Apesar da turbulência, integrantes da Marinha celebram vídeo que ataca privilégios

Trecho do vídeo institucional divulgado pela Marinha — Foto: Reprodução/Marinha

Peça foi recebida como uma desforra entre os militares, que se sentiram representados ao expor a diferença da rotina com a dos civis
Marcela Mattos
Um vídeo de um minuto e dezesseis segundos divulgado pela Marinha no último dia 1º quase desencadeou uma nova crise entre o governo e as Forças Armadas, forçou uma explicação do comandante Marcos Olsen e trouxe até uma ameaça do Planalto de fechar as portas para as negociações em torno das mudanças do regime de Previdência dos militares.

Apesar disso, o esquete foi recebido sob aplausos entre os integrantes da força. A gravação traz uma sequência de imagens que mostram um paralelo entre a rotina dos militares e dos civis. Enquanto marinheiros aparecem enfrentando um mar revolto, jovens estão dançando uma balada. Em meio a uma catástrofe, com militares atuando nas inundações, famílias se reúnem para fazer festas. A peça é encerrada com uma frase carregada de ironia: “Privilégios? Vem para a Marinha”.

O vídeo, divulgado sob o pretexto de comemorar o Dia do Marinheiro, acabou sendo recebido pelo governo como uma provocação, já que veio à tona em meio às tratativas para evitar um corte nos benefícios dos militares. Conforme mostrou reportagem de VEJA desta edição, o presidente Lula ficou irritado com a peça e indicou que não haveria mais espaço para negociação com os fardados – depois, recuou da reação.

A Marinha tem em sua sede uma ampla área de comunicação, com salas de rádio, de gravação e de produção de conteúdo. É lá que todas as peças publicitárias são feitas. Também são os próprios militares da força que protagonizam os esquetes, dispensando a contratação de atores. Assim, fica claro que o vídeo foi meticulosamente desenhado dentro da própria instituição e obteve o aval de sua cúpula.

O comandante Olsen explicou ao ministro da Defesa, José Múcio, que o objetivo jamais foi criar confusão ou ofender alguém, mas sim exaltar o trabalho dos militares de salvaguarda da sociedade. Discreto e pouco afeito a embates públicos, o chefe da Marinha se tornou o mais eloquente comandante a erguer a bandeira por melhores condições orçamentárias às Forças Armadas.

Apesar do tumulto provocado, internamente o vídeo foi celebrado. Um oficial de alta patente disse a VEJA que os militares da força se sentiram representados com o conteúdo do vídeo, visto como uma forma de “falar o que ninguém pode dizer” – militares têm, por dever de ofício, de fugir dos debates políticos e são impedidos de fazer greve.

Além disso, a peça foi vista como uma maneira de abrir um debate público sobre a carreira nas Forças Armadas. Entre os fardados, o que se diz é que não se luta por igualdade, já que eles exercem funções distintas das demais da sociedade, e que qualquer mudança em benefícios pode diminuir ainda mais a atratividade para ingressar na força armada.

Em nota, a Marinha informou que “a intenção do vídeo é destacar e reconhecer o constante sacrifício de marinheiros e fuzileiros navais, que trabalham incansavelmente para a Defesa da Pátria e o desenvolvimento nacional”.

veja

16 respostas

  1. Juramento de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, aviões de caças, submarino nuclear, blindados, poder de polícia e um Exército que é a nona potência militar mundial! E A REMUNERAÇÃO? Os militares ativos, reservas e pensionistas, estão vivendo à míngua, com uma remuneração medíocre se comparados às demais carreiras do Estado. Um número expressivo de militares está com a remuneração comprometida com empréstimos no contracheque de até 70% do vencimento líquido, estando, ainda, com empréstimos bancários e refém dos agiotas, tendo uma merreca de rendimento, impedindo uma vida digna para si e suas famílias, O militar jurou defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, mas não jurou passar privações! Com a ausência de uma regra perene, justa para recompor os vencimentos, devido à OMISSÃO dos Generais do Alto Comando das FFAA juntamente com o Presidente da República que é o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas e o principal responsável pela remuneração dos militares, estas dívidas permanecerão por tempo ilimitado, causando transtornos de graves consequências. Muitos estão abandonando a carreira para não passarem o constrangimento de, na ativa, virarem camelôs! Para piorar, o Governo e os Parlamentares DISCRIMINARAM os militares, devido à usurpação de direitos nas remunerações, através da MP 2215-01, de 31/08/2001 (LRM), principalmente como o soldo do posto acima ao passar para a reserva remunerada daqueles já estavam estabilizados, se omitindo uma regra de transição. É difícil ser aguerrido, sabendo-se que a família passa privações, ainda mais quando ciente que há castas privilegiadas!

    1. Mais um comentário de um esquerdola ou de uma Viúva dos acampamentos querendo tumultuar o blog….
      Coloquem 65 anos e nos joguem no INSS então…ZERO PROBLEMA!!!

      MAS….
      Nos deem:
      – horas extras
      – periculosidade
      – insalubridade
      – adicional noturno
      – …….

      E a cereja do bolo: DIREITO A SINDICALIZAÇÃO E GREVE!!!
      A greve….que delícia….poder parar o tráfego aéreo no Natal e ano novo!!!

      Mas não…querem Nos tirar direitos e socar mais deveres ainda como essa tal PEC que nos retira direitos políticos!!
      Tudo em troca de um soldo Miserável Congelado Desde 2016!!!
      Façam uma pesquisa de opinião nos Quartéis e perguntem o grau de satisfação com esse Desgoverno???
      Vai dar 100% de DESAPROVAÇÃO!!!

  2. Como falei em outra tiragem no blog, na MB 97% são bozonarista e 3% não tem ídolo político. Ali, o auto-intitulado “mito” reina fácil, por isso seu Ex-Comandante navegou no golpe a fundo. Consigo que faço parte dos 3%.

      1. Devo ressaltar que se ela existisse ou existiu (cigana) – sei que se trata de uma fórmula marinheira – nunca fui enganado e se escrevo besteira, devo salientar de que você perdeu um tempo para me responder e desqualificar, fato corriqueiro dessa gente apontada por mim. Passar bem.

    1. Cara, vc tem um grande talento para falar do que não sabe. Nessa sua sanha de defender o nine, só sai asneira da sua boca e vc nem percebe, companheiro!

      1. Mais um que prefere desqualificar a pessoa do que debater, já estou acostumado a isso, todavia e de relevância mínima. Passar bem!

  3. Dura Lex Sed Lex, isso é assustador, significa dizer que somente +- 3% desse efetivo tem capacidade de raciocínio AUTÔNOMO, e não sucumbiu as mentiras mitológicas dessa organização criminosa que ora esta na mira do STF!!!
    Cabe destacar que a dificuldade financeira que a maioria se encontra pode ser explicada, justamente por esse fato verificado da ausência da capacidade de raciocínio autônomo, pois para empreender, ganhar dinheiro, montar um plano de negócios, e finalmente conquistar a liberdade financeira é fundamental essa capacidade de raciocínio, mas como adquirir esse resultado entre um público sequer pesquisa as fontes das informações, sequer faz um curso no SEBRAE, e que AINDA POR CIMA, acredita em fake news bolsonaristas, ETs, negacionismo e terra plana?????
    A pobreza é antes de tudo cultural, basta ver a forma de Bozonario falar, de cada dez palavras nove é palavrão e baixarias……

    1. Eu disse isso, pois analisei pelos relatos de colegas que compartilham minha visão sobre política e sobre essa dualidade, todavia como expectador. Nas OM que trabalhei de todo o efetivo, apenas 3% era refratário dessa dualidade e 97% tinha afeto ao governo e vibrava com o CASEMSO – Praças – e altos estudos para oficiais, ambos sem requisitos para ser equiparados as pós Lato e stricto. Todos os colegas que conversava falavam a mesma coisa. Talvez seja por isso que o Ex-Comandante se sentiu a vontade de colocar a Força a disposição. Agora, imagine, se esse golpe se perpetrasse o que ocorreria com esses 3%?

      1. “Agora, imagine, se esse golpe se perpetrasse o que ocorreria com esses 3%?” kkkk Vcs são uma comédia, a tipica organizações Tabajara. Um governo que aumentou a dívida publica em R$ 2 trilhões em 2 anos, aumentou impostos, revogou redução de impostos, destina R$ 16,5 bi para artistas enfiarem vela acesa no esfincter anal e vcs reclamando do jeito que Bolsonaro fala. Tem mais é que chorar… chora petralhada, chora mais. Veja as noticias sobre os rebeldes na Síria e não digam que é Fake News bolsonarista e aprendam o que é GOLPE DE ESTADO.

      2. Eu acredito que se um coronelzinho qqr tivesse colocado um batalhão na rua em Brasília dia 8, esse golpe tinha saído. A tropa estava (e continua) doida pra dar um golpe.

  4. Faltou mostrar educação física todos os dias na parte da manhã, churrascos nas sextas-feiras, festas e confraternizações pagas pelo dinheiro público, plano de saúde exclusivo, educação exclusiva em colégios militares, imóveis funcionais para familia praticamente gratuitos e com toda segurança, estabilidade no emprego e muito mais……
    Aí muita gente vai querer vir para Marinha, Exercito ou Aeronáutica, não é verdade ou estou falando bobagem?

  5. é com a força da midia que hoje acontece as mudanças, falta a fab e o EB fazerem os seus videos para mostrar a sociedede a diferença do trabalho que se realiza nas forças armadas em prol da sociedade brasileira, e que essa politica do atual governo quer colocar um rotulo de privilegiados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo