Oficiais reconhecem gravidade, mas falam em “sensacionalismo” sobre prisão de acusados de tramar plano contra Lula, Alckmin e Moraes
Os Clubes Naval, Militar e da Aeronáutica divulgaram uma nota em que criticam o que dizem ser um “esforço coordenado” para depreciar as Forças Armadas.
O texto “Entre Crises e Narrativas: A Defesa dos Valores Militares” foi publicado nas páginas oficiais dos três clubes com datas de quinta (21) e sexta-feira (22).
O comunicado afirma que há “sensacionalismo” em torno a prisão de militares acusados de tramar a execução do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e diz que joga sobre as Forças Armadas uma “sombra que não lhes pertence.”
Os clubes militares são associações que reúnem oficiais da reserva.
“O sensacionalismo em torno da prisão dos acusados, aliado à divulgação seletiva de informações e às declarações precipitadas de autoridades que deveriam agir com discrição, lança sobre as Forças Armadas uma sombra que não lhe pertence”, cita.
O texto cita a “gravidade” da Operação da Polícia Federal que mirou o general da reserva e três tenentes-coronéis da ativa – todos das Forças Especiais, os chamados “Kids Pretos” – e pede que “haja uma investigação ágil, imparcial e rigorosa dos fatos.”
“É imperativo, também, o indispensável repúdio imediato e veemente às palavras e às atitudes dos acusados. Se confirmadas, são incompatíveis com os valores que norteiam os integrantes das Forças Armadas. Tais condutas afrontam princípios fundamentais como honra, lealdade e disciplina. Não são dignas de quem fez o solene juramento de defender a soberania nacional, a Constituição e, em última instância, morrer pelo Brasil”, cita o texto.
A nota é assinada pelos presidente do Clube Naval, almirante de esquadra José Afonso Prado Maia de Faria; do Clube Militar, general Sérgio Tavares Carneiro, e do Clube da Aeronáutica, major brigadeiro do ar Marco Antonio Carballo Perez.
Na declaração, os militares da reserva citam a “crise profunda” pelo qual passa o país “impacta suas Forças Armadas, frequentemente arrastadas para o centro de disputas políticas em escalada.”
Atribuem a situação a uma “falta de patriotismo, sensibilidade e responsabilidade por parte de lideranças políticas e autoridades constituídas”.
“É válido questionar, em meio a esse cenário, se determinadas ações não visam, de forma insidiosa, enfraquecer a democracia, minar seus valores essenciais e restringir as liberdades individuais que sustentam a ordem social”, pontua.
“Parece que há um esforço deliberado e coordenado para comprometer a imagem das Forças Armadas junto à população. Por meio de abordagens distorcidas, são disseminadas narrativas que vilipendiam, injustamente, uma instituição que tem historicamente demonstrado compromisso com a estabilidade e a integridade do país. Concomitantemente, essas ações desviam o foco das responsabilidades daqueles que, em tese, deveriam dedicar-se a buscar soluções concretas para promover melhorias reais na vida do povo brasileiro”, cita o texto
Ao fim da mensagem, os clubes militares pedem por uma “pacificação nacional e o respeito às Forças Armadas”.
“Em tempos difíceis, alertam que a democracia e a estabilidade exigem vigilância constante e engajamento coletivo”, cita.
Leia a nota na íntegra:
21 respostas
A SINDMIL poderia emitir uma nota, já que não existe, pelo menos não vejo mais, clubes dos Sgt e Subt/Sub sobre a integridade das Praças e QOAA/QOFN/QAO, nesse redemoinho. 🤣😂😅
A nota desse sindicato de idosos e pijama não tem peso nenhum, a não ser demonstrar que continuam não aceitando o resultado das urnas.
Chegaram atrasados para pedir “pacificação”, leia-se, anistia a golpistas.
Chorem mais, ninguém liga!
Cartinha pra pedir anistia
Passaram toda a sua existência fazendo apologia a ditadura militar. Agora, vem se fazer de democrata?
Sinceramente, vão para aquele lugar!
Idosos bebedores de whisky e nada é a mesma coisa.
Quem danado liga pra isso?
Vão fazer bicos de motorista por aplicativos, que é melhor e parem de choradeiras. Kkkkk
Já está na hora dos Órgãos Públicos fecharem esse Clube, que só sabem conspirar contra a Democracia.
Eles queriam que isso fosse apurado pelo coronel Job Lorena, aquele que fez o IPM do RioCentro. Quando dois agentes do DOI-Codi, um com curso na Alemanha de técnicas de bomba. Os “terroristas, os infiltrados” colocaram uma bomba no colo do Sargento Rosário.
Vão fazer o que para mudar isso?
Lançar bombas de “fraldas geriátricas”?
Executar uma carga de bengaladas?
Já foi comprometido e chancelado quando, há poucos dias, abriram as pernas “vulgarmente falando” para o governo.
Comandos omissos!
Deveriam fazer uma nota PEDINDO DESCULPAS pelas lambanças e desmoralizações que militares da alta cúpula praticaram contra aqueles que os sustentam, que pagam os seus salários: o povo brasileiro!
Ainda ficam se achando, querendo engrossar a voz!
Que mundo esses personagens moram?
Os mamateiros, que odiavam o direito de defesa do RDE, falando em democracia?
Os belicosos ‘insurrectos’ que fazem Nota para Boletim de ‘Ordem de Serviço’ para Operação ‘Ruptura-Tabajara’ e ‘operam’ por WhatsApp:
– são fantásticos.
O Boletim atrasou, assim:
– A Insurreição Kid Preto Tabajara, ‘sem amparo’, não saiu, “chafurdou” no Alvorada.
O Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exercito, da Marinha e da Aeronáutica também irão soltar uma notinha. Só teve um caso de um militar da reserva da Marinha ter sido preso e condenado pelos fatos acontecidos no dia 8 de janeiro. Os demais militares (praças) continuam silenciosamente cumprindo a sua missão, todos os dias em todas as Organizações Militares, enquanto os Oficiais em sua maioria ficam conspirando contra os poderes da Republica. Esses são os verdadeiros patriotas, que foram apunhalados pelas costas com a Lei 13954, ainda assim, continuam a cumprir fielmente o seu dever. Que os praças das Forças Armadas sejam reconhecidos pela sociedade brasileira como patriotas, honrados e dignos de vestira a farda das nossas forças armadas.
Obrigado meus generais e Capitão patriota Bolsonaro pelo meu espetacular Adicional AE Cat I (73%). 🤸♂️🤸♀️🤸♂️
Coitado do LULA e um pudim de Cachaça, quem vai querer matar o cachaceiro, da e pena do LULA, como um ser humano pode chegar a este ponto, onde vai leva a garrafinha de agua kkkkkkk
Tá bom desses sêniors irem tomar conta dos netos, pois quando tavam na ativa nada fizeram e se tivessem hj na ativa, tavam fazendo o que os atuais estão fazendo ou seja da vezes nada, Só recebendo trolhas e engolindo sapos na posição de sentido.
Tudo pela prata.
Esse governo junto com uma imprensa prostituta tripudiam encima das forças armadas, Forças compradas prendem Oficiais ativos e inativos, alardeiam um golpe inexistente, pois sem Forças Armadas não tem golpe e o que me surpreende, é verificar em uma nação que mais tem Generais na Ativa, nada fazerem, permitirem sermos pisoteados por um projeto de governo e de poder. Que exército ficará para exemplo de nossos filhos e netos amanhã. Já somos irrelevantes para sociedade.
Esse golpe seria por veneno, pois não tinham a coragem física ou moral em pegar em armas, como no caso dos 18 do forte, mas esse papo não serve para ti que nem de história entende e nem do nosso vernáculo.
E lá vamos nós de novo….
Eu só lembro da canção: ” Clube militaar, notas de repúdio diariamente…