Ministro da Defesa manifestou desejo de deixar o cargo ao presidente, que resiste à ideia de fazer a troca na esperada reforma ministerial
Ricardo Chapola
É de conhecimento do presidente Lula o desejo do ministro da Defesa, José Múcio, de deixar o governo. No fim de 2024, os dois conversaram sobre o assunto. Na ocasião, o ministro se comprometeu a deixar com o chefe uma lista com três indicações de nomes gabaritados para substituí-lo. Já o mandatário teria ficado contrariado com a pretensão do auxiliar de abandonar o barco. Eventual demissão, se ocorrer, deve ser realizada no âmbito da esperada reforma ministerial.
O presidente e o ministro são companheiros de longa data. Múcio foi o responsável pela articulação política no segundo mandato do petista. Em 2023, deixou a aposentadoria de lado para assumir a espinhosa tarefa de pacificar as relações entre Lula e as Forças Armadas, que tiveram quadros capturados politicamente pela gestão de Jair Bolsonaro e, como demonstraram as investigações da Polícia Federal, envolvidos numa trama golpista para manter o capitão no poder.
Desde a sua posse no cargo, Múcio sofre com o fogo amigo. Na esteira da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em janeiro de 2023, petistas influentes defenderam a sua demissão da Defesa e sugeriram que ele fosse substituído pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. O ministro resistiu à fritura. Em conversas reservadas, costuma alegar que os ataques do PT, cuja imagem não é das melhores entre os militares, fortalecem-no no posto. Ele argumenta ainda que sua missão não é agradar a legenda, mas aparar arestas entre Lula e a caserna, o que tem sido feito, como reconhece o próprio chefe.
Resistente
Como há muita gente interessada na reforma ministerial e poucos quadros dispostos a abrir mão das vagas, intensificaram-se as pressões pela substituição de ministros sem lastro partidário ou que são alvo de críticas de integrantes da aliança governista. Múcio não foi indicado por nenhuma sigla e, portanto, está enquadrado nesse perfil. Sua saída, segundo políticos, abriria espaço para que Lula pudesse reorganizar seu elenco, dando mais poder a líderes partidários.
Com cinco mandatos de deputado federal no currículo, Múcio sabe dessas pressões e sairia sem reclamar. Ele sempre deixou o cargo à disposição. Sempre esteve preparado para deixar a pasta. Sempre brincou que está para ser demitido. Mas, até aqui, sempre contou também com o apoio de Lula, detentor da caneta que nomeia e demite. Não será surpresa se o presidente segurar, mais uma vez, o mais “demissionário” de seus auxiliares, que tinha férias previstas para janeiro, mas, segundo sua assessoria, resolveu ficar trabalhando em Brasília.
veja – Edição: Montedo.com
14 respostas
Ponham Dirceu ou Genoino!
Dirceu ou Genoino.
Para gritarem, humilharem, chamarem esses generais de ignorantes como gostam de fazer.
Dirceu ou Genoino.
Pra mim não muda nada. Continuo aqui tendo que trabalhar até os 55, 35 de serviço (sairão 37 para mim), sem altos estudos para sustentar a filha dessa geração passada.
Genoino paea ministro.
Arrooooocha, Genoino!
Quero saber é do futuro da profissão que escolhi a me dedicar há mais de vinta anos atrás e agora, aos 45 do segundo tempo, querem mudar as regras do jogo.
Ministro Múcio está com a faca e o queijo na mão.
A única incerteza que o acomete agora é saber se vai passar as férias na belíssima casa de praia, na suntuosa fazenda ou na mansâo residencial.
Simples assim.
Esse sorriso de canto a canto da boca, nessa fotografia, diz muito mais do que páginas e páginas de discursos e currículos.
janja para ministra da defesa!!!
Bota dilma pra mandar nos generais.
Ela adoraria.
Kkk
Sugestão para próximo ministro da Defesa: deputado José Guimarães, irmão do Genoíno e famosíssimo “capitão cueca”
Como diria o “pensador” Tiririca: pior do que tá, não fica.
Múcio já vai tarde, 4,5% foi outra humilhação.
Que coloquem a Dilma Rousseff como MD, pra baixar a bola que já tá murcha desses oficiais generais.
Não se surpreenda se esses 4.5% de aumento não chegar. O bizu em BSB é que nada está certo.
Um ótimo nome pra defesa seria Jean Willys. Imaginem ele cuspindo nos generais… Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vai Múcio, vai Múcio, vai Múcio
curtir a vida, numa boa
Se livra dessa gente
Mais falsa que Nota de R$ 3,00
Ambiciosos, omissos, fracos de espírito