Texto que dá aumento a todas as categorias está na Casa Civil, ainda sem prazo para publicação
Marianna Holanda
Brasília – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está finalizando uma MP (medida provisória) para conceder reajuste aos servidores públicos em janeiro.
O texto foi elaborado pelo Ministério da Gestão e Inovação, de Esther Dweck, e agora está na Casa Civil. Cada categoria terá um diferente porcentual de aumento.
A medida provisória passa a valer a partir do momento que for assinada pelo presidente, não precisando tramitar pelo Congresso. Para o pagamento valer em janeiro, além da edição da MP, os parlamentares têm de aprovar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) neste ano ainda — a expectativa é de votar na quinta-feira (19).
Na segunda-feira (16), o presidente permaneceu em sua casa em São Paulo, descansando após internação hospitalar devido a cirurgia de emergência na semana passada.
Lula pode assinar eletronicamente o documento, em despacho na sua casa, mas não há data para a publicação da MP.
Ao todo, o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) assinou acordo com 45 categorias. Além disso, o funcionalismo público teve novo reajuste do auxílio-refeição, que chegou a R$ 1.000 neste ano.
O governo tem 1,2 milhão de servidores. O último acordo coletivo feito pelo governo com o funcionalismo foi em 2015, durante governo de Dilma Rousseff (PT).
A medida provisória vai conceder o reajuste para 2025 e 2026. Os servidores tiveram aumento de 9% no primeiro ano do governo Lula 3, mas só tiveram reajustes nos benefícios este ano.
Como mostrou a Folha, cálculos de agosto davam conta que o reajuste custaria R$ 16 bilhões aos cofres públicos. A folha de salários dos servidores do Executivo federal representava 2,68% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2022. O percentual caiu para 2,61%, em 2023. Em 2024, a projeção é de uma nova queda, para 2,48% do PIB. Em 2025, voltará a subir.
A estimativa que constará no orçamento é de 2,59% do PIB. Mesmo com o impacto dos reajustes, o valor é ainda menor do que no último ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de acordo com técnicos do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).
No governo Bolsonaro, os servidores ficaram sem reajustes, o que acabou gerando pressão por parte do funcionalismo e uma onda de movimentos grevistas ao longo deste ano.
FOLHA – Edição:Montedo.com
41 respostas
Agora chegou a vez de quem realmente arrecada e produz.
Um respiro para os civis do Executivo Federal, vistos como vagabundos por Bozo e Marinha.
Venha ser militar 30 dias jumentinho !!! Vc tem garra?
Bla bla bla babaclaaaa
Ainda bem que saiu. Vc achou fácil ser militar. Pulou fora nao foi!!! Se liga!!!
Na verdade eu saí porque não aguentava mais ser comandado por incompetentes e despreparados.
Em termos operacionais nunca deixei a desejar, pelo contrário.
Foque sua energia em estudar pra sair também Ao invés de ficar amargurado.
Auditor Fiscal??? É o cobrador de impostos dos tempos modernos. Deve ser bom extorquir o cidadão né.
“…quem arrecada e produz…”.
Só pode ser piada…
Piada é seu argumento raso, como é comum na caserna
Funcionário público civil produz o quê?
Só sabem maltratar e atender mal o povo. Se liga!!!
O seu jumento, Vocês servidores civis nada fazem, ficam Atrás do computador jogando Paciência!
E porque Vocês não reclamam o porque os Senadores, Deputados e o Judiciário não contribuem também?
Vocês só enxergam os militares como os culpados dos gastos, mas quando há uma Catástrofes, ou qualquer outro problema grave, recorrem aos militares!
Militares tem Famílias seu Energúmeno!
Qual é !!! Vc é melancia traidor ou civil que não quis encara o serviço militar?
Tens recebido informações contrárias em Nárnia vivente?
Quem sabe tu vem passar um tempo na terra a fim de que tomes pé da realidade, ou melhor, nem vem, fica por aí na tua realidade solitária que por certo está consideravelmente melhor do que por aqui.
Possivelmente, não suportarias a realidade nua e crua dessa parte do planeta.
Caro vermelhinho, o País tá uma maravilha com esse desgoverno do mal, que privilegia os amiguinhos e ferra o povo.
Exemplo: Correios, dólar nas nuvens, etc …
Se quiser se informar, pare de ver a globo lixo e outros satanistas. Tá okey !!!
Enquanto isso, para as Forças Desarmadas, só fumo total. Perseguição implacável!!!
Nossas perdas quase 70% desde setembro 2016.
Vc pelo jeito precisa rever seus valores pois apoia larápio. Que coisa bem!!!
Não apoio ladrão de 💎💎
Acho que você se confundiu.
Deve ser a cloroquina ou o ozônio no cool.
Perfeito. O governo está ciente de que Sgt, cabos e Soldados não tiveram qualquer reajuste ou penduricalho. Veremos como vai proceder.
Graças aos nossos generais
Cara, vai trabalhar que tu ganha mais, inútil !
Bom para os civis que se mobilizaram e tem conseguido importantes avanços: 9% em 2023, reajuste nos benefícios em 24, e garantiram mais reajustes salariais em 25 e 26. Quanto a nós, estamos abandonados à própria sorte com com ministro e comandantes omissos. A única coisa que garantiram até agora foi a diminuição do nisso salário através do aumento da contribuição para o fundo de saúde, e claro, o aumento no tempo de serviço.
Juramento de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, aviões de caças, submarino nuclear, blindados, poder de polícia e um Exército que é a nona potência militar mundial! E A REMUNERAÇÃO? Os militares ativos, reservas e pensionistas, estão vivendo à míngua, com uma remuneração medíocre se comparados às demais carreiras do Estado. Um número expressivo de militares está com a remuneração comprometida com empréstimos no contracheque de até 70% do vencimento líquido, estando, ainda, com empréstimos bancários e refém dos agiotas, tendo uma merreca de rendimento, impedindo uma vida digna para si e suas famílias, O militar jurou defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, mas não jurou passar privações! Com a ausência de uma regra perene, justa para recompor os vencimentos, devido à OMISSÃO dos Generais do Alto Comando das FFAA juntamente com o Presidente da República que é o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas e o principal responsável pela remuneração dos militares, estas dívidas permanecerão por tempo ilimitado, causando transtornos de graves Consequências. Muitos estão abandonando a carreira para não passarem o constrangimento de, na ativa, virarem camelôs! Para piorar, o Governo e os Parlamentares DISCRIMINARAM os militares, devido à usurpação de direitos nas remunerações, através da MP 2215-01, de 31/08/2001 (LRM), principalmente como o soldo do posto acima ao passar para a reserva remunerada daqueles já estavam estabilizados, se omitindo uma regra de transição. É difícil ser aguerrido, sabendo-se que a família passa privações, ainda mais quando ciente que há castas privilegiadas!
E NÓS MILITARES? Seremos alcançados nesse aumento salarial? Por diversas vezes vi aumentando meu aluguel, a gasolina e todas as coisas que compro e nada no salário.
Seria um revanchismo contra nós militares de baixa patente como gostam de falar, pois os alta patente moram em Copacabana e comem filé, enquanto nós praças ficamos no corre do dia a dia para pagar o básico. Só meu aluguel subiu 6%,
Relaxa! Teremos 4,5% em 1º de abril 2025 rssss. não é mentira não e 4.5% em 2026. Pode ser abril, maio, jun…Enfim, em 2026.
O Governo gosta de brincar com os praças, não somos escravos, temos Familia, aluguel para pagar e alimentação básica, se Liga Governo Lula. dificilmente vai acertar essa casa arrombada, Vcs são os primeiros a gastar sem controle, com viagem e diárias, Triste não
O Exército de Caxias acabou.
Agora é so chibata.
Precisamos de um novo João Candido.
Esse Montedo é um QAO recalcado,bolsonarista de carterinha,esse blog dele serve para denegrir as pessoas,principalmente os QE,CARA RIDICULO.
Reveja seus valores alienado. Tá do lado do larápio?
“Ainnnnn larápio”
Caro anônimo, engano seu, nunca houve enaltecimento do inelegível aqui no site. Quanto aos Quadros Especiais, já li neste espaço muitas matérias positivas a respeito dessa classe.
crescimento?
só se for das taxas e impostos…
Cuidado Xandão vai pegar muita gente escondido ainda e gente que financiou campanha ou arrecadou dinheiro para Bolsonaro no primeiro mandato através da vakinha. Advinham que pode usar um monte de nomes genéricos para responder a Bel prazer. Será o Chapolin vermelho ou um QAO .
Vermelhinho tá safo, assim como os ptralhas. O Patriotas são caçados.
Estamos vivendo num hospício!
Ao mesmo tempo em que o governo apresenta propostas de redução de despesas, corta gastos daqui, corta dali….eis que noticia um reajuste dos servidores públicos?!
E o pior é que tem muitos brasileiros que acreditam que o governo é sério.
Ué, e quando reajustaram o de vocês? Era sério?
Não houve qualquer reajuste no governo anterior. Houve uma reforma dos adicionais que só beneficiou uma pequena parcela dos militares e mesmo assim criou uma concorrência absurda no final da carreira. Larga de ser imbecil.
O que se fala e que o exercito nao tem dinheiro pra nada; nao tem gasolina, nao tem alimwntacao, nao tem municao etc etc etc
Mas tem 2bi, dois bilhoes, p construir um novo quartel em pernambuco.
E real isso? Nao se tem dinheiro p saude, por exemplo, e querem construir um grande quartel p general tirar foto e inaugurar placa?
Estao perdendo tudo que ha de bom.
Dignidade gente, vamos buscar…
O ódio cega.
Os militares não devem ser confundidos com o governo bolsonaro, não são golpistas, são apenas servidores de estado.
Aproveitar esse momento de crise política para tirar ou diminuir os direitos dos militares não é correto. A discussão sempre é válida. A maioria dos militares não estavam a favor do golpe, porque se eles estivessem, o golpe teria sido concluído. Fato.
Outra, usar como argumento a pergunta se alguém é a favor de tirar o direito de um outro que, imaginariamente, é favorecido é como perguntar se a pessoa é favor roubar doce de criança.
Para quem tem pouco conhecimento, é importante saber que os militares estão com o soldo (base da remuneração dos militares) congelado desde 2016 (há 8 anos). Os ditos “aumentos dos militares” foram ajustes na carreira, em que uma boa parte não recebeu nada e outros tiveram gratificações aumentadas para reparar injustiças feitas por outras leis do passado, foi o que se chamou de reestruturação. Essa reestruturação não aumentou salário de nenhum pensionista ou militares que tinham poucos cursos militares.
Sinceramente, a maioria é contra os militares e não há o menor problema nisso, mas escrever um monte de mentiras contra essa classe, informando erradamente as pessoas sobre os nossos direitos, não é correto. os militares não tem um sindicato, ou representantes de classe, para defendê-los.
Aí, fica difícil e covarde. Acirrar uma disputa civis x militares, acreditem, todos perdem, pois produz um aumento da tensão, o que traz a polarização, quando deveria se procurar aliviá-la para unir a todos.
Faz o L.
Enquanto não houver representatividade de verdade dos militares na politica vai ser só FERRO!!!!!
Generais fracos!!!
Os Srs generais acabaram com a credibilidade das FFAA. Só alimentaram o ego e olharam para o próprio umbigo. Hoje vejo a grande maioria defendendo oficiais presos, e se fossem praças? Algum general defenderia. Pois tem 1 suboficial da marinha preso e condenado há 17 anos pelo 8 de janeiro…vai ser excluído e família não terá direito aos vencimentos…será que com Cid será assim? Com Braga Neto? Ahhhh…não vi ninguém defender esta praça…..sequer foi citado…e estas são as nossas FFAA.