Segundo membros da caserna, quando o general Mário Fernandes se der conta de que está “abandonado” e “sozinho”, a possibilidade de optar pela delação premiada é grande
Bela Megale
Integrantes da cúpula das Forças Armadas avaliam que ainda há chance de o general Mario Fernandes tentar negociar uma delação premiada com a Justiça.
A defesa do militar nega tratativas, mas membros da caserna acreditam que, quando Fernandes se der conta de que está “abandonado” e “sozinho”, a possibilidade de optar por esse caminho é grande.
Fernandes é o único general do Exército que está preso preventivamente no âmbito do inquérito e é apontado pela Polícia Federal como um dos idealizadores de um plano de golpe que incluía o assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, batizado de “Punhal Verde e Amarelo”. Ele foi o número dois da Secretaria-Geral da Presidência de Jair Bolsonaro. Para membros da cúpula militar, a atuação do general é indefensável, o que fará com que ele sinta cada vez mais seu isolamento.
Membros das Forças Armadas avaliam que o caso de Fernandes é um dos mais graves, com provas contundentes sobre o plano de golpe. Para eles, é certo que ninguém da caserna fará gestos para auxiliar o general.
No meio militar, porém, existe a leitura de que alguns integrantes das Forças conseguirão apresentar argumentos para se defender. É essa a avaliação feita, por exemplo, sobre o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Augusto Heleno. Como informou a coluna, ele usará a tese de defesa de que estaria escanteado do governo desde a entrada do centrão. Para a PF, no entanto, Heleno é peça central no plano do golpe.
Sobre Mario Fernandes, os integrantes das Forças veem a delação premiada como um dos poucos caminhos que ele tem a trilhar.
O GLOBO – Edição: Montedo.com
7 respostas
Isso que dá seguir um b@$… como o Bolsonaro. Fico ainda impressionado como tem militar que acreditou naquele indivíduo. O cara é traíra por natureza, ele e filhos só querem se dá bem em tudo. Um péssimo exemplo de ser humano para militares terem como referência ou ao lado. Dito isto, acreditem, o próprio Bolsonaro vai jogar a batata quente na mão desses militares, colocando toda a culpa neles. Deleta general, tua carreira já está perdida mesmo, e mais ainda, vai perder o soldo quando julgado e condenado, triste realidade, mas é isso que pode ocorrer, acredite!!!
É obvio que o “cabeça” de tudo foi o próprio Bolsonaro, só cego que não quer enxergar, mas o pior de tudo é ver a covardia dele desde antes da posse de Lula, fugindo do Brasil que nem um “rato” e abandonando o povo que ficou meses nas portas dos quartéis para apoia-lo, e agora descaradamente abandona todos que o apoiaram, desde o Cel CID até os generais…parece que a covardia e a desonrra está no DNA desse sujeito.
O inelegível nunca teve compaixão por nenhum correligionário. Ele nunca assume nada, joga a batata quente até para os mais próximos. Não merece consideração alguma nesta altura do campeonato.
Bolsonaro não servia nem pra ser capitão, mas foi só brilhar a oportunidade de ganhar cargos no governo que as “cabeças pensantes” do EB se alvoroçaram. Acho é pouco, vão puxar uma cadeia merecida.
Pelo tanto de provas contra si mesmo que este gênio produziu, espero que também tenha provas contra o Minto.
Grande Dia!
Infelizmente, faltou inteligência e sentimento de cumprimento do dever. Quem sofrerá com essas irresponsabilidades: a família principalmente.
Como pode jogar toda uma carreira digníssima na lata do lixo, por ficar DESLUMBRADO com o poder e com esse BOLSONARO!
Não estamos aqui falando de um bandido, mas sim de um general do Exército Brasileiro, QUE NA MINHA HUMILDE OPINIÃO FICOU DESLUMBRADO COM O PODER E COM O CLAMOR DE UMA PARTE DA NOSSA SOCIEDADE.
Faz muitos anos que grande parte de nossa sociedade tem presenciado, especialmente políticos e membros do PODER JUDICIÁRIO saqueando os cofres públicos, sejam com seus SUPERSALÁRIOS E EXECESSO DE PRIVILÉGIOS, SEJAM POR INTERMÉDIO DE CORRUPÇÃO LEGISLATIVA E AGORA, TAMBÉM DO JUDICIÁRIO COM VENDA DE SENTENÇAS.
EVIDENTE QUE NO GOVERNO DO LULA, OCORRIDO ANTES DO BOLSONARO, ENFIARAM A MÃO NO DINHEIRO PÚBLICO.
INFELIZMENTE, SERGIO MORO E OS PROMOTORES DE JUSTIÇA QUE ATUARAM NO PROCESSO, TAMBÉM SE DESLUMBRARAM E A PARTIR DAÍ FIZERAM UM MONTE DE LAMBANÇA, DE ARBITRARIEDADES, FRAGILIZANDO COMPLETAMENTE O PROCESSO.
Essas situações VEM REVOLTANDO AS PESSOAS. O nível de estresse está muito alto, pois estamos chegando num limite muito perigoso!
Certamente, os militares ENVOLVIDOS QUE FAZEM PARTE DE NOSSA SOCIEDADE, SENTIRAM MAIS PRESENTE ESSE CLAMOR.
NÃO DEVERIAM TER SEGUIDO NESSE CAMINHO, MAS SEGUIRAM E SERÃO RESPONSABILIZADOS.
Espero que tenham um pouco de clemência para que os familiares não sejam tão prejudicados.
Canso de ver DESEMBARGADORES SENDO APOSENTADOS POR TER COMETIDOS CRIMES DE CORRUPÇÃO, GANHANDO DINHEIRO VENDENDO SENTENÇA E SE APOSENTANDO COM MAIS DE 40.000,00 REAIS MENSAIS, UMA VERGONHA PARA O PODER JUDICIÁRIO!