Curso iniciou com trinta e encerrou com apenas seis militares; sargento e tenente do Exército foram segundo e terceiro colocados, respectivamente
Montevidéu (Uruguai) – Dois militares brasileiros se destacaram no Curso de Mergulho Especializado para Militares de Engenharia, realizado na Escola de Engenheiros do Exército Nacional Uruguaio.
O curso iniciou com uma turma de trinta militares, que foram aprovados nos testes prévios. Ao final do curso, apenas seis mergulhadores conseguiram concluir todas as atividades e obter a certificação. Entre os formados estavam o Segundo Sargento Alex Sandro de Oliveira Macedo e o Primeiro Tenente Nilo Pessoa Parente Dias, do 2º Batalhão Ferroviário, sediado em Araguari (MG). Os brasileiros obtiveram a segunda e terceira colocação na classificação geral do curso, respectivamente.
Com a duração de cinco semanas, o Curso habilitou os novos mergulhadores para o planejamento e execução de manobras especializadas de engenharia em ambiente subaquático, por meio da capacitação tática, técnica, física e psicológica. Entre as habilidades desenvolvidas nas instruções, destaca-se o emprego de equipamentos de mergulho autônomo e máscaras full face, trabalhos com ferramentas hidráulicas subaquáticas, operações de reconhecimento subaquático, busca e infiltração, além de reflutuação de materiais submergidos.
A partir de agora, os militares estão aptos a aplicar e difundir os conhecimentos adquiridos junto ao Exército Uruguaio entre os engenheiros militares do Exército Brasileiro, contribuindo para o fortalecimento da doutrina militar de mergulho. Atividades como essa servem para incrementar a capacitação técnico-profissional e, ao mesmo tempo, consolidar a histórica cooperação e integração entre as nações amigas do continente.
ADIEx Uruguai (texto e imagens)