Atacar as Forças Armadas é atacar a sociedade brasileira

64898036_RI-Rio-de-Janeiro-RJ-15022017Crise-no-EstadoForcas-Armadas-atuam-na-seguranca-do-Rio

 

“É o soldado, não o político, quem nos dá o direito de votar.”
Carlos Nogueira *
As Forças Armadas estão ligadas à história do Brasil e à formação da sociedade brasileira desde os primórdios da pátria, com os militares atuando na defesa do território, da soberania e dos interesses nacionais, expulsando invasores, pacificando rebeliões e preservando a união nacional.

A Carta Magna delineia, em seu Art. 142, que as Forças Armadas, formadas pela Marinha, Exército e Força Aérea, são instituições nacionais, permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina e destinam-se à defesa da pátria, à garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem. Assim, infere-se que as Forças Armadas são instituições de Estado, e não de governo. Servem à nação e à sociedade brasileiras e não a governos, sejam quais forem.

Atualmente, além de garantirem a defesa da pátria, os militares socorrem populações atingidas por catástrofes naturais, apoiam comunidades indígenas, atuam na segurança de eleições, na Garantia da Lei e da Ordem, em operações humanitárias e em operações internacionais de paz, sob a égide da ONU. As Forças Armadas são, enfim, o BRAÇO ARMADO da Nação.

Contudo, lamentavelmente, temos assistido a uma campanha de ataque contra as Forças Armadas, por meio de divulgação de notícias falsas ou deturpadas, com interlocutores ditos “especialistas”, mas que nunca calçaram um coturno e não têm o menor conhecimento de causa em temas militares. Nesse contexto, dois assuntos que envolvem militares têm ocupado reiteradamente as manchetes: os cortes de gastos na previdência dos militares e a participação de militares em uma suposta tentativa de golpe de estado.

Quanto ao corte de gastos na previdência dos militares, deve-se saber que a profissão militar exige dos seus integrantes atribuições específicas, como: dedicação exclusiva, treinamento constante, disponibilidade permanente, elevado preparo físico e psicológico, atuação em atividades de risco e mobilidade geográfica. Tais peculiaridades impõem sacrifícios pessoais aos militares e afetam fortemente seus familiares. Além disso, os militares não têm limites de jornada de trabalho, não recebem horas extras e adicionais noturno, insalubridade ou periculosidade, não possuem FGTS e nem seguro por acidente de trabalho e lhes são vedadas a sindicalização e a greve. Nos últimos anos, vários benefícios sociais dos militares foram extintos, como: auxílio-moradia, adicional por tempo de serviço, proventos do posto acima, licença especial, pensão para as filhas e outros. Assim, não é justo cortar gastos no sistema de proteção social dos militares.

Acerca da participação de militares em uma suposta tentativa de golpe de estado, o que se noticia são profusões de narrativas fantasiosas e dissociadas da realidade dos fatos. Tal veiculação representa um verdadeiro linchamento virtual dos envolvidos, cujos nomes e rostos são publicamente expostos à exaustão, com condenações prévias próprias dos tempos da inquisição. Isso é completamente abominável em um Estado Democrático de Direito, pois fere de morte o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.

Destarte, cabe aos órgãos e autoridades competentes investigar, processar e julgar, com absoluto respeito aos Princípios Constitucionais do Direito Penal pátrio: Devido Processo Legal; Contraditório e Ampla Defesa; Juiz Natural; lmparcialidade do Julgador; Personalidade e lndividualizacão da Pena; Humanidade; Presunção de Inocência; Livre Convencimento; Verdade Real; entre outros. Sem pressões, paixões e ideologias.

Atacar as Forças Armadas é atacar a própria sociedade brasileira, pois estas são as fiadoras da democracia e dos valores nacionais, são o poder dissuasório e real contra ameaças internas e externas e são as garantidoras da paz e da estabilidade social. Desse modo, parafraseando o poeta americano Charles Province, é o soldado, não o pregador, quem nos dá a liberdade de religião; é o soldado, não o repórter, quem nos dá a liberdade de imprensa; é o soldado, não o poeta, quem nos dá a liberdade de expressão; é o soldado, não o advogado, quem nos dá o direito a um julgamento justo; é o soldado, não o político, quem nos dá o direito de votar.

* Coronel Veterano do Exército Brasileiro e Bacharel em Direito pela UFPE

DIÁRIO DE PERNAMBUCO – Edição: Montedo.com

48 respostas

    1. O texto desse oficial, que mais parece texto do Enem, apenas reflete o que são os oficiais da Amãe: pessoas que vivem num mundo distópico ou paralelo.

      Praça falando de política, ou quer salário melhor ou quer saber da reserva. Não importa se o presidente é o próprio maduro ou Fidel Castro. Mas oficial não, a intentona comunista de 35 ainda não acabou, revanchismo contra a ditadura e ataque ao privilégios (de oficias).

      #kidspretoslivres

      1. O nivel cognitivo dos oficiais de aman é bem baixo…
        Se de um lado nosso sargento tecnólogo ganha mal, de outro essa classe de oficiais ganha bem demais para seus jogos de guerra e formaturas. É uma minoria esclarecida, competente e capaz.

        1. O nível cognitivo do oficialato do EB é sofrível. Servi mais de 15 anos e o nivel é comoventemente baixo. O grande perigo é deixar o arsenal brasileiro na mão de um bando de iletrados recalcados. Vai dar problema.

        2. A premissa está correta. Hoje, está claro que o Ministério da Defesa, os chefes do EB, Marinha e Aeronáutica, foram colocados para servir ao governo e não ao país. Os jornais já indicavam esse viés. Por isso, as críticas.

    2. Depende do que você considera teta?
      Existe setores fáceis em qualquer profissão mas a maioria das áreas militares são difíceis, acredito que a maioria dos brasileiros tem mágoa com o militarismo mas é necessário e é diferente, negar isso e tratar igual é como não usar o cinto de segurança ou o capacete pra andar de moto irmão…
      Temos que entrar num acordo, é ingenuidade confiar em alianças com China ou EUA para proteção de nossa pátria e guarda nossas armas, a hora que falta recursos o mais fraco paga com o sangue e o armado explora, assim como os vikings faziam, não tinham terras produtivas mas tinham violência e disposição.
      Será que um dia irá faltar algum item de subsistência no mundo?

    3. Atacar polícia também é um atentado contra o Estado. Contra o Estado Democrático de Direito. E nesse nível, a Polícia é muito mais atacada que as Forças Armadas.

    4. Atacar polícia também é um atentado contra o Estado. Contra o Estado Democrático de Direito. E nesse nível, a Polícia é muito mais suscetível que as Forças Armadas.

  1. Todo o resto das civilizações e suas leis, suas instituições, suas terras, sua agricultura, suas águas, suas moradias, suas industrias, seus comércios, suas tecnologias, ao longo dos séculos, só puderam ser construídas após as tribos e as famílias estarem protegidas por guerreiros e suas armas e um povo trabalhador e próspero que os sustente. O resto é a história que conta.

  2. Fale por si, teus valores, se vc é ou foi militar à disposição permanente de qualquer missão. E não venha falar em Golpe porque tudo isso é ficção de novelistas, descarga mental de narrativas para criar factoides com finalidades específicas.

  3. Quantas pessoas de outras carreiras estão fazendo concurso para as Forças Armadas, e quantos militares das Forças Armadas estão fazendo concurso para sair das Forças. Que emprego tão cheio de privilégios é esse onde ninguém quer ficar?

  4. Olá. Alguém aí.!? Atacar as FAs não é em momento algum atacar a Sociedade Brasileira por algumas razões bem simples. As FAs não representam a Sociedade Brasileira se o fizeram ou representaram essa Sociedade esse tempo e esse compromisso já foram.a muito. Os Generais e as alta patentes vivem em torno de si mesmo perderam a sua identidade pelos seus privilégios e ausência de compromisso com essa tal Sociedade que diz o texto defender. Os ocorridos pós eleições de 22 jogaram o MORAL das FAs com o Brasileiro na LAMA LITERALMENTE. Perderam a credibilidade a moral quando se furtaram de sua responsabilidade em defender o seu próprio povo de pessoas espúrias de ladrões fraudulentos e robadores. O que o STF faz com a Sociedade Brasileira e inocentes é somente um.caso. QUE LAMBAM AS BOTAS DO LULA POR SEUS PREVILEGIOS. ADIQUIRIDOS POR SEUS ACORDOS E NEGLIGÊNCIA com.seus compatriotas. QUE SE LASQUEM AS FAS……

  5. Borges disse:

    “Só falam dos ônus, mas nunca arrotam os bônus.
    Porque não arrotam também os bônus? ”

    Seu texto é totalmente equivocado e falacioso Cidadão.
    Se quer usar a internet para defender – mesmo que nas entrelinhas – seus ideais políticos e sua revolta com o Governo anterior, ao menos coloca algo verdadeiro, coloque também as desvantagem da profissão militar, profissão que pelo visto Vc não estudou sobre…

    Patético seu comentário parcial e infundado.

    1. Quantos militares temos fazendo concurso para a PM, e quantos PM estão fazendo concurso para as Forças Armadas. Os fatos falam por si mesmo. Narrativas de PTistas não vão mudar isso.

  6. Existem tralhas em todo seguimento, polícia, senado, câmara dos deputados , Planalto, judiciário e também nas forças armadas.
    E esse tralhas quando saem da consulta que lhe foi designada , no caso as forças armadas, servir, proteger etc…tem que tirar essas laranjas podres sim, bandidos de fardas, que usam o nome da força para expor seus desejos pessoais, sem respeitar a ordem e constituição de um país..Tramar morte, sequestro , envenenamento etc… É coisa de Feliciano, tralha, bandido, e essas pessoas tem que no mínimo serem expulsos da corporação. E depois julgados.Sem anistia para vagabundos.

  7. Esclarecimento:
    A maioria dos militares, não residem em PNR, a grande maioria são Praças (soldados, cabos, sargentos, e subtenentes ), pagam aluguel, moram em comunidades etc…
    Colégio Militar não é gratuito, pagamos mensalidades, pois não há como manter tal instituição de ensino, somente com dinheiro público.
    O militar e seus pensionistas, continuam pagando de 10,5 a 12 %, ao contrário dos trabalhadores que pagam INSS, apenas em quanto não se aposentam.
    O militar paga 3,5 % ao fundo de saúde, o civil não paga nada para utilizar o SUS. Imagine se o público militar também utilizasse o SUS. Seriam mais atendimentos, demora e despesas ao SUS.
    O militar não se aposenta, é transferido pra Reserva Remunerada, podendo ser convocado se a pátria solicitar, isto justifica a igualdade e paridade da remuneração da ativa e reserva.
    A pensão para as filhas, foi cortado para os militares que ingressaram nas FA, apartir de 2001.
    Os militares recebem 8 vencimentos na transferência pra Reserva Remunerada, se fosse FGTS (que aliás foi criado no governo militar), o valor seria muito superior a 8 vencimentos. O militar não dispõe do FGTS pra dar de entrada em financeiro imóveis, como citei antes, a grande maioria paga aluguel ou vive em comunidades.

    1. Manter a Sociedade Militar com seus direitos adquiridos pela constituição é fundamental para que possam garantir a nossa segurança. É a única FORÇA que ainda podemos confiar. Precisamos apoiar.

      1. Caro cidadão, está impossível para nós acreditarmos mais nas nossas FFAAS!e desculpe a minha insignificância, com todo o meu respeito ao meu nobre. É lamentável meu nobre, que as FFAAs estão mergulhadas numa situação deplorável. A traíragem foi gritante!

    2. Amigo vamos lá:

      O servidor civil e o trabalhador celetista recolhem MAIS PREVIDÊNCIA QUE VOCÊ! Eles recolhem 14!

      O trabalhador aposentado pelo INSS CONTINUA RECOLHENDO ha 21 anos, desde que foi feita a reforma da previdência de 2003!

      Você não “paga” o FUSEX, a maioria da verba do fusex é pública. Você também pode usar o SUS, inclusive na pandemia queriam usar os hospitais militares, custeados pelo orçamento público em 83%, e você achou absurda a ideia.

      O principal, você conta tempo de contribuição enquanto estuda, aposenta aos 46 anos com integralidade e paridade sem limite de idade, coisa que nenhum mortal possui.

      Então antes de querer comparar, ao menos se informe. Os militares vivem numa bolha, eles não tem a menor noção de como é a vida fora, sabem de dia do uniforme e dia do patrono e por isso são frequentemente rapinados! É muita falta de conhecimento, meu Deus!

  8. Lamentável artigo. Perda de tempo !!!

    Quem defendeu a Pátria e democracia foi o Exército de outrora.
    Atualmente nossos generais se associam, semelhante à políticos, a acordos nefastos, sem contar a mentalidade distante da maioria da população brasileira.
    Agora está chegando a conta. Se associaram tanto aos esquerdistas e certamente pagaram caro.

    1. Exatamente, o atual presidente já mostrou ao que veio, a meta é acabar com as FFAA, e está conseguindo tirando direitos e benefícios conquistados a duras penas. As FFAA não é mais atrativa como profissão, e assim o Brasil fica vulnerável para invasões estrangeiras.

  9. Parte do exército não merece o respeito da sociedade pq são golpistas e tem previlegios q o povo não tem e pouco ajudam a sociedade, o q mais eles fazem e sacar as toneladas de soldo na boca do caixa TDS os meses, pago pela sociedade.

  10. Este paspalho, ex-militar arrependido e frustado ou hater com interesses escusos não merece participar de debates no nosso meio! E sempre a mesma mensagem copiada e colada! Sugiro o site bloquear o perfil deste paspalho pq não há interesse nele em acrescentar!

  11. 1. Mentira. Tirando a guarnição de Brasília, é a minoria dos militares que conseguem morar em PNR, muitas vezes muito antigos e precários, o que demanda gastos adicionais para a manutenção do mesmo.

    2. Única verdadeira vantagem das Forças Armadas.

    3. Informação incompleta. É pago pelo militar uma parcela do valor de qualquer tratamento feito em hospitais militares, além dos 3,5%, sem contar que nem toda cidade do país conta com um hospital militar, o que dificulta muito o atendimento do militar e seus familiares, precisando muitas vezes recorrer a planos de saúde particular ou hospitais públicos.

    4. Chegar atrasado é motivo para punição disciplinar, Não existe impedimento disciplinar ou detenção em nenhuma carreira civil por chegar atrasado.

    5. Argumento repetido.

    6. O dinheiro é suficiente para as despesas com mudança, deslocamento e, na maioria das vezes, pagamento de aluguel, pois nem todas as guarnições possuem PNR disponíveis, sem contar que muitas localidades possuem inúmeras restrições

    7. Com o advento dos 55 anos de idade obrigatórios, isso cairá por terra.

    8. Juízes e políticos também.

    9. Acabou em 2001.

    10. Mentira. Existe uma taxa obrigatória para alunos do Colégio Militar, além que não haver vagas suficientes para todos os dependentes dos militares dessas guarnições.

    11. Corrigiu parcialmente as perdas financeiras que os militares tiveram ao longo dos anos desde o governo FHC, quando ficaram 8 anos sem correção salarial, e perderam boa parte dos benefícios existentes até então (inclusive a pensão para as filhas, e que muitos gênios insistem em criticar até hoje).

    Então, senta lá, Cláudia…

  12. Acho que texto está equivocado quanto ao tipo de Instituição, vamos aos fatos:
    Quem demostrou o real valor, seja na paralisação através de familiares ( mulheres guerreiras) da Polícia Militar do Espírito Santo, que em 2017 lutaram bravamente ao lado dos esposos por melhores condições de trabalho, reposição salários de quase uma década em atraso, lá ao estudar a história iremos ver quem realmente mantém este país funcionando, as Polícias Militares Brasileiras, tão durante criticadas pelas mídias quando erram, mas tão importantes para evitar mortes, o caos, saques, estupros, entradas de drogas pelas fronteiras, sim através do BPFron, DOF e outros departamentos especializados, além das polícias rodoviárias estaduais localizadas próximas das fronteiras. Então sim atacar as Polícias Militares Brasileiras é atacar a própria sociedade, após isso o caos se instala e terão que acionar a Marinha, Aeronáutica, Exército, PRF, PF, PC, GCM, IGP, escoteiros e banda de música, mas até lá o caos estará instalado, e associação já atacada, sendo aviltada e acuada sem ter para onde ir …basta ver que os apoios dados as Polícias Militares Brasileiras nunca são o suficiente e ainda colocam em risco de morte, aqueles que ousarem tentar ajudar em batalha, basta ver as mortes dos bravos soldados no RJ que tentaram fazer trabalho de militares de linhas de FRENTE. Qual operação real feita por militares em APOIO, OU AUXILIANDO as polícias militares na brasileiras, coloca os demais combatentes do EB, AER, ou MB em situações de prisão ou morte, caso alguém tenha memória graça, pregue moral de cuecas e não acredite no que eu estou afirmando, estude a história, veja a realidade, por exemplo os presos pela morte dos homem negro, a história dos ” 80 tiros”. Para quem acha que não PM tem mais criminosos que no EB, veja a quantidade de pessoas, nas polícias militares brasileiras tem meio milhão de pesas trabalhando nas ruas, expostas a criminosos, a mídia, enquanto isso nas casernas tem um terço deste efetivo em atividades rotineiras, ou em ações externas acompanhando as funções de Polícia Ostensiva, com estruturas e apoio adequado de trabalho. Infelizmente a vergonha tomou conta de todas instituições, seja pela corrupção através das licitações, seja por ações com o do Sgt Renato que foi preso fardado pura tráfico internacional de drogas e armas, seja por furtos de armas em unidades militares como a do Tiro de Guerra em SP, ou as pistolas na unidade militar do Paraná, ou por outras ações que não é o caso citar, mas da um paralelo que jogar alguém de uma ponte, não é nada do que poderia acontecer caso mais pessoas despreparadas estivessem investidos na tão nobre função de Polícia Militar.

    1. Dr Cana ou dr burrice? Se VC soubesse contar até 9 saberia que para cada 1 caso de escândalo nas FFAA existem 100 para as pms.
      Burrice ou hipocrisia ou ambas??

  13. Mais um artigo que aquela levantada de bola para um atacante sem bloqueio. Choveu no molhado. Um artigo cheio de clichês que não acrescenta nada, a mesma visão de 50 anos atrás, sem levar em consideração a dinâmica da sociedade atual. As FA um efetivo atual muito grande, equipamentos Velho de sucateados, onde o pessoal da reserva tem gastos imensos com a folha de pagamento. E vem o mesmo discurso abobrinha que o militar não pode fazer greve, sindicalizar, FGTS. Aí eu pergunto o civil para se aposentar hoje 65 anos e 35 anos de contribuição e pode ser aumentado de acordo com dados atuários. O militar idade mínima de 55 anos é 35 de contribuição não é nada absurdo. E auxílio reclusão é INSS para quem for excluído também não é nada de sobrenatural.

  14. Muito fácil de resolver todas as dúvidas e questões referente as FFAA as PMs , acabem com elas e vcs que tem dúvidas sobre a importância delas no contexto de segurança e garantida institucionais, vcs verão o que vai acontecer, acabem com elas e a resposta vc verão na prática , aí suas dúvidas sobre a importância institucional das FFAA e das PMs vc certamente tirará.

  15. Concordo com o artigo e
    Vejo um monte de gente aqui com rancor dos militares. Se acham que os militares tem vida boa? porque não quiseram ser militares?
    Vai ver o que é viver 2 a 3 anos em cada lugar do Brasil. Vamos ver o que sua Familia e filhos acham disso….

  16. Ao pessoal que ataca as forças Armadas acho que é recalque devido algum motivo, talvez tinha vontade de servir em alguma força e não conseguiu e por isso fala merda. A única classe que suga a nação, desvia dinheiro público, aliás nosso dinheiro, cheia de privilégio sem fazer concursos são: STF, Senado e Câmara, porquê vcs não atacam e falam desses políticos inúteis a nação que não estão nem aí para o povo que os colocaram lá. Ganhando tanto auxílios absurdos e ainda tem essas Emendas que é um tapa na cara da sociedade brasileira. Mas o povo não enxerga, enxerga sim, o que a mídia podre fala porquê defende essa classe política podre no Brasil. Infelizmente!

  17. Lamento más, a administração que parte da sociedade tinha por as forças armadas já não existe mais!
    Vocês do mais auto escalão,
    se curvaram ao sistema, não a constituição… não a os anseios do povo.

  18. Aa forças armadas não estão separando o joio do trigo. Os inimigos do Brasil e dos brasileiros estão infiltrados. Usar a caserna como partido político e fingir que não existe é fazer papel de tolo. A cúpula com suas mamatas em detrimento da maioria. As filhas dos militares quando nascem já estão aposentadas .Afinal o serviço militar é obrigatório so para soldados, ninguém é obrigado ficar. Transparência no orçamento militar seria o mínimo, soldo baixo? E penduricalhos altíssimo. ” Brasil acima de tudo “.. É só que o Brasil que os militares mencionam são eles e suas próprias famílias.

  19. Brasileiro gosta de festa… A final ninguém é de ferro, diversão é bom…zona de conforto…é bom de mais. Ser plantonista também é bom. TRABALHAR É BOM, pena que parece que muito gente nesse PAÍS, gosta pouco de trabalhar. Pensa apenas em si.

  20. Para cada mil (1.000) Militar das Forças Armadas trabalhando exposto nas ruas, existem dez mil 10.000), então zebu, deixe de pensar com as guampas e análise os fatos. Como não tem militares do Exército enfrentando traficantes armados, não terá balas perdidas, como não tem militares atrás de traficantes , corruptos, não teriam ameaças ofertas de propinas, como não tem militares federais dirigindo em alta velocidade para deslocar em ocorrências de roubos, acidentes, não terá erros na direção, como não tem militares nas ruas para serem filmados, sim o escândalo nem deveria existir e quando existe é muito mais vergonhoso, pois quanto maior a responsabilidade, maior os riscos, como o furo das velhas .50, Isso nem se e fala em fatos antigos que nem poderiam existir de um caminhão com 3 reco sair de um Estado e ir a São Paulo com 3 toneladas de maconha. Logicamente e estatisticamente falando, é óbvio que teriam mais ” escândalos” para quem trabalha diretamente na atividade fim de segurança pública. Se acha escândalo atirar em alguém, veja quantas vezes foi necessário as forças Armadas atirar, ou quantos morreram em combate, lógico que foram apenas os que estavam AUXILIANDO a polícia. Então antes de fazer comparação, faça uma massagem no seu próprio ego, e olhe para o próprio umbigo, que certamente a anos está rendido, devido a hemorróida cerebral atrofiada. Tem dúvidas, pesquisa no pai Google, vamos ver quantos combatentes das forças Armadas estão expostos nos grandes centros dominado pela mídia da esquerda e advogados de facção.

  21. Houve uma inversão de ordem por parte desse militar. Sofremos uma triste tentativa de golpe no 8 de janeiro, tramada por um grupo de militares que não representam as forças armadas. O ataque foi à sociedade brasileira, foi contra o nosso país, contra o povo brasileiro e contra a nossa democracia. A intervenção militar que esse bando de lunáticos golpistas queria instituir no país nos levaria de volta a uma ditadura. Mas graças aos militares que honram a pátria e dignificam as forças armadas e não entraram na onda desses lunáticos, ainda vivemos numa democracia. Desejamos que TODOS os golpistas sejam julgados, condenados e presos para cumprir suas penas, as provas dos crimes desses golpistas são robustas. Todos são iguais perante a lei, tanto militares quantos civis. Sou filha de militar e jamais apoiarei militares golpistas. Atacar a democracia é atacar o povo brasileiro. Ao defender a democracia e o Estado de Direito, as forças armadas estarão defendendo o povo e cumprindo seu papel constitucional.

  22. E com as mais belas verdades deste precioso texto, não vemos os comandantes das Forças lutando para não perdermos nossas supostas regalias.
    Generais servindo a Governo e não a Estado.
    Vergonha, vergonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo