By Cap Nascimento
Falta de informação terrível, de onde essa jovem tirou que servir o exército como recruta vai ajudá-la a fazer a faculdade de medicina?
*risos*
Dá até pena. Ela vai descobrir que a escala de serviço de soldados é 24 x 24 e não vai ter tempo nem de tomar banho.
Vai ser duas alegrias: uma qndo entrar e outra qndo sair.
Essa é a verdade. Eu pensei a mesma coisa. Pq não mostram o dia a dia do Sd? Pq não expõe-se a rotina árdua, o pouco ganho e sem dizer a influência dos superiores hierárquicos? Pobre moça iludida.
Essa jovem está iludida pela ideia fantasiosa de ser uma militar. Não sabe ela que lá dentro, como Soldado, a situação é outra muito diferente… pá, carro de mão, vassoura, material de limpeza, ruas e mais ruas para varrer e pintar… e tem mais…. serviço nos mais variados postos durante o dia e à noite, formaturas, ordem unida… e por aí segue. Onde ela vai tirar tempo para cursar Medicina ????
👍👍👍👍👍👍
Deu até pena, vai enterrar um sonho, pq não vai ter nem dinheiro pra pagar a particular, e nem tempo pra estudar pra pública.
Resposta Simples: O Governo do Carniça, aliás , o Desgoverno do Pinguço Nove Dedos Lules. Ele deve ter mandado seu ministério da Defesa que não é nada mentiroso, dizer pras Jovens Ajustadas mulheres de 18 anos, que vão incorporar num dia e 12 meses após, SAIRÃO formadas em Medicina com direito a formatura regada a PICANHA, CERVEJINHA etc…. Só pode ser isso. A jovenzinha está muito bem informada que nem os rapazes da Faculdade de Direito,que fazia o ZERO 2, da tropa de Elite…..
Bem assim 😂😂😂
Kkkkk pura verdade
De uma coisa eu tenho certeza, o meio fio vai ficar bem pintado…
Eu achei que ia entrar só pra arrumar os dentes. Agora fazer medicina tá de sacanagem KKKKKKKKKKKK..
Infelizmente , ela está totalmente iludida, sem informação nenhuma
Medicina, ta bom!!!!!!! Não sabe de nada mesmo, vai ganhar uma miséria e tempo zero, além que medicina é tempo integral.
A faxina agora terá um toque feminino. Excelente.
estão enganando essas jovens.
Olha só o que essa menina disse: quer fazer medicina e o exercito foi uma opção para ela?!
Ela acha que fará carreira como soldado recruta?!
Vamos aguardar para ver a reação dessas garotas quando verificarem in loco o que é o serviço militar.
Enganadas. Estão sendo enganadas despudoradamente pelo atual governo federal.
Lamentável…
Vi a reportagem dessa infeliz, chega dar pena. Quando ela cair na real e ver que perderá um ano de sua vida fazendo faxina e tirando serviço de escala, será tarde demais. Vai dar MERDA e o setor de comunicação social do exército vendo toda essa Fake News, nada fez para evitar o fato. O problema é que essa bomba vai estourar daqui há alguns anos, quando essas voluntárias caírem na real e verificarem na íntegra, que foram totalmente enganadas. O EB como sempre, peca por omissão, só para variar.
vai dar merda quando futuramente a mídia começar a pesquisar os motivos das frequentes deserções de soldados do sexo feminino, naquele momento já cientes da realidade do serviço militar
Ao Anônimo disse: 8 de janeiro de 2025 às 23:40
não se engane vão é botar os homens pra faxina e a mulherada vão tudo pra parte administrativa essa é a realidade meu caro!
O serviço militar temporário pode tem alguns viéses, ele pode ser bom ou ruim, vai depender do que você almeja e também de onde você vai trabalhar. Eu recomendaria para garotas que não avistam outras oportunidades à frente e também para aquelas que conhecem um pouco e gostam das forças armadas. Pela minha experiência, não acredito que as mulheres sejam empregadas nas mesmas funções que os homens, ou seja, haverá bem menos faxina e bem menos serviço para elas, pelo menos num primeiro momento.
Serviço militar é faxina. Imagina qdo colocarem mulher pra fazer faxina. A folha de SP vai fazer várias matérias falando da misoginia das forças armadas mimimi
A única coisa boa nisso, e que vai ser um tiro no pé, o pessoal hoje em dia coloca no Instagram, no ano seguinte não vai ter ninguém querendo.
O mais perto que vai chegar da medicina é faxinar o banheiro da enfermaria. Se chegar mais longe é engajar e ser maqueira em algum hospital.
Foi brilhante no comentário, gala seca!
Exatamente…. Ou Outras Funções Extras a mais, seus milhões de outros superiores designarão quais sejam … a começar pelos cabos e chegando a coronel, vai haver bilhões de ordens por dia…a que elas TERÃO que se SUBMETER.
Sorte a dela que, se entrar, só precisa Cumprir 1 ano. Logo perceberá a dura realidade.
Pobre Nicole! Vai perder dois anos de sua Vida. Um durante o processo de alistamento e o outro no serviço militar.
Desista! Faça medicina e depois se quiser servir ao exército, faça o concurso de carreira ou temporário. Começa como Oficial e não como soldado.
Infelizmente, se hoje alguém pensa como ela, isto é : NAO PENSA …vai ter Capacidade de fazer MEDICINA e depois passar em concurso p/ ser oficial ???? ❓❓❓ Daqui a 06/08 anos será que essa cabeça oca já terá criado juízo ❓❓❓❓ é assim o Desgoverno esquerdista dessa desgraça do cachaceiro: tripudia em cima dos/das Desinformadas.
Como sargento nas forças armadas o salário já é uma miséria, como recruta não vai ter nem para pagar passagem para ir e voltar do quartel,vai ser resistente, por falta de dinheiro e de tempo, pois vai ficar numa escala de 24 por um banho e estará de serviço novamente, até a baixa.coitadas.
Com a palavra nosso Comandante. O que deve pensar lendo estes comentários “tão injystos” sobre o tema
Quanta ingenuidade. Salário de miséria, condições de trabalho péssimo. Reconhecimento zero. projeto de vida destruído.
Vai aprender a manusear a enxada bem antes do bisturi.