Ainda não há consenso do governo sobre projeto de lei que vai afetar a aposentadoria dos militares
Raquel Landim
Colunista do UOL
O governo enviou o pacote fiscal ao Congresso na noite desta segunda-feira (2), mas ainda sem o projeto de lei que trata da reforma da previdência dos militares, apurou a coluna.
Na reunião de emergência convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda, no Planalto, foram acertados os detalhes finais da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que altera, por exemplo, a regra de correção do salário mínimo, entre outras medidas.
Mas ainda não há consenso dentro do governo sobre o projeto de lei que vai afetar a aposentadoria dos militares. No sábado, Lula recebeu o ministro da Defesa, José Mucio, e os comandantes das Forças Armadas.
A insatisfação na caserna é grande. Vídeo divulgado pela Marinha para a comemoração do Dia do Marinheiro atacou quase que de forma direta o pacote fiscal, com o argumento de que os militares não teriam “privilégios”.
Haddad quer idade mínima de aposentadoria de 55 anos para os militares, mas as Forças Armadas pedem uma regra de transição para não acumular promoções de oficiais. Nos cálculos dos militares, o período de transição duraria quase 40 anos. A estimativa da Fazenda é muito inferior.
Também foi adiado o envio do projeto de lei que trata da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000. A divulgação conjunta da medida e do pacote fiscal, na semana passada, provocou turbulência no mercado e disparada do dólar.
Haddad já havia anunciado que a correção da tabela do IR vai fazer parte de uma reforma mais ampla da tributação da renda, incluindo aumento dos impostos dos super ricos, e que isso só seria tratado no ano que vem.
Emendas parlamentares
Ficou acertado ainda, na reunião no Planalto, que será feita uma análise detalhada da decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino sobre a liberação das emendas parlamentares.
Conforme revelou a coluna, deputados ameaçam boicotar a votação do ajuste fiscal e pedem a intervenção do governo junto ao STF para tirar umas das exigências feitas pelo ministro. Para liberar o pagamento das emendas de comissão, Dino determina que seja identificado o parlamentar que solicitou o dinheiro.
Segundo uma fonte do Planalto, “o embate é entre o Congresso e o STF”, e o governo vai tentar ajudar a “desatar o nó”.
As emendas de comissão aumentaram de forma explosiva desde que o Supremo tornou inconstitucionais as emendas de relator, também conhecidas como orçamento secreto.
UOL – Edição: Montedo.com
12 respostas
Fas o L
A insatisfação é grande? Sério? Não vi ninguém insatisfeito com a tentativa de golpe e assassinato de autoridades. O trabalhador está insatisfeito com a escala 6×1, tudo normal. Anormal seria ele estar satisfeito com essa escala. A insatisfação faz parte da vida.
Esse governo gastou desenfreadamente, abusou de gastar, do palácio com móveis caros a viagens internacionais, Lei Rouanet distribuindo grana para artistas ricos. Agora só pensa em tirar do trabalhador, mas o deles é intocável.
“Fazzo”
Está tudo de acordo com a capacidade da equipe, bora trabalhar mais para repor inflação e aumento dacarga tributária, e o salário Óh!
Insatisfação é grande?
Façam um enquete com os estamentos inferiores pra ver
Sim, é grande.
quem tá p..o é o pessoal da lacuna, perdeu posto acima, não deram os altos estudos e ganhou 04 vencimentos para reserva. Na ativa tem altos estudos e 08 vencimentos para reserva.
Já era para colocar em pelotão de fuzilamento, sem direito a chororó, a pensão das filhas maiores + morte ficta + Fundos de Saúde, tudo no mesmo paredão. Isso já salvaria todos os militares de mais cortes, pois a economia seria imensa. Agora, para manter essa boquinha irão aumentar o Fundo de Saúde da MB e da FAB, quem é dessas forças citadas não terão reajuste em Abril, pois vai pagar o reajuste dos fundos. Arrego, bancarmos – povo e militares – esses disparates.
Os Juízes e promotores receberam ano passado uma boquinha de R$ 950 reais pra cada filho até completar 24 anos, com retroativos desde 2010. O Governo faz vocês milicos de palhaço mesmo, o que ganham sem descontos e prisões baseadas em CRIATIVIDADE kkkkkkkkkk
Ver o PresiDENGUE destruindo os militares é muito gostoso.
Faz o L melancias kkkkkkkk
Borges: bamos lá, se o governo e a população quer que os militares sejam iguais aos civis então tudo bem. Vc não acha que neste caso os direitos e deveres tem que ser igual. Quanto vc acha que a nação gastaria pagando hs extras, adic noturno, adic de pericosidade, FGTS etc. O militar brasileiro é muito barato. A mídia e o PT estão numa campanha para desmoralizar as FFAA. Observe que ninguém fala do judiciario e TCU onde realmente estão os marajás e tb paprlamentares que se aposentam com 2 mandatis, por exemploUm juiz comete crime, vende sentença e é aposentado com salário integral e a culpa é dos militares. FFAA é como um seguro que ninguém quer usar Vejo que muitos falam: ” não estamos em guerra!” a Ucrania tb não estava! Qualquer um.pode fazer um concurso para as FFAA! Se tem tanto privilégio porque nas FFAA não tem filho de parlamentar, e dss profissos top’s? faça uma pesquisa e verá que a grande maioria dos integrantes das FFAA vem da classe media ou mais pobre da população. Vc jà viu filho de rico prestar o servico militar? Pois é tem algo muito errado aí. Pense nisto! Pesquise e se informe primeiro. Terminando, sou militar da reserva e minha esposa nunca pode ter um emprego fixo, im negócio, porque se eu ers transferido ela tinha que deixar o emprego. Qual categoria tem dedicação exclusiva 24hs?