Bolsonaro, Braga Neto, Augusto Heleno e Mário Fernandes são viúvas de Emilio Médici e Sylvio Frota. Mas não representam o Exército atual, que é democrático e civilizado
Euler de França Belém
Nada é mais necessário do que o jornalismo crítico e cético. Mas nada é mais danoso que interpretações rápidas e gratuitas, talvez para obter o aplauso das plateias, sobretudo as de esquerda, que são influentes.
Em jornais e, até, no “Em Pauta”, da GloboNews, há jornalistas sugerindo que a imagem do Exército está “manchada” — “arranhada” — dada a existência de generais, coronéis, majores e capitães golpistas. Alguns deles com espírito assassino, pois planejaram matar o presidente Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
De fato, é lamentável que oficiais tenham sucumbido à pregação golpista do bolsonarismo. É gravíssimo.
Golpe de Estado só ocorre quando o Exército participa
Mas os que conhecem minimamente história — os comentaristas da GloboNews, de primeira linha, compreendem os processos golpistas de 1889 (comemoramos o 15 de novembro por causa da Proclamação da República, mas nos esquecemos facilmente que se tratou de um golpe militar, comandado pelo Exército), de 1930, de 1937, de 1945 e de 1964 — sabem que não se tem golpe de Estado no Brasil sem a participação direta da Exército.
Portanto, não tivemos golpe de Estado em dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023 porque o Exército não quis apoiar aquilo que havia sido articulado por Jair Bolsonaro, como presidente e ex-presidente, e oficiais violentos, em parte destrambelhados e, sobretudo antidemocráticos. (A invasão do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal mostrou que o golpe era possível.)
Então, o Exército, ao não apoiar o golpismo e o general-comandante Freire Gomes reagiu (como o marechal Henrique Lott, que garantiu a posse de Juscelino Kubitschek em meados da década de 1950), afirmando que poderia combatê-lo, permaneceu democrático. Deu a resposta adequada, sem alarde, sem escândalo. O presidente Lula da Silva — que seria assassinado pela súcia bolsonarista — permanece no poder graças a generais democratas.
O jornalismo crítico, que no Brasil quase sempre excede porque busca o aplauso de circunstância, não deve pôr mancha onde não existe. Louvemos, católicos, evangélicos e ateus, o Exército da terra de Euclides da Cunha e Graciliano Ramos. Fala-se, óbvio, do atual.
O Exército atual nada tem a ver com o Exército da ditadura. Ponto. Mas há, claro, as viúvas de Emílio Garrastazu Médici, de Sylvio Frota e de Brilhante Ustra — este torturava a mando dos generais e por maldade (sadismo) própria —, como Jair Bolsonaro, Augusto Heleno, Mário Fernandes e Walter Braga Neto. Por sinal, o ex-presidente “Já Foi” poderá se tornar, em breve, Já Ir “Prisionaro”.
17 respostas
Não há mancha alguma, um era padeiro, outro pedreiro, outro ainda capataz da prefeitura, uber, professor, médico, garçom, nenhum era de uma instituição chamada Exército. Nenhum foi sustentado pelo Estado brasileiro a vida toda a Pão De Ló; nenhum se colocava como arauto da verdade e dos valores morais. Sim estão loucos esses repórteres.
Haja CPF pra apontar o dedo!
Essa coisa de golpe já deu no saco! O mundo todo já sabe do que a esquerda é capaz!
Nunca acreditei nessa possível tentativa de golpe. Pra mim, não passa tudo de uma uma articulação “bem feita” pelo Min. do STF – o déspota Cabeça de Ovo Podre e da esquerda suja!
Já o EB tem uma grande mancha sim, além da covardia com patriotas inocentes do “08/Jan – (tudo armação da esquerda)”, e é comandado por um General “melancia”!
Na verdade, o Min. da Defesa + os três Comandantes e uma parte dos Oficiais Generais na minha visão, são todos “melancias”!
Eu tenho pena dos Praças Graduados! Que Deus os abençoe e proteja-os!
“Na verdade, o Min. da Defesa + os três Comandantes e uma parte dos Oficiais Generais na minha visão, são todos “melancias”!”: não ser melancias seria apoiar o Mictório ? Um soldado indisciplinado que se aproveita da retidão e da fé alheias ? um vereador, um deputado, um presidente q efetivamente pouco fez por nós ! Com todo respeito, acho q vc não consegue sequer descrever os princípios do q é comun!smo !
Fatos não importam p pessoas assim, apenas o q importa é a comodidade de satisfazer suas “certezas”.
Esse seu tipo de resposta demonstra claramente que, mesmo que se dê uma punição pesada para esses golpista, ainda será pouco.
Digo isso, porque na história do Brasil nenhum militar golpista foi condenado a nada, e olhe que tivemos vários golpes promovidos por militares. Ao observarem essa molezinha, os vários potenciais golpistas militares acham que podem tudo e que não vai dar em nada.
Está na hora de inverter essa tendência, pois as FFAA têm uma quantidade grande de simpatizantes com o golpe contra a democracia. Basta ler nos comentários passa pano, como o seu.
Chegou a hora da faxina, essa gente não acrescenta nada a sociedade e só nos enlameia como classe.
Vestir uma camiseta da CBF e desfilar com a bandeira brasileira não transforma uma pessoa em Patriota. Estavam acampados na frente dos quartéis, ao Arrepio do regulamento, com Comandantes receosos, sabedores das consequências de manda-los sair ( experimente tentar estacionar ou permanecer em frente aos quartéis). Custa-me acreditar que aqueles homens que dircursavam em formaturas infindáveis sobre patriotismo, sacrifícios, dedicação e fidelidade, hoje encontram argumentos para defender atos subversivos e abomináveis perpetrados por alguns militares que, como dizia o famoso programa, toparam tudo por dinheiro. Como em tão pouco tempo quem defendia a nação com unhas e dentes passou a defender bandidos? Será que mudaram ou sempre foram assim ? Olhai-vos com desprezo, desdém e repugnância, são Traidores Da Pátria.
Falou tudo
Praças golpistas, vcs estão no lucro. Qual a diferença entre eles e vcs? Foram pegos vcs não. A mesma ladainha tentando jogar a culpa na esquerda, assumam!
Golpe está na minha conta d e luz, me parece que já estão cobrando a iluminação do Sol também.
FORA MULAS!
PT…RAPAÇA
“Não tem manchas” é?
E o silêncio durante pouco mais de dois meses diante daqueles acampamentos na frente de diversos quarteis?
Que postagem mais patética, nossa qualquer semelhança do editor com um Petista é mera coincidência … Affss
O último apague a luz com no mínimo 55 anos de idade
Ingressei na inatividade aos 49 anos de idade.
Se fazem isso com os campanhas, imagina com os praças!
Blá blá blá blá… para engambelar os já beócios que beberam da fonte esquerdalha, e cujos cérebros viraram paçoca.
O objetivo é assassinar a honra destes oficiais, isto sim. Quem não entender isso deve ter vindo de uma galáxia bem distante,ou no mínimo bebeu do chá do Daime.
Matéria de esquerdista lunático (redundância). Estão destruindo o país, suas forças armadas e jogando a população na miséria. Tudo armado, tudo muito bem planejado para nunca mais largar o poder. Mídia e poderes constituídos totalmente corrompidos. Mas tudo tem preço, quando a ditadura se instala ninguém é poupado. É histórico.
A esquerda destruiu a família, a igreja e o Estado.
Brasil será um fazendão chinês!
Todos os Oficiais Generais das três Forças Armadas “SÃO NELANCIAS” e não estão nem aí se o restante da tropa (os Praças Graduados) estão a deriva, ferrados, ou não!
O Oficiais Generais podem até aumento em em alguns descontos como toda a tropa terá mas, os Oficiais Generais terão sempre um “FAZ ME RIR” por fora!
Eles (Oficiais Generais) tem regalias muito além do que merecem.
Os Praças Graduados das Forças Armadas que são a maioria, também são o “ESTEIO” das Forças Armadas, os que realmente derramam o suor e sangue pelas Pátria e suas Instituições!
Agora querem afundar na lama mais ainda, os guerreiros que estão na Reserva ou Reformados!
Não vale mais a pena ser um Cabo Sargento ou Suboficial das Forças Armadas! Sendo assim, o melhor é não entrar ou, enquanto estiver dentro das FFAA, cursarem um nível superior e ralar peito, cair fora, prestar Concurso pra outra área que não seja dentro das FFAA!
Infelizmente agora torço para uma grande evasão nas FFAA! E já começou com alguns Oficiais Generais que caíram fora, por incrível que pareça! kkkkkkkk
Tem também, muitos Capitães e Tenentes caindo fora!
O Oficiais Superiores resistem porque esperam conseguir uma chance de ir a Oficial General, o que não acontece com a maioria, que acabam vestindo o pijama totalmente frustrados!
Tomara que muitos Praças Graduados também desistam e galguem coisa melhores!
Que Deus abençoe sempre, os nossos Praças Graduados das FFAA!