Com desejo de sair da Defesa, Múcio revive clima de 8 de janeiro entre militares e governo

Presidente Lula entre o comandante do Exército, general Tomás Paiva (esquerda), e o ministro da Defesa, José Múcio, em cerimônia em frente ao QG da Força - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

Ministro compara o clima de desconfiança das últimas semanas com os ataques do 8 de janeiro

Bela Megale
Antes de sinalizar ao presidente Lula seu desejo de sair do ministério da Defesa, José Múcio Monteiro já vinha se queixando a aliados sobre a nova crise que administrava entre militares e o governo. O ministro chegou a comparar o clima de desconfiança das últimas semanas com o momento mais tenso que viveu desde sua chegada na Esplanada, os ataques golpistas do 8 de janeiro.

O combo de fatores citados por Múcio sobre o retrocesso da relação incluía questões que vão desde a inclusão das Forças Armadas no pacote de corte de gastos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, até situações menores, como o episódio sobre um diretor da Escola Superior de Guerra (ESG), que chamou Lula de “ladrão”, num grupo de WhatsApp, e acabou demitido.

Nas conversas com aliados, Múcio ainda apontou que parte das Forças viu a mudança na aposentadoria dos fardados, com estabelecimento da idade mínima de 55 anos para reserva, como uma espécie de retaliação, devido aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Polícia Federal indiciou 36 pessoas no inquérito que investigou o caso, sendo 25 milhares e sete generais.

Quando Múcio achou que não tinha como a situação ficar mais tensa, veio o vídeo da Marinha com críticas ao pacote fiscal, que acabou sendo apagado das redes da Força, dada a grande repercussão negativa do material, inclusive com Lula. Como informou a coluna, os militares viram a gravação como a gota d’água para fazer com que o ministro da Defesa pedisse a Lula para deixar a pasta.

A avaliação na Marinha, Aeronáutica e Exército é de que uma eventual saída de Múcio vai levar as relações entre os militares e o governo federal à estaca zero. Eles fazem a leitura de que o ministro da Defesa tem confiança e credibilidade com os dois lados e é visto como o melhor nome para intermediar a relação.

O GLOBO

22 respostas

  1. Tem militar que parece que não tem nenhum senso da realidade, se com esse Múcio tá ruim sem ele é pior ainda, pro cara tá pedindo pra sair é porque tá perturbando o governo e não tá conseguindo retorno, tá brigando por alguma coisa.

  2. Os ataques “golpistas” do 8 de janeiro, equivalente e semelhante ao Capitólio, com militares e seus comandantes mostrando os caminhos e fazendo cortesia com água e cafezinho aos “golpistas”, policiais dando pernadas em mulheres, com índios moicanos defecando e urinando nas mesas, com estilingues e bolas de gude, bandeiras do MST, bandeiras do Brasil, 60 ônibus com 3600 depredadores que se evadiram, vídeos apagados por “ordem superior”, Ministério da Justiça protegido da depredação… enquanto isso a divida publica aumenta R$ 2 trilhões em 2 anos, estatais com rombo de bilhões, Sete Brasil vai à falência deixando rombo de R$ 100 bilhões em fundos de pensão, FGTS, CAIXA, BB, etc, reservas cambiais exauridas, tudo com muito amor pelo povo. Onde irá temor servil?

    1. PT, Lula, Dilma, etc…exilados de 64, jamais farão alguma coisa pras FA, isso é lógico, nada me espanta, pura Retaliação, vc faria o mesmo com seus inimigos, está claro pra todo mundo, revanchismo, e tudo que tem direito…As FA é que tem retribuir o fogo inimigo…bem claro, o resto é balela.

      1. Amigo saudosista, do tempo que Don Don jogava no Andarai , do tempo que quem tinha telefone era rico, do tempo das novelas no rádio, da turma da Maré Mansa…eu posso entender seu isolamento do mundo que, apesar de maravilhoso, carecia da tecnologia que temos hoje.

        Quero acreditar que não mas, se vc não estava isolado do mundo e tem acesso a Internet, sabe ler e escrever e também algum caráter, como pode defender aqueles que tanto mal fizeram as FA, jogando-a no esgoto fétido da política Partidária? Vc é humano ou uma máquina de propaganda? Uma central telefônica Da Milícia? Afinal, não sabia que ainda havia povos isolados nem mentes tão obtusas.

        Quanto ao MD, teve contato com todos problemas da Caserna, não teve forças nem apoio para resolver nenhum e é cobrado dos Três lados, comando do Exército, Tropa, governo e de quebra, pautado pela imprensa. não aguentou e pediu pra sair. Alguém tomará seu lugar e não será diferente, ou quem sabe, alguém que agrade o Jwc, um ET.

  3. Agora, com os direitos políticos restaurados é bem possível que o novo ministro seja o Zé Dirceu, homem honesto, zelador dos direitos humanos, amante das FAs, seguidor de Fidel, Mao Tsé-Tung, e Che Guevara. O momento é providencial.

  4. A verdade É a seguinte, no meio militar há os simpatizantes do atual mandatário da Nação, assim como há os que o detestam, entre os quais me incluo e obviamente há os neutros, isso não vai mudar, então, tanto faz quem esteja lá no Ministério da Defesa ou não, o fato é que Lula nunca simpatizou com militares, basta pesquisar algumas declarações dele do longo de seus três mandatos e algumas atitudes tomadas. Talvez a reportagem se refira a relação dos três Comandantes de Força, o do Exército por exemplo totalmente subserviente e assim vai continuar a ser, já o das outras duas Forças não posso me manifestar porque não pertenço a elas, então não sei como é o dia a dia lá.

  5. E agora, claro, Lula colocará outro que tenha mais afinidade com ele e mais agressividade com as FA…sempre pode piorar, sempre senhores!!!

  6. Essa mexida na previdência dos militares foi pura vingança. Não foi por economia. O fim da morte ficta é uma aberração, pois não existe na face da terra ninguém que é aposentado e se condenado sua família é sacrificada e punida também com a perda da aposentadoria! Isso é caso para o comitê de direitos humanos da OEA e ONU. Onde já se viu isso, o cara trabalha 50 anos e por ser condenado a mais de dois anos perde tudo,,?

    1. Exatamente uma aberração !A pensão militar é para a Família do militar ,a humilhaÇão de ser condenado ,ser morto ficto e perder seus rebdimentos ja é o bastante !Pagar uma pensão a vida toda pra gannhar um auxilio que vai findar logo que saia da cadeia ?!!!!! Absurdo !

  7. e os juízes e desembargadores fazem as piores coisas, são aposentados com salário integral e sua família nada perde.
    e o que foi descontado pelo longo dos anos será devolvido com juros e correção?

  8. Sobre “corte de gastos”:

    É considerar que todos os brasileiros são imbecis.

    Ora, se o cofre da União é um só, como vai reduzir despesas se os maiores privilégios não estão na conta?

    Veja o Judiciário: quase 94% dos juízes e desembargadores recebem remunerações acima do teto constitucional. Agora criaram uma indenização por dispensa trabalhada que vai somar mais ou menos 12.000 reais por mês em seus contracheques.

    Sem falar nos outros penduricalhos como o quinquênio.

    Aí vem o Executivo com viés de revanchismo dizer que cortando nos salários das pracinhas das FA vai resolver o déficit fiscal.

    E nem falei sobre isenções fiscais às grandes empresas.

    Para fazer isso e acreditar que é coisa séria, só mesmo considerando que o brasileiro é imbecil.

  9. Tem que renovar tudo.
    Que mudem esses comandante e mandem p reserva todos esses generais.
    Oxigenacao, mudança, talvez começe alguma melhora porque desde FHC ate hoje foi so para a cupula.

  10. Vc, praca da ativa, que votou no lula acha do que ia ganhar grande aumento (pausa para gargalhadas ahahhahahaa)…. chora! Tomou é 55 anos na cara! Bem feito, Foram cair no papo das associacoes que achando que nos representam.. isso mesmo, continuem votando no lula para as proximas eleicoes, pq ai ele vai dar mais “aumento”.. so que nao e de salario!

  11. Não adianta culpar o Presidente, nem o Ministro, tivemos a oportunidade ímpar e que não mais se repetirá, de termos no governo uma quantidade absurda de militares e o que foi feito? Como se chegou a esta situação? Agora a idade mínima será de 55 anos, havendo um aumento máximo de dois anos para quem entrar com a idade de 18 anos nas FA e para muitos não haverá acréscimo algum. Antes, além da desigualdade da Lei 13.954, os militares aumentaram em cinco anos a mais para todos e conseguiram ainda criara todo este senário de desconfiança, tanto interna, quanto externa, para com os militares. Só recebemos o que merecemos, estamos apenas colhendo o que plantamos.

  12. Porque mexer nos salários das Forças Armadas e do INSSS, porque é muito fácil, pois não vai ter resistência, tanto INSS e Forças Armadas não fazem greve. porque Não mexer nos Salários dos judiciário, Legislativo na PF e em outros, porque fazem greve, não votam projetos. eles tem medo do STF por terem rabo preso. A posentadoria do militar é descontatada infinitamente e não acaba quando vai para a reserva. agora essas classes que citei Acaba na aposentadoria. Assim é mole. e ainda dizem que Forças Armadas e Mordomias.

  13. Até parece que o que essa militante escreve seja verdada, fato é que qualquer um que ocupe esse cargo será apenas um fantoche,nada muda! Quantos aos generais? estão fechados com o lula e satisfeitíssimos com a reestruturação do MINTO,que catulputou seus salários às alturas!! Pobre EB de Caxias.

  14. Imoral demais essas nossas Forças Armadas. Não é possível que esses militares não tenham absoluta certeza de que Bolsonaro é um delinquente, com tantos fatos recentes e passados. E toda essa animosidade contra o atual governo mostra o quanto Bolsonaro corrompeu uma boa parcela dos fardados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo